A Bíblia diz que todos nós somos culpados. Não estou falando só de sentir culpa. Estou falando de culpa de verdade. Não há ninguém que não peque. Todos nós estamos sob a ira de Deus.
A questão é: como as pessoas agem quando são culpadas? Aqui estão algumas possíveis respostas:
Raiva — atacar os outros porque se sente presa à culpa
Autopunição — voltar a raiva para dentro, se derrubar (mas sempre torcer para que alguém te contradiga e alivie a pressão)
Agressão verbal — falar mal de outra pessoa, ser hipercrítica e hostil com pessoas que muitas vezes não percebem nada
Depressão — se sentir "triste", péssima, totalmente exausta
Apatia ou tédio — tentar sufocar seus sentimentos de forma tão severa que você desliga todos os sistemas; ou então você se esforça muito para recuperar a simpatia, falha e depois desiste
Perfeccionismo — determinar não só fazer melhor da próxima vez, mas o melhor absoluto, você cria um mundo ideal, seja em geral (o que te condena ao fracasso novamente) ou em particular (pelo menos sua aparência, sua mesa ou seu trabalho acadêmico serão perfeitos não importa o que aconteça).
Outra questão importante é: como pecadores como nós podem ter uma relação pessoal com um Deus Santo e Justo? A resposta é simples: NÓS NÃO PODEMOS! É impossível para nós.
Para que isso aconteça, precisamos ser perdoados. Devemos corrigir nossos erros e pecados contra Deus. É por isso que o perdão é tão importante na vida cristã. Se não formos perdoados, não podemos ser salvos; não podemos ter um relacionamento pessoal com Ele e ainda estamos sob Sua ira e condenação.
Há um texto na Bíblia que nos ajuda a entender lições importantes sobre ser perdoado. É HEBREUS 10:11-18. Este texto nos ajuda a aprender que, quando nos tornamos cristãos ou quando nos convertemos, aceitamos Jesus em nossa vida e assumimos o compromisso de segui-lo, somos perdoados.
1 – NÃO PELOS NOSSOS SACRIFÍCIOS
O texto diz: “Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados;” (Verso 11)
A primeira lição que devemos aprender é que somos perdoados NÃO PELOS NOSSOS SACRIFÍCIOS. Isso é muito importante para entendermos. Cada um de nós tentará reparar seus próprios pecados. Vamos tentar fazer algo para compensar o que fizemos de errado.
Você provavelmente tem seu próprio jeito de fazer isso. Algumas pessoas tentam ser gentis, outras doam dinheiro para caridade, e outras vão à igreja. Não importa o que façamos para receber perdão de nossos pecados, não será suficiente para pagá-los.
Precisamos entender que nossos pecados são piores do que parecem. Com nossos pecados, ofendemos a retidão, santidade e justiça de Deus. É por isso que estamos sob Sua ira e condenação.
Por isso, precisamos desesperadamente de alguém maior que nós para expiar nossos pecados, para nos corrigir, para pagar nossas dívidas com Deus e com sua justiça. É por isso que Jesus e Suas obras são essenciais.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário