sexta-feira, 17 de maio de 2019

Arrumando a mala para o céu – acabei a carreira

Todos nós nos lembramos da cena dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, quando o corredor de maratona brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima, foi abordado por um sacerdote com quatro quilômetros para terminar a corrida. Ele estava liderando a corrida, mas por causa disso ele recebeu a medalha de bronze. O que impressionou todo mundo e fez todo o Estádio Olímpico se levantar e aplaudir foi a atitude de Vanderlei. Quando ele entrou no estádio, ele estava feliz e comemorando porque ele foi capaz de terminar a corrida.
Quando Paulo escreveu a Timóteo, ele mencionou outra coisa que ele estava embalando para o céu: "[7] ...acabei a carreira... 2Timóteo 4:7. "Ele sabia que ele estava prestes a morrer e ele queria levar isso com ele. Ele disse a Timóteo que ele era capaz de terminar a carreira. A carreira é o curso, o caminho, o propósito que cada um de nós tem para nossas vidas. Para Paulo, sua carreira foi conectada com seu ministério e a igreja. Isso é o que ele disse aos presbíteros da Igreja de Éfeso: “mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24."
Há algumas coisas que devemos saber sobre a nossa carreira.
            A – A carreira certa
A primeira coisa é que Deus tem uma carreira e um plano para cada um de nós. Deus tem um propósito para você e para mim; nosso objetivo é encontrar este propósito e correr a carreira que Deus tem para nós. No texto acima, Paulo disse aos presbíteros que ele estava fazendo tudo para completar a carreira que o Senhor Jesus lhe tinha dado. No seu caso, era compartilhar o Evangelho da graça de Deus. Acredite ou não, a proclamação do Evangelho é a carreira mais importante que temos. Vidas serão mudadas para sempre por causa disso.
            B – A Carreira com a Igreja
A segunda coisa de que devemos estar cientes é que não podemos fazer isso por nós mesmos. Não há “Lobo Solitário” na carreira cristã. Precisamos uns dos outros para cumprir nosso propósito e terminar nossa corrida. Paulo procurou apoio e aprovação da igreja para a carreira que Deus tinha para ele. Isto é o que ele escreveu: “E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão. Gálatas 2:2.”
            C – A Carreira para a Igreja
Durante a vida e o Ministériode Paulo, ele viu muitas pessoas entrando e saindo da igreja. Ele estava sempre preocupado com eles. Paulo compartilhou muitas vezes sua preocupação com aqueles que pararam de correr a corrida. Ele estava competindo não só com a igreja, mas também para a igreja. Ele queria ver a Igreja correndo com ele. Vemos essa preocupação quando ele escreve para os Gálatas:“Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? Gálatas 5:7.” Ele também menciona isso quando escreveu aos Filipenses:“...retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei. Filipenses 2:16.”
Como você pode ver Deus tem uma carreira para você e para mim, e esta carreira está relacionada com a proclamação do Evangelho. Mas essa carreira também envolve toda a igreja. Não importa quantos obstáculos tivemos, estamos tendo ou teremos em nossa carreira, só precisamos terminar, e terminá-la bem.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: