sábado, 20 de março de 2021

Salmo 131 – O Verdadeiro Contentamento – Parte 1

            Você tem tudo o que precisa? O que falta em sua vida? O que falta em sua casa? Você tem o carro que você quer? Você tem o trabalho que você sonhou? Você tem a família que planejou? E sua TV, computador ou telefone? E sua saúde?

Contentamento é algo quase impossível para nós hoje em dia. Os comerciais nos empurram para desejar mais e melhor e maior. Nunca estamos satisfeitos com o que temos. Sempre queremos mais e mais.

O Salmo 131 escrito pelo Rei Davi nos diz muito sobre ele. Mesmo sendo o rei ungido, ele era capaz de se contentar, mesmo quando não tinha tudo o que queria.

Entre sua unção por Samuel e o reino foram 10 longos anos de espera. Algumas pessoas acreditam que foi durante esse tempo que Davi escreveu este salmo. Ele não se desesperou, nem tentou impor seu poder sobre o povo. Ele respondeu com o CONTENTAMENTO VERDADEIRO.

É por isso que ele foi capaz de escrever outro salmo que conhecemos tão bem, o Salmo 23. Isto é o que ele diz no primeiro verso: “Salmo 23:1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.” A ideia é: se o Senhor é meu pastor, terei tudo o que preciso. Com essa atitude alguém pode realmente se contentar. Este Salmo pode nos ajudar a ver o que é o verdadeiro contentamento.

1 – É FRUTO DA HUMILDADE – A primeira coisa que Davi compartilha conosco é que o verdadeiro contentamento é fruto da humildade. No versículo 1, ele escreve o seguinte: “[1] SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.” Humildade é a falta de egoísmo e orgulho.

Neste verso Davi nos conta sobre o orgulho e como isso acontece em nossa vida.

            A – Sem Orgulho no Coração – A primeira coisa que ele nos diz é que o orgulho começa em nossos corações. Temos esse desejo dentro de nós. Orgulho é pensar em ter algo ou pensar algo sobre nós mesmos. Davi deixa claro que seu coração estava no lugar certo.

            B – Sem Olhos Altivos– Depois dos nossos corações vem nossos olhos. Vemos coisas que desejamos. Nós olhamos, e desejamos essas coisas, e status. Davi está orando e diz a Deus que seus olhos estão sob controle. Ele sabia que se seus olhos olhassem para coisas que ele não deveria ter, ele estaria em apuros.

            C – Sem Ambição muito Alta – Depois disso começamos a alimentar nossas mentes com coisas que estão além do nosso alcance. Sabemos que não teremos o que desejamos, mas queremos mesmo assim. Isso cria amargura contra nós, contra pessoas ao nosso redor, e contra Deus. Davi está nos dizendo que ele não é assim. Ele não deixará o orgulho e o egoísmo tomarem conta de sua vida e afastá-lo de seu propósito na vida.

Meu amigo, fomos bombardeados com tantos anúncios e propagandas sobre todas as coisas que devemos ter se quisermos ser felizes, que é quase impossível resistir e nos contentar. Aprenda com Davi como ser humilde e satisfeito com o que tem.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: