sábado, 20 de maio de 2023

À Beira-Mar – O Lugar de uma Segunda Chance – Parte 2

          Nosso Deus, é um Deus da segunda chance. Em nossa série Encontros com o Cristo Ressuscitadoestamos aprendendo lições importantes Em João 21:15-19, aprendemos sobre o encontro que Ele teve com Pedro à beira-mar. Esse encontro nos ensina lições preciosas sobre segunda chance.

2 – Vem com mais responsabilidade

A segunda lição sobre segunda chance é que vem com mais responsabilidade.

Por três vezes Jesus perguntou a Pedro se o amava, e depois disse: “APASCENTA OS MEUS CORDEIROS; PASTOREIA AS MINHAS OVELHAS; APASCENTA AS MINHAS OVELHAS”. 

É importante entendermos que toda vez que Deus nos der uma segunda chance, Ele nos dará mais responsabilidade. Nossa carga de trabalho vai aumentar. Ele vai esperar mais de nós.

Nosso ministério, trabalho, envolvimento em Seu Reino e em Sua igreja crescerão. Nosso serviço ao Seu povo se expandirá. Nossa proclamação de Seu Evangelho alcançará mais pessoas, pessoas que nos conhecem e elas entenderão que ganhamos uma segunda chance e, por isso, estamos fazendo mais por Cristo e Seu povo.

Algumas pessoas fazem isso pelo motivo errado, fazem mais porque se sentem culpadas. Elas estão tentando pagar suas dívidas com Deus. Nós sabemos, que elas nunca serão capazes de pagar suas dívidas com Deus. Elas simplesmente não podem fazê-lo.

É por isso que precisamos de uma segunda chance de Deus. Ele nos perdoará e nos ajudará a recomeçar. Lembre-se, Deus não lhe dará uma segunda chance para você se sentar, cruzar os braços e não fazer nada. Se você quer uma segunda chance, você precisa estar disposto a arregaçar as mangas e se preparar para trabalhar em Seu Reino.

3 – Vem com um compromisso mais profundo

Por fim, há mais uma lição da segunda chance. Quando Deus nos der uma segunda chance, ela será seguida por um compromisso mais profundo.

Por três vezes Jesus perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?”, e Pedro teve que responder a cada uma delas.

E depois disso Jesus lhe disse: 

“João 21:18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.” 

“João 21:19 Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me.”

Jesus está dizendo a Pedro e a nós que quem receber uma segunda chance responderá com um compromisso mais profundo. Jesus está deixando claro para Pedro que ele, Pedro, seria crucificado por causa de Jesus e Seu Evangelho.

Você provavelmente sabe, ou pelo menos ouviu falar sobre “QUO VADIS?” A tradição cristã nos conta a história de que Pedro estava em Roma pregando o Evangelho, e quando foi ameaçado pelo governador, fugiu de Roma, ao sair encontrou o Senhor Ressuscitado caminhando para Roma. Pedro então perguntou-lhe: "Quo Vadis?", uma frase latina que significa: “Para onde você está indo?”. Ao que Jesus respondeu: “Vou a Roma para ser crucificado novamente”. Pedro lembrou-se de seu compromisso e voltou a Roma para continuar seu ministério até ser martirizado ao ser crucificado de cabeça para baixo, porque disse que não era digno de morrer como seu Senhor. As segundas chances produzem esse tipo de atitude, um compromisso mais profundo.

Toda vez que negamos a Cristo, ou damos um mau testemunho sobre a vida cristã, o Espírito e a Palavra de Deus nos convencem de nossos pecados, certificando-nos de que estamos precisando de uma segunda chance.

É Jesus que virá até nós e oferecerá a segunda chance, é Ele quem nos chamará para começar tudo de novo. É Ele quem oferecerá perdão para nossos pecados passados e nos convidará a dar os primeiros passos novamente. Lembre-se que a segunda chance é totalmente pela graça, e virá com mais responsabilidade e um compromisso mais profundo.

Se Jesus está lhe oferecendo uma segunda chance hoje, eu gostaria de encorajá-lo a tomá-la.

Ore uma oração simples como esta:

Senhor, reconheço que não estou sendo o cristão que deveria ser. Eu estou ouvindo sua voz e a oportunidade de ter uma segunda chance em minha vida. Por favor, Senhor, perdoe-me e ajude-me a começar tudo de novo. Faça de mim um discípulo, alguém que esteja disposto a crer e a segui-lo todos os dias da minha vida. Peço em vosso precioso Nome. Amém.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas Pina

Nenhum comentário: