quinta-feira, 14 de março de 2013

Sete Pedras de Passagem da Nossa Jornada Cristã



A nossa jornada Cristã neste mundo não é feita num caminho aplanado e bem acabado. Nossa jornada é feita num terreno tortuoso, lamacento, e com todo tipo de perigo. Nós vivemos num mundo quebrado e defeituoso. Por causa disto é importante que nós nos ajudemos mutuamente, e ofereçamos uns aos outros uma pedra de passagem, para que nossa jornada seja segura e constante. Os dicionários definem pedra de passagem desta forma: “uma pedra para colocar os pés acima da superfície da àgua ou lama quando se caminha. Uma pedra no pântano ou àgua raza que pode ser usada para pisar ao cruzar estes lugares. Qualquer tipo de ajuda para avançar. Em Português ela é traduzida como degrau ou trampolim.” Como você pode ver uma pedra de passagem serve para ajudar no avanço, na caminhada em terrenos difíceis.
Eu gostaria de compartilhar com você Sete Pedras de Passagem que nos ajudam na nossa Caminhada Cristã:

1. A Palavra da Sua Graça
A primeira pedra de passagem que nós podemos ser ou podemos oferecer é a Palavra da Sua Graça. Nós estamos experimentando uma vida na igreja com tantas acusações, condenações, julgamentos, e discórdias, que nós esquecemos que nossas palavras deveriam ser banhadas com graça, a Graça dÊle. Isto é o que Paulo disse para os presbíteros em Éfeso: “Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados. Atos 20:32.” Se você quer ser uma pedra de passagem para o seu irmão e irmã, comece a usar a Palavra da Sua Graça.

2. Colocando o Nosso Vizinho em Primeiro Lugar
A segunda pedra de passagem é a atitude de colocar o nosso vizinho em primeiro lugar. Nossa sociedade esta se tornando extremamente egoista. Paulo escreveu isto: “Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. Romanos 15:2.” Para nos tornarmos uma pedra de passagem nós devemos colocar o nosso vizinho em primeiro lugar. Nós devemos procurar o seu bem estar primeiro. Esta é a maneira em que nós os ajudaremos a caminhar neste terreno pantanoso.

3. Ame de uma Maneira Prática
A terceira pedra de passagem é amar de uma forma prática. Algumas vezes a palavra amor define somente aquilo que nós falamos, mas não aquilo que fazemos. Isto é o que o apóstolo Paulo pediu para os Corintios: “Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 1Coríntios 8:1.” Amor edifica. Sim, se amarmos de uma forma prática, concreta, nós vamos edificar uns aos outros. Paulo aqui está falando para os Cristãos sacrificar coisas que eles não condenam por causa dos Cristãos mais fracos que precisam crescer. Algumas vezes nossa opinião e a maneira que fazemos as coisas são mais importantes do que os nossos irmãos e irmãs. Isto não deveria ser assim.

4. Liderança Comprometida
A quarta pedra de passagem é uma liderança que é comprometida com o Corpo de Cristo. Uma liderança que usa sua autoridade de uma forma firme e amorosa. Isto é o que Paulo nos diz: “Pois, ainda que eu me glorie um tanto mais da nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei; 2Coríntios 10:8.” “Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando estiver presente, não use de rigor, segundo a autoridade que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição. 2Coríntios 13:10.” Paulo nos diz que a autoridade nos foi dada para edificar, servir, e aprimorar a vida Cristã dos membros da igreja. Hoje nós vemos algo totalmente diferente, pessoas usando sua autoridade para evitar o avanço de irmãos e irmãs na sua caminhada com Jesus.

5. Trabalhando Juntos
A quinta pedra de passagem é trabalhar juntos. Paulo em muitas de suas cartas usa a imagem do corpo para comparar com a igreja. E nesta imagem ele enfatiza que nós deveríamos trabalhar juntos para que o corpo cresça. Aqui está um destes textos: “do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. Efésios 4:16.” Ele deixa claro que nós temos que trabalhar juntos, ajudar uns aos outros, e fazer isto em amor. Quando nós tivermos este tipo de atitude nós seremos uma pedra de passagem, ajudando nossos irmãos e irmãs a crescerem na sua vida Cristã.

6. Palavras de Encorajamento
A sexta pedra de passagem são as palavras de encorajamento. Com a língua nós podemos derrubar e destruir pessoas. Mas se nós queremos edificar e nos tornar pedras de passagem, nós devemos ter mais palavras de encorajamento, palavras que serão acompanhadas por ações. A palavra encorajamento pressupõe que a pessoa não está apenas dizendo coisas para encorajar o outro, mas a pessoa está andando lado a lado com o outro. “Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo. 1Tessalonicenses 5:11.” “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. Efésios 4:29.” 

7. Fé Robusta
A última pedra de passagem que eu gostaria de compartilhar com você é uma fé robusta. quando a nossa fé é forte, robusta nós seremos capazes de ajudar outros e fortalecer a sua fé. Isto é o que encontramos no Novo Testamento: “arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Colossenses 2:7.” “Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Judas 20.” Quando nós temos uma fé robusta nós vamos sustentar outros e ajudar pessoas na sua caminhada com Jesus. Pessoas nos terão como referência para suas vidas. Assim, se você quer ser uma pedra de passagem, trabalhe na sua fé pessoal.

Eu sei que existem outras pedras de passagem que poderiam se mencionar, mas estas te ajudarão a aprimorar a sua vida e o seu trabalho com irmãos e irmãs, fazendo de você uma pedra de passagem. A igreja é formada por pessoas que estão em diferentes fases da vida Cristã. Nós precisamos trabalhar não somente na nossa própria vida, mas também ajudar uns aos outros.
O meu desafio para você hoje é achar alguém que precisa de ajuda na sua vida Cristã, e fazer a decisão de se tornar uma pedra de passagem para ele ou ela, ajudando-os a chegarem mais perto de Jesus.
Tenha uma abençoada Semana,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: