segunda-feira, 25 de março de 2013

Sete Pedras de Tropeço na Jornada Cristã



Nós, como discípulos de Jesus somos chamados para ser pedras de passagem para nossos irmãos e irmãs. Infelizmente, nós nos tornamos pedras de tropeço. A palavra pedra de tropeço no Novo Testamento é a palavra “Skandalon”, de onde tiramos a palavra escândalo. A tradução é tropeçar ou pedra de tropeço. Significa: uma ocasião para pecar ou induzir ao pecado. Em outras palavras, tudo que nós fazemos ou falamos que faz com que nós ou alguém caia, quebre a lei, e se afaste do caminho da justiça e retidão. Algumas vezes nossas palavras e atitudes farão com que pessoas se afastem de Jesus em vez de se aproximarem dÊle. Eu vou compartilhar com você sete destas pedras de tropeço que algumas vezes nós encontraremos na nossa jornada ou que nós colocaremos na jornada de alguém.

1. O Ensino Errado
Toda vez que nós falamos, pregamos, ou ensinamos alguma coisa que não está de acordo com a Palavra de Deus e Sua vontade, nós estamos colocando uma pedra de tropeço em frente dos nossos irmãos e irmãs. Isto é o que Deus disse através do profeta Malaquias acerca dos sacerdotes do seu tempo: “Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos. Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 2:7-8.” Aqui a responsabilidade está nos ombros dos líderes espirituais, neste caso os sacerdotes. Todos nós que temos uma posição de ensino ou liderança devemos ser mais cuidadosos com que nós falamos ou fazemos.

2. Tentar Parar o Plano de Deus
Deus tem um plano para as nossas vidas. Este plano é revelado nas páginas das Escrituras. O problema é que algumas vezes nós não concordamos com este plano e tentamos pará-lo ou mudá-lo. Isto é o que Pedro tentou fazer com Jesus. Éle não concordou com o Senhor acerca do plano de Deus para Êle. Jesus o chamou de pedra de tropeço. Aqui está o texto: “E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens. Mateus 16:22-23.” Nós podemos fazer isto nas vidas de irmãos e irmãs, e algumas vezes na vida da igreja.

3. Andar nas Trevas
Outra maneira de fazer pessoas tropeçarem é simplesmente apagando as luzes. Trevas são uma ferramenta poderosa para fazer que pessoas caiam. Isto é o que Jesus disse: “Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. João 11:9-10.” Jesus disse que nós somos a luz do mundo. Se nós não brilharmos nossa luz, pessoas ao nosso redor tropeçarão e cairão. Nossa vida deve brilhar mais e mais para que pessoas ao nosso redor sejam capazes de ver o caminho.

4. Julgar Um ao Outro
“Você está errado, eu estou certo!” “Um cristão verdadeiro não faz isto, não vai lá, não come isto, etc.” Esta é a atitude que nós achamos em muitos Cristãos em nossas igrejas. Nós assumimos a responsabilidade de julgar quem está certo ou quem está errado, quem está dentro e quem está fora. E por causa disto muitos irmãos e irmãs desistem e caem. Aqui está o que o apóstolo Paulo escreveu: “Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Romanos 14:13.” Paulo aqui está falando de comida dedicada a ídolos. Pessoas estavam julgando uns aos outros por causa disto, colocando pedra de tropeço em frente uns dos outros.

5. O Exercício Errado da Liberdade
Esta próxima pedra de tropeço vem quando pessoas acreditam que elas são livres, e que por causa disto elas podem fazer o que quiserem, não se importando com o que outros irmãos e irmãs pensam. Paulo diz que o maduro pode fazer qualquer coisa, mas por causa dos irmãos e irmãs, ele ou ela serão cuidadosos como eles vão lidar com sua liberdade. Aqui está o texto: “Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 1Coríntios 8:9.” Se você ler o contexto você descobrirá que Paulo está falando que o maduro deve ser atencioso para com o fraco.

6. Menosprezar os Outros
O maior desafio em nossa vida Cristã hoje é que nós queremos vivê-la de acordo com nossas próprias interpretações, e se alguém não concorda conosco nós não damos a mínima. Nós não vemos e tratamos uns aos outros como membros da mesma família. Paulo disse aos Coríntios que nós deveríamos fazer tudo que pudéssemos para ajudar os outros: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus; assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos. 1Coríntios 10:31-33.” Nós não devemos menosprezar ninguém, porque toda a vez que nós fizermos isto, nós causaremos a queda de alguém.

7. Não Apontar para a Graça de Deus
Finalmente, nós nos tornaremos pedra de tropeço quando nós não apontamos pessoas para a graça de Deus. Quando nós criamos muitos passos e regras para as pessoas se tornarem Cristãs verdadeiras e receberem a salvação de Deus que é oferecida gratuitamente, nós nos tornamos a pior pedra de tropeço possível. Isto é o que Paulo escreveu: “(porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação); não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, 2Coríntios 6:2-4.” O dia da salvação é agora, o tempo da graça de Deus está aqui. Nós devemos anunciar para todos que a salvação está disponível e é de graça. Se nós não fizermos isto nós fecharemos a porta do céu para as pessoas.

Como você pode ver irmãos e irmãs, nós encontramos na nossa jornada muitas pedras de tropeço, mas infelizmente nós causamos algumas delas. Como eu disse, nós devemos nos tornar pedras de passagem, e tentar a todo custo não ser uma pedra de tropeço.
Que Deus te ajude!
Deus de abençoe,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: