Os Bebês Grandes. Sim, é isso que temos em nossas igrejas hoje. Adultos e às vezes idosos, agindo como crianças. Eles não cresceram em sua fé. Eles ainda agem como bebês.
Eles reclamam para todo mundo de tudo. Eles mentem e fingem que estão doentes, então não precisam ir à igreja. Eles brigam com as pessoas para ter algo que não lhes pertence. Se eles estão perdendo, param de jogar e reclamam de todo mundo. Eles não ajudam. Eles não fazem o dever de casa e adoram festas.
Em nossa vida cristã é muito importante que cresçamos. Sem crescer, permaneceremos como crianças por toda a nossa vida. Às vezes a igreja parece um grande berçário, com bebês em Cristo brincando e brigando por toda parte.
Após a conversão, o cristão começa a crescer. É muito importante entendermos que ninguém que nasce de novo nasce de novo como adulto, não importa a idade que tinha quando se tornou cristão.
Algumas pessoas pensam que, por terem frequentado a igreja antes da conversão, não precisam crescer e aprender nada sobre a vida cristã. Esse é o maior problema que enfrentamos com pessoas que frequentam a igreja a vida toda. Eles não veem necessidade de conversão e crescimento espiritual.
Outro aspecto é que o crescimento espiritual não tem nada a ver com crescimento físico. Sua idade física não conta na sua idade espiritual. Você pode ser uma pessoa de 50 anos e ser uma criança pequena na sua vida cristã.
A conversão de Paulo, narrada em ATOS 9: 20-31, nos ajudará a aprender que a conversão deve ser seguida pelo crescimento.
1 – LEVA TEMPO
A primeira coisa que precisamos saber é que o crescimento leva tempo. Não crescemos e amadurecemos da noite para o dia. Mesmo com todos os avanços na ciência, ainda precisamos de tempo para crescer. É um processo; Não existe magica.
Após sua conversão, Paulo foi para a Arábia e permaneceu lá por três anos. Quando foi para Jerusalém e teve que partir, ficou em Tarso por 10 anos antes de Barnabé ir para lá chamá-lo para trabalhar em Antioquia.
2 – É PRECISO ESTUDO BÍBLICO
A segunda coisa que devemos saber é que o crescimento espiritual exige o estudo da Bíblia.
Se você prestou atenção entre os versículos 20 e 22 deste capítulo, verá que no versículo 20 está escrito: “E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.”
No versículo 22 diz: “Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.”
É extremamente importante que todo cristão saiba que, sem conhecer as Escrituras, não há crescimento espiritual. Paulo passou de “pregar” para “provar”.
É a Bíblia que vai te fazer crescer e se tornar um cristão maduro.
3 – ELA PASSA POR UMA CRISE
Também precisamos saber que o crescimento pode ser doloroso. No nosso processo de nos tornarmos cristãos maduros, teremos crises. Paul teve duas áreas em sua vida que causaram muitos problemas, não só para ele, mas para toda a igreja ao seu redor.
Primeiro, sua autossuficiência. Ele achava que podia fazer tudo, e sabia de tudo. Não se esqueça de que ele era muito inteligente e trouxe essa atitude para sua vida cristã.
Segundo, sua radicalização. Em vez de apenas pregar e ensinar, ele começou a discutir e debater em sua forma de apresentar o evangelho. As pessoas começaram a ficar bravas com ele. Algumas pessoas queriam matá-lo.
4 – EXIGE DISCIPULADO
O último passo em nosso crescimento espiritual é o discipulado. Precisamos nos envolver no discipulado. Precisamos de um mentor que nos guie em nossa vida cristã. Precisamos de alguém que caminhe conosco e compartilhe sua vida cristã conosco.
Em Jerusalém, Paulo encontrou Barnabé. Barnabé adotou Paulo e iniciou um processo de discipulado com ele. Devemos entender que na vida cristã não há crescimento isolado. Devemos ajudar uns aos outros em nosso crescimento.
Não tenho tempo aqui para explicar o que é preciso para ser discípulo e para fazer discípulo. Mas isso é uma coisa que preciso te dizer; o discipulado é essencial para uma vida cristã madura.
Como você pode ver, ser cristão exige crescimento. Precisamos incutir em nossas mentes que devemos crescer em nossa vida espiritual tanto quanto precisamos em nossa vida física.
Desafio você a começar uma dieta espiritual para que possa ser um cristão maduro. Comece a ler a Bíblia e orar por 15 minutos todos os dias. Comece pelo Evangelho de João. Leia uma parte. Medite no texto tentando assimilar o que ele diz, e então ore.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário