sábado, 27 de maio de 2023

Casa – O Lugar de Relacionamentos Quebrados – Parte 1

          Quando éramos crianças, minha falecida irmã e eu brigamos o tempo todo. Ela tinha um temperamento forte, e ela não tinha medo ou vergonha de mostrá-lo. Todo mundo sabia. Para piorar, eu gostava de brincar e provoca-la. Quando eu era pequeno, ela me batia, se eu não fosse rápido o suficiente. Então comecei a praticar esportes, ficando mais alto e forte, aí tudo mudou.

Durante algum tempo, pensei que éramos a exceção. Mas, depois, percebi que éramos a norma ou o padrão. Irmãos brigam, ou pelo menos discordam fortemente um do outro.

A família de Jesus não é diferente. Ele enfrentou oposição e rejeição dentro de sua própria família. Tiago, foi um deles. Em nossa série Encontros com o Cristo Ressuscitadoveremos que um desses encontros é com Seu irmão, Tiago. Aprendemos isso com Paulo em “1Coríntios 15:7 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos”.

Aqui estão alguns textos sobre Tiago e seu papel na igreja: Tiago foi o Moderador da Primeira Assembleia Geral da Igreja – Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras:

Paulo, quando estava em Jerusalém, foi ver Tiago, porque ele era o líder da Igreja – “Atos 21:18 No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram.” “Gal. 1:19 e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.”

Tiago escreveu sua carta, e nela começou com estas palavras: “Tiago 1:1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.”

Quando lemos textos como o de 1Coríntios 15:7, não entendemos por que Jesus teve que aparecer a Tiago após Sua ressurreição. 

É importante a gente entender que nem sempre foi assim. Tiago tinha uma atitude diferente em relação a Jesus, o que produziu um relacionamento rompido, mesmo sendo irmãos.

O texto em 1Coríntios 15:1-7, deixa claro que Jesus apareceu a Tiago, e a maioria dos estudiosos acredita que Paulo estava falando sobre o irmão de Jesus.

1 – As Causas do Relacionamento Quebrado

I. Ciúme – O primeiro sentimento que provavelmente veio ao coração de Tiago em todo esse processo de relacionamento quebrado foi o ciúme. Provavelmente Jesus era o melhor, o bom, o trabalhador. e em João 2, ouvimos falar de seu primeiro milagre. Eis o texto: “Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias. João 2:11-12”

Jesus, àquela altura, já tinha discípulos o seguindo. Ele foi para casa com sua mãe, irmãos e seus discípulos. Isso deve ter machucado o jovem Tiago.

O ciúme não é um sentimento que produz relacionamentos quebrados para as famílias? Quantos irmãos e irmãs se afastam por causa do ciúme?

II. Sentimento de abandono

Jesus mudou-se de Nazaré para Cafarnaum. É importante entendermos que naquela época José já havia falecido, e Jesus era o responsável por sua família, porque ele era o mais velho. Essa mudança provavelmente criou problemas dentro da família, Tiago teve que assumir Seu lugar e se tornar o líder da família. Eis o textoe, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; Mateus 4:13”

Às vezes, o relacionamento quebrado na família virá quando alguém parte. O sentimento de abandono é muito difícil de ser superado. Na próxima semana veremos mais causas para relacionamentos quebrados.

Meu amigo, o lar pode ser um lugar de relacionamentos quebrados, mas o Cristo ressuscitado veio ao nosso encontro, transformar nossas vidas e reparar o que estava quebrado em nossos relacionamentos.

Deus te abençoe,

Pr. Lucas

Nenhum comentário: