quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Aprendendo a ser o remanescente - 4 - seja profético

Mesmo que o remanescente seja uma minoria, isso não significa que ele deve ser silencioso. Nos momentos quando a maré muda e perdemos nossa superioridade, ainda temos um papel a cumprir. O remanescente não tem poder, mas tem outra coisa. O povo que é remanescente tem sua voz, e eles precisam fazer a sua voz ser ouvida. Eu chamo isto de uma voz profética.
Todas as gerações desde os tempos bíblicos teve um profeta, orientando-os durante aqueles momentos difíceis. Se nós vamos ser os remanescentes, também precisamos nos tornar proféticos. Deixe-me compartilhar com você algumas coisas que ser profético significa:
1. Ser profético significa ajudar as pessoas a entenderem por que chegamos aqui - ser profético significa que interpretamos os tempos. Vamos explicar para as pessoas e a geração, o que está acontecendo e como chegamos onde estamos. Na Bíblia, os profetas fizeram esse trabalho muito bem. Encontramos muitas partes em suas mensagens explicando as razões pelas quais eles estavam naquela situação particular. Isso não vai fazer você ganhar o concurso de popularidade. Pelo contrário vai trazer mais problemas e oposição, mas é preciso ser feito. As pessoas precisam saber o que está acontecendo para que possam ver onde eles fizeram a curva errada.
2. Ser profético significa ajudar as pessoas a conhecerem as consequências se não mudarem seu curso de ação - a presente geração precisa saber não apenas o que fizeram de errado, mas que se continuar neste caminho haverá maiores consequências. O que estão fazendo não ficará impune. A voz profética envidará todos os esforços para ajudá-los a parar. Muitas vezes estas circunstâncias são muito dolorosas, porque nós, o povo remanescente podemos ver as consequências chegando. A questão é, nós vamos ser capazes de mostrar isso a eles? Eles vão para parar de andar no seu caminho destrutivo?
3. Ser profético significa ajudar as pessoas a aprenderem a se reconectarem com Deus - nós somos os remanescentes, porque a maioria das pessoas decidiu tomar um caminho que os está levando para longe de Deus. Nossa missão não é apenas dizer-lhes por que estão aqui, ou como evitar consequências maiores, mas também ajudá-los a fazer um retorno. Nossa mensagem e clamor é apontar a direção certa e ajudá-los no processo. Nós não podemos ser desencorajados em nossa missão. A mensagem deve ser entregue. As pessoas precisam saber que existe um Deus que os ama e se preocupa com seu bem-estar, e essa mensagem agora é a nossa missão também.
Como remanescentes, nós precisamos entender que algumas pessoas, provavelmente a maioria delas, não mudará nem ouvirá o que temos a dizer. Não importa. Ainda assim precisamos ser proféticos se mudarem ou não. Sucesso não é o nosso objetivo. Nosso objetivo é entregar a mensagem. Essa é a nossa chamada.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: