sábado, 21 de agosto de 2021

Você quer acreditar? – Parte 3

            Howard Baker disse: "É quase sempre o acobertamento (cover-up) em vez do evento que causa problemas." No caso da ressurreição foram os dois. Como os líderes não queriam aceitar Jesus como seu Messias, decidiram dar o próximo passo. ELES ESTAVAM DISPOSTOS A ACOBERTÁ-LA.

Quando as pessoas não querem acreditar elas precisam encobrir, e explicar o que aconteceu para que não se sintam mal por sua falta de fé.

No texto de Mateus, encontramos os líderes religiosos, pessoas que eram seguidoras orgulhosas da lei, pessoas que obedeciam, até mesmo, as partes mais insignificantes do Antigo Testamento; planejando um acobertamento (cover-up) com suborno e tudo mais.

Isto é o que o texto diz: “Mateus 28:12-13 Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados, [13] recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos.”

Eles estavam dispostos a inventar uma história falsa para explicar a ausência do corpo de Cristo. Alguns pensariam que eles reagiriam de uma maneira totalmente diferente. Nós pensamos que eles diriam: “É isto! Essa é a prova de que precisávamos para acreditar que Jesus era o Messias, o Filho de Deus.” Mas eles não podiam aceitar isso, eles não podiam acreditar, mesmo com todas essas evidências. Eles realmente não queriam acreditar. Como isso é triste.

Ao longo da história, muitas pessoas, historiadores e até teólogos tentaram chegar a uma explicação para o túmulo vazio. Há pelo menos cinco explicações que são muito famosas.

Cinco explicações comuns: 

A Teoria do Túmulo Errada – Proponentes deste primeiro argumento afirmam que, de acordo com os relatos do Evangelho, as mulheres visitaram o túmulo no início da manhã enquanto estava escuro. Devido à sua condição emocional e a escuridão, elas visitaram a tumba errada. 

A Teoria da Alucinação – Esta segunda teoria sustenta que a Ressurreição de Cristo só ocorreu nas mentes dos discípulos. Dr. William McNeil articula esta posição em seu livro, A World History.

A Teoria do Desmaio – Uma terceira teoria defende que Jesus nunca morreu na cruz, mas apenas desmaiou e foi erroneamente considerado morto. Depois de três dias, Ele reviveu, saiu do túmulo, e apareceu para seus discípulos que acreditaram que Ele havia ressuscitado dos mortos.

A Teoria do Corpo Roubado – Este quarto argumento sustenta que autoridades judaicas e romanas roubaram o corpo ou o moveram por segurança.

A Teoria dos Soldados Adormecidos – A quinta e mais popular teoria existe desde o dia da Ressurreição e ainda é acreditada por muitos opositores do cristianismo. Mateus 28:12-13 articula esta posição. Isto é o que temos aqui neste texto.

Como você pode ver, as pessoas que não querem acreditar têm que encontrar uma explicação para esses eventos. Se elas não conseguem encontrar uma, elas têm que criar uma explicação para que suas mentes e corações fiquem tranquilos.

Você se encontra nessa situação? Você conhece alguém que está tentando encobrir a ressurreição porque elas não querem acreditar?

Meu amigo, Jesus está vivo, o túmulo ainda está vazio.

Tenha um abençoado fim-de-semana,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: