quarta-feira, 3 de junho de 2020

A nova vida

É muito importante entendermos que a ressurreição não é apenas algo que acontecerá no final dos tempos. Há outro aspecto da ressurreição que acontece quando nos tornamos cristãos.
O apóstolo Paulo escreveu aos efésios, coríntios e aos romanos para explicar e enfatizar isso. Em Efésios, ele disse: “Efésios 2:1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,” Como você pode ver, antes de Cristo estar em nossas vidas estávamos mortos espiritualmente. Então a conversão é, em outras palavras, uma ressurreição espiritual.
Ele escreve que nos próximos versos, “Efésios 2:4-7 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.."
Paulo usa os termos “vivificou” e depois diz: “e nos ressuscitou juntamente com ele”, O que Paulo quer que saibamos é que em Cristo há uma nova vida dentro de nós, e essa nova vida deve se manifestar externamente.
Paulo compartilhou essa ideia com os coríntios, quando escreveu: “2Coríntios 5: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Se você está em Cristo você é uma nova criação, o novo chegou. Quando você acredita em Cristo, o Espírito Santo com a Palavra de Deus produz uma nova vida dentro de você. Jesus em João usa o termo: nascer de novo. 
Mas é na carta aos romanos que Paulo explica essa ideia com mais detalhes. Isto é o que ele escreveu: “Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”
O que Paulo está ensinando é que nós, que acreditamos em Cristo, fomos sepultados com Ele através do batismo, morremos com Cristo, para o mundo, para nossa carne, e natureza pecaminosa, e fomos ressuscitados com Cristo para viver uma Nova Vida.
É essencial que entendamos que nossa Nova Vida deve ser diferente da vida antiga que tínhamos, e não só isso, essa Nova Vida deve fazer diferença neste mundo. Esta nova vida é Luz e Sal neste mundo escuro e moribundo. Você não pode ser cristão e ainda viver pelos padrões deste mundo e seguir as inclinações de sua carne. Sua crença deve mudar seu comportamento. Se isso não acontecer, só mostrará que tem algo errado com você.
Acreditamos que algum dia, quando Cristo voltar, nossos corpos ressuscitarão e receberemos novos corpos para viver com Ele para sempre. O que não podemos esquecer é que já temos Sua Nova Vida em nós, e essa Nova Vida deve crescer, nos transformar e produzir frutos.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: