segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sete Atitudes na Oração



Oração é uma das mais importantes disciplinas espirituais. João Calvino escreveu: “Palavras falham para explicar quão necessária a oração é, e em quantas maneiras o exercício dela é proveitoso.” (Tradução minha) Sim, ele está certo, oração é necessária e proveitosa. Por causa disto eu gostaria de compartilhar com você sete atitudes na oração. Quando você vem para aquele lugar especial para ter comunhão com Deus, como você deveria se aproximar dÊle em oração? Aqui estão sete atitudes para ajudar você na sua vida de oração:

1 - Conhecimento
A primeira atitude é conhecimento de que há um Deus, poderoso, misericordioso, e amoroso, que está desejoso de ouvir as nossas orações. É importante que entendamos que Deus é uma pessoa e deseja se relacionar conosco. Este conhecimento nos motivará a orar, e nos colocará na estado correto para oração.

2 - Humildade
A segunda atitude é humildade. Quando nos aproximamos de Deus sabendo quem Êle é e do que Êle é capaz, um sentimento de temor nos envolve. Quando olhamos para Deus e Seus atributos nós somos forçados a olhar para nós mesmos e nossa fragilidade e pecaminosidade. Mesmo sendo perdoados e recebendo passe livre para a presença de Deus, nós temos que reconhecer de que é pela Sua graça manifestada em Cristo, e não porque somos justos. Isto nos coloca numa atitude de humildade.

3 - Especificidade
A terceira atitude é ser específico em nossas orações. Algumas vezes nossas orações parecem tiro de cartucheira. Nós espalhamos nossos pedidos por todos os lados, e nós nunca sabemos se fomos atendidos ou não. Algumas vezes nossas orações funcionam como um grande guarda-chuva, tendando cobrir todas as áreas. Para sermos produtivos em nossa vida de oração nós precisamos ser específicos. Nós precisamos saber o que estamos pedindo e porque precisamos daquilo. Desta forma nós saberemos se nossa oração foi respondida por Deus.

4 - Obediência
A quarta atitude é submeter nossa vontade à vontade de Deus. Nós fazemos isto quando oramos de acordo com Sua vontade. Existem coisas e desejos nos nossos corações que Deus já revelou que não nos dará. Por causa disto é que o estudo e a meditação da Bíblia vão lado a lado com a oração. O outro aspecto é acerca da nossa vida. Se nós não vivermos uma vida de obediência, provavelmente algumas de nossas orações não serão respondidas. 

5 - Fé
A quinta atitude é a fé. Nós oramos porque acreditamos. Nós confiamos em Deus. Nós não somente o conhecemos, mas nós colocamos a nossa confiança nÊle. Nós fazemos nossas orações baseadas nas Suas promessas com a certeza de que Êle será fiel e nos dará aquilo que estamos pedindo. Foi Jesus que disse para os discípulos, “se você pedir e crêr, você receberá.”  Se oramos sem fé, sem a certeza de que Deus está involvido no nosso pedido, nós não receberemos o que pedimos.

6 - Adoração
A sexta atitude é marcada por louvor e adoração. Quando nós vamos para a presença do Senhor, nós não vamos somente porque precisamos de alguma coisa. Nós deveríamos nos aproximar do Seu trono com louvor e adoração. Nós deveríamos reconhecer quem Êle é e o que Êle tem feito, não somente no mundo, mas também em nossas vidas.

7 - Gratidão
A sétima atitude caminha perto da sexta - gratidão. Deus tem feito tanto por nós. Nós  não deveríamos nos aproximar de Sua presencá sem alguma coisa para agradecer. Êle tem sido gracioso, misericordioso, e bondoso para conosco. Êle tem nos livrado de tantas situações ruins. Êle tem nos colocado em tantos lugares bons. Nós não temos outro opção a não ser agradece-Lo por tudo o que temos.

Eu oro para que você incorpore estas atitudes na sua vida de oração. A chave para disciplina na oração é: ORAR, ORAR, ORAR. Se você vai praticar estas atitudes ou não, não é o mais importante. A coisa mais importante é começar a orar. Enquanto você ora você vai aprendendo a melhorar a sua oração.
Assim sendo meu irmão e irmã, vamos orar!
Deus te abençoe,
Pastor Lucas

Um comentário:

Natali disse...

Muito bom...