sábado, 9 de outubro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Amós – Um Profeta Fora de Lugar

           Como todo mundo, você provavelmente já teve aquele sentimento de não pertencer, de estar fora de lugar, ou em uma situação estranha. Hoje veremos uma imagem instantânea do profeta que foi chamado por Deus para estar nesse tipo de situação. Ele era Amós. Seu nome significa “sobrecarregado”, ou “aquele que é sustentado (por Deus).”

É importante que saibamos que durante esse tempo Israel foi dividido em dois Reinos. Amós era do reino do sul (Judá). O ano foi por volta de 760 A.C. Deus o chamou para ir ao reino do norte e profetizar contra Israel e sua capital Samaria. Amós era leigo.

Em seu livro há um texto interessante que nos ajuda a contextualizar sua experiência. Isto é o que Amós escreveu: Amós 7: 12-16 – [12] Então, Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come o teu pão, e ali profetiza; [13] mas em Betel, daqui por diante, já não profetizarás, porque é o santuário do rei e o templo do reino. [14] Respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. [15]Mas o SENHOR me tirou de após o gado e o SENHOR me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel. [16] Ora, pois, ouve a palavra do SENHOR. Tu dizes: Não profetizarás contra Israel, nem falarás contra a casa de Isaque.”

Aqui estão as lições importantes que aprendemos com Amós.

1 – Ele era um profeta fora de lugar porque ele estava num lugar estranho – Amós era do Reino do Sul e Deus o chamou para profetizar no Reino do Norte. Foi um grande desafio para ele, já que os reinos não eram amigáveis um com o outro. Às vezes Deus nos chama para ir a um território estranho, lugares onde não nos sentimos confortáveis. Às vezes Deus nos pedirá para ir áreas estranhas e diferentes e fazer coisas com as quais não estamos familiarizados ou confortáveis. É umsentimento estranho porque nunca estivemos lá e há uma sensação estranha com a geografia e as pessoas. Algumas vezes seremos sobrecarregados.

2 – Ele também era um profeta fora de lugar porque ele era despreparado – Isto é o que aprendemos com Amós, ele não via a si mesmo preparado. Em suas próprias palavras, ele não era um profeta, nem filho de um profeta. Ele era pastor e criador de figos. Além do constrangimento de estar em um lugar estranho, podemos adicionar o sentimento de despreparo para fazer o trabalho. Quando Deus nos chama para um novo lugar ou um novo emprego, ou um ministério, este é o sentimento mais forte que teremos: EU NÃO ESTOU PREPARADO. EU NÃO SEI COMO FAZER ISSO!

3 – Finalmente, ele era um profeta fora de lugar, mas ele estava disposto a fazer o Trabalho – Mesmo que Amós não fosse de Samaria, mesmo que ele sentisse que não era o profeta mais preparado, ele estava disposto a responder ao chamado de Deus e ir lá para  ministrar a Palavra de Deus. A vontade é muito importante. Mesmo que isso signifique que eu vou precisar me mudar. Mesmo que eu não seja a pessoa mais preparada para fazer este trabalho. Eu irei, servirei ao Senhor e farei o que Ele me pede para fazer.

Como Amós, Deus às vezes vai chamar você e eu para ministrar em uma área que é diferente para nós, para ir a um lugar diferente para servir um povo que é diferente da gente. Nos sentiremos inadequados e despreparados para fazer o ministério. Mas o que Deus quer de nós é a nossa vontade de ir, fazer, servir e fazer parte de um ministério, não importa o quão difícil seja.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: