sábado, 25 de março de 2023

Perseverança vale a pena

          Quantas vezes em sua vida você estava pronto para desistir e ir para casa, mas contra as probabilidades você decidiu ficar lá um pouco mais, e então ver uma reviravolta ou uma vitória? Ou alguma vez você já esteve numa situação difícil que pensava que, se esperasse um pouco mais, veria as marés mudarem? 

Bem, isso é o que acontece em nossa história de hoje. Nesta nova série, vamos nos concentrar nos Encontros com o Cristo Ressuscitado. Vamos meditar sobre os encontros que as pessoas tiveram com Jesus depois que ele ressuscitou dos mortos. 

Cremos que Jesus está vivo e, como aquelas pessoas, Ele nos encontrará em lugares diferentes. Entãonão importa onde você esteja em sua jornada espiritual, você pode ter um encontro com o Cristo ressuscitado.

A primeira pessoa que encontrou com Jesus ressuscitado foi Maria Madalena. Podemos encontrar sua história em João 20:1-18. Neste texto, temos Maria Madalena tendo a experiência mais extraordinária de sua vida, bem no meio do pior momento de sua vida.

Isto é o que sabemos sobre Maria Madalena:

A primeira coisa que devemos saber é que não há nenhum lugar nas Escrituras ou na história que diz que ela era uma prostituta.

Ela era de Magdala, de onde tirou seu nome.

Ela era rica, uma vez que podia viajar com Jesus e apoiar o Seu ministério.

Ela foi libertada de sete espíritos malignos por Jesus.

Ela estava presente durante o julgamento, crucificação e sepultamento de Jesus.

Ela foi a primeira no sepulcro na manhã de domingo, enquanto ainda estava escuro.

A primeira lição que aprendemos é: a Perseverança através da Escuridão e da Perda.

O primeiro versículo menciona que ela foi ao sepulcro enquanto ainda estava escuro. “João 20:1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.”

Para ela, a escuridão tinha um significado mais profundo: era dolorosa – Seu Senhor, e Salvador havia morrido. Vazia – e agora Seu corpo não estava mais no túmulo. A incapacidade de ver o óbvio – Ela não conseguia pensar de uma maneira positiva. Com o túmulo vazio, ela não podia acreditar na ressurreição, mas que alguém roubou o corpo. É sempre assim, quando estamos andando em um vale escuro em nossa vida, quando vemos algum sinal do poder e da graça do Senhor, o interpretamos da maneira errada. Desesperadora – Ela fica desesperada quando não consegue encontrar o corpo. ela vai aos apóstolos para ver se eles podem ajudar. Dúvida – Finalmente, a dúvida, ela ainda não consegue acreditar que Jesus está vivo.

A segunda lição que aprendemos é: Perseverança Contra as Probabilidades. Versículo 10 nos diz que os apóstolos, Pedro e João, depois de verificar o túmulo e perceber que ele estava vazio, voltaram para casa.

Mas o versículo 11 é tremendo: “João 20:11 Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo,” O texto diz, MARIA, ENTRETANTO, PERMANECIA...

Os dois apóstolos mais importantes desistiram e foram para casa, com todas as perguntas e dúvidas, porque ainda não entendiam pelas Escrituras que Jesus estava vivo. Ela ainda estava sofrendo. Ela ainda está procurando o corpo de Jesus.

Ela não desistiu – o túmulo está vazio, os apóstolos não têm respostae por causa disso, eles partem, ela fica, ela não vai desistir, até que ela tenha as respostas que ela está procurando.

A terceira lição que aprendemos é: Perseverança Recompensada. Finalmente, sua perseverança, através da escuridão e da perda, contra todas as probabilidades, compensa. Sua perseverança é recompensada.

É assim que Marcos; o autor do segundo Evangelho diz: “Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. Marcos 16:9”

Dois anjos apareceram para ela. Jesus apareceu a ela.  Ela foi a primeira a ver Jesus ressuscitado. Ela foi a primeira a proclamar a ressurreição de Jesus. Não foi Pedro, João ou qualquer outro apóstolo, o primeiro a ver Jesus ressuscitado, foi Maria Madalena.

Maria é um extraordinário exemplo de perseverança. Ela testemunhou o ministério, o julgamento, o sofrimento, a crucificação e o sepultamento de Jesus. Ela veio mais cedo ao sepulcro para preparar Seu corpo para um enterro mais adequado. Ela não encontrou uma pessoa morta; ela encontrou um Jesus ressuscitado.

Essa é uma das melhores lições da história da Páscoa. Enfrentaremos a escuridão e a perda, às vezes enfrentaremos situações em que as probabilidades estão contra nós. A mensagem é: se perseverarmos através dela, seremos recompensados.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: