sábado, 16 de outubro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Oseias – Uma Ilustração da Graça de Deus

            Às vezes Deus usa nossas vidas para escrever sua história. Quando pensamos nos homens e mulheres que serviram no exército aqui nos Estados Unidos somos lembrados das ações de Deus em nossa própria história.

Muitos tiveram que dar uma parada em suas vidas para servir o exército. Eles são uma ilustração da misericórdia de Deus. Muitos tiveram suas vidas redirecionadas por causa do serviço militar. Eles são uma ilustração da longanimidade de Deus. Muitos participaram no resgate de alguém. Isso é uma ilustração da redenção de Deus. Muitos se sacrificaram por seu país ou família. Esta é uma ilustração do cuidado de Deus. E muitos fizeram o sacrifício final por este país. Esta é uma ilustração do amor de Deus.

Os veteranos e todos os envolvidos na defesa do nosso país são uma bela ilustração do cuidado, misericórdia e proteção de Deus. Seu serviço é feito às vezes com muitos sacrifícios pessoais e familiares. E por causa disso somos gratos.

Oseias é um caso como esse. Profetizou no século VIII junto com Amós. Ele dirigiu seu ministério para o Reino do Norte. Ele profetizou durante os últimos 30 anos do Reino do Norte. Sua mensagem é um forte apelo para que o povo retorne a Deus e aceite Seu amor e graça.

Deus decidiu usar sua vida e experiência como uma ilustração de Sua Graça e Misericórdia. Sua história é simples: Deus pediu a ele para que casasse com uma prostituta. Ele teve filhos com ela. Ela o deixou para continuar sua vida como prostituta. Ela se tornou uma escrava. Deus pede a ele para comprá-la e viver com ela. Essa é a ilustração do amor e da graça de Deus para cada geração.

Vamos dar uma olhada e ver como essa história nos ajuda a entender sobre a graça de Deus.

1 – Deus nos amou quando não merecíamos – A primeira lição que aprendemos com essa história é que Deus nos ama mesmo quando não merecemos. Quando Deus pediu ao profeta para se casar com uma mulher adúltera (GOMER) e ter filhos da infidelidade, Deus através de Oseias estava mostrando que Seu amor não depende de nossa bondade e justiça, porque nós NÃO AS TEMOS. Não merecemos Seu amor e graça. Somos pecadores, viramos as costas para Deus. Queremos ser nossos próprios deuses. Isto é o que o apóstolo Paulo escreveu aos romanos: “Romanos 5:8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”

2 – Deus nos amou mesmo quando nos rebelamos contra Ele – Fomos redimidos, e às vezes nos rebelamos novamente contra Ele.

Os nomes dos filhos herdeiros nos ajudam a entender que o pecado tem consequências. Vai doer. Todos esses nomes significam que quando virarmos as costas a Deus seremos feridos. Vamos sofrer. O primeiro: Jezreelque significa porque eu logo vou punir, derrotar”. A segunda: uma filha:Desfavorecida, que significa “pois não mostrarei mais amor à casa de Israel” O terceiro: Não-Meu-Povo, que significa, “pois, você não é meu povo, e eu não sou seu Deus”.

Há consequências em nossas decisões e atitudes. Mas isso é disciplina. Veja o que temos em “Hebreus 12:5-6 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; [6] porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”

3 -Deus Continua a nos amar – "Compre-a novamente", foi o que o Senhor disse a Oseias.Ame-a como o Senhor ama os israelitas e nós. Deus nos mostrou graça quando não merecíamos.Depois de um tempo decidimos virar as costas para Deus e Seu amor e Graça. Mas Ele não desistiu de nós. Deus continua a nos amar.

Ele não desistiu de você.

Ele quer você de volta.

Ele está esperando.

Isto é o que Oseias escreveu: “Oseias 3:5 Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do SENHOR e da sua bondade.”

Em Apocalipse 3:20 temos esse lindo texto: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”

A vida de Oseias é uma ilustração da graça de Deus. Deus através deste profeta está nos dizendo que Ele nos ama mesmo quando não merecemos. Ele nos ama quando nos rebelamos contra Ele. E Ele continuará a nos amar até voltarmos para Ele.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: