quinta-feira, 9 de maio de 2019

Arrumando a mala para o céu – combati o bom combate

Você alguma vez já colocou a coisa errada na mala para uma viagem? Nós, homens, "às vezes", somos acusados de não sermos bons e experientes arrumadores de mala. Nós simplesmente jogamos nossas coisas na mala e torcemos para não esquecer nada. Alguns caras por aí, não concordariam comigo. É claro que nós colocamos apenas o essencial em nossa bagagem (vai nessa). Quantas vezes nós levamos a coisa errada para umas férias ou uma viagem? Muitas, eu diria.
Quando estamos falando sobre o céu é totalmente diferente. Nós não vamos levarcoisas paralá, nós vamos levar o que fizemos em nossas vidas. Isto é o que Paulo escreveu a Timóteo:“Combati o bom combate... 2Timóteo 4:7.” A primeira coisa que ele está levando é o seu combate. Ele chama de "o bom combate". A palavra significa "Luta olímpica (Greco-Romana)." Envolve disciplina, energia e disposição. 
A pergunta é: Qual é o bom combate que Paulo está mencionando aqui? Sabemos que ele não está falando de violência, sangue e coisas assim. Paulo pôs sua energia, disciplina e esforços em direção a outras coisas. Deixe-me compartilhar com vocês algumas delas.
A – O combate pela fé
O primeiro combate que podemos mencionar é o combate pelo que ele acredita. Paulo lutou sua vida inteira por sua fé. Isto é o que ele escreveu a Timóteo em sua primeira carta: "Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 1Timóteo 6:12.” Ele fez todos os esforços para educar a igreja sobre a fé, e corrigir aqueles que estavam desviando da crença certa.
B – O combate pela Igreja
O segundo aspecto desse combate foi o combate pelo bem da igreja. Ele tinha um intenso desejo de ver a Igreja crescer. Ele queria ver a Igreja crescer no conhecimento do Senhor e de sua Palavra. Ele queria ver a Igreja cumprir sua missão, e ele pôs toda a sua energia neste objetivo. Isto é o que ele escreveu para a Igreja de Colossos: “Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodiceia, e por quantos não viram a minha pessoa; Colossenses 2:1.” Infelizmente, a Igreja de hoje não é uma prioridade em nossas vidas.
C – O combate pelo Evangelho
Finalmente, o terceiro aspecto desse combate é o combate pela mensagem, pelo Evangelho, o combate para tornar a mensagem conhecida. Paulo não só combateu pela mensagem certa, o que é muito importante e crucial para a igreja, mas ele fez todos os esforços para propagar essa mensagem, mesmo arriscando sua vida. Isto é o que ele escreveu aos Tessalonicenses: “mas, havendo anteriormente padecido e sido maltratados em Filipos, como sabeis, tivemos a confiança em nosso Deus para vos falar o evangelho de Deus em meio de grande combate. 1Tessalonicenses 2:2.”
Paulo não fugiu destes combates, e nem nós deveríamos fugir deles. Mesmo que hoje tenhamos de lidar com a mentalidade politicamente correta, onde não é adequado ter fortes convicções, lutar por um grupo religioso, ou proclamar a boa nova do Evangelho.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: