sábado, 21 de novembro de 2020

Salmo 126 – A Restauração do Povo de Deus – Parte 1

 O que nos faz ser povo de Deus? Algumas pessoas acham que ter seus nomes no rol de membro de alguma igreja vai torna-los povo de Deus. Outros pensam que se eles usarem um símbolo do cristianismo, como uma cruz, etc. vai resolver. Outros pensam que se tentarem ajudar as pessoas e fazer boas ações, isso será suficiente. Finalmente, outros pensam que se eles participarem de um culto regularmente isso será aceitável.

Embora essas coisas sejam muito boas, elas são apenas parte do processo. Elas não representam a coisa toda. São externas e não internas. As pessoas, mesmo as pessoas que fazem todas essas coisas, precisam ser renovadas e restauradas de vez em quando em sua vida cristã. Eles precisam de um toque refrescante de Deus em suas vidas para mantê-las seguindo em frente e vivendo seu cristianismo. Todos nós precisamos de vez em quando de uma epifania, uma revelação, um toque, uma renovada.

O Salmo 126 é sobre essa restauração. Uma restauração que aconteceu no passado, pode acontecer no presente, e esperamos que aconteça no futuro.

A vida cristã é maravilhosa porque tem esses três elementos envolvidos em nossas vidas. A restauração do povo de Deus é algo que está sempre pronta para acontecer em nossas vidas.

O primeiro aspecto são as ações de Deus no passado. Essa é a primeira coisa que o salmista menciona aqui neste salmo. O salmista deu uma olhada em seu passado e viu o que Deus tinha feito por ele e seu povo.

Nos versos 1-3 temos isso:

[1] Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.

[2] Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.

[3] Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.

Como o salmista, deveríamos ter a mesma atitude. Nós devemos dar uma olhada no nosso passado e ver o que Deus já fez. Aqui estão as ações de Deus em suas vidas.

            A - Restaurando a sorte de Sião

A primeira ação que o salmista menciona é que Deus restaurou sua sorte. Deus os trouxe de volta do exílio. Eles estavam sob o domínio dos babilônios, e após uma luta pelo poder os persas assumiram o controle, e Ciro, rei da Pérsia, os enviou de volta. Deus os pegou e os trouxe para sua própria terra.

            B - Trazendo alegria ao povo

A segunda ação que ele menciona é a alegria. Quando eles voltaram para sua terra, eles não podiam acreditar que isso era real. Parecia um sonho. Eles estavam tão felizes que queriam que todos soubessem. A alegria estava transbordando em suas vidas.

            C - Produzindo Reconhecimento entre as Nações

Finalmente, eles reconheceram que o que Deus fez foi reconhecido por todas as outras nações.  As pessoas de toda a região sabiam que Deus fez algo extraordinário para o Seu povo.

Deus já fez algo em sua vida que você se lembra e estima muito? Isso traz alegria em seu coração quando você se lembra? Outras pessoas são capazes de reconhecer e perceber que Deus estava trabalhando em sua vida? Espero e oro para que você possa responder sim a todas essas perguntas.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: