terça-feira, 19 de setembro de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Não me leve agora!

O Salmo 39 foi composto durante uma situação como esta. A maioria dos estudiosos acredita que foi logo após o filho de Davi, que ele teve com Bate-Seba morreu. Davi contraiu uma doença e quase morreu. Durante esse tempo, ele desenvolveu uma inquietante sensação da proximidade da morte. Ele sabia que ele tinha pecado, e agora Deus ia puni-lo com a morte.
Este Salmo de David deixa claro que ele compreende que a vida é curta. Ele a descreve poeticamente nestes versos: “Salmo 39:4-6 Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará.” Não só isso, mas ele pede a Deus para que o Senhor deixasse ele saber quanto tempo ele ainda tinha. Ele não está apenas curioso sobre sua vida útil. Ele quer ter certeza de que ele teria tempo suficiente para consertar as coisas.
Uma coisa que ele tentou foi manter a boca fechada. Mas parece que ele não conseguiu os resultados que ele estava procurando. “Salmo 39:2-3 Com silêncio fiquei qual um mudo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou. Escandesceu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo...” ele pensou que se ele parasse de falar, culpar os outros, reclamar e maldizer, as coisas iriam melhorar, mas apesar de seu desespero isto não funcionou. Isto é o que acontece quando tentamos consertar nossos pecados com nossas próprias soluções. Não há nada que possamos fazer que possa corrigir nossos pecados perante o Senhor. Davi deveria saber disto e nós também.
Ele finalmente percebeu que somente Deus poderia salvá-lo e perdoá-lo. Naquele momento a única coisa que ele poderia fazer era clamar por misericórdia e ajuda. Salmo 39:8 Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio do insensato.” Quanto tempo nós vamos continuar tentando resolver os problemas que criamos e tentando nos redimir de nossos pecados? Precisamos aprender com Davi a trazer nossos erros para Deus e deixá-los a Seus pés.
No final do Salmo, Davi tem mais uma coisa a perguntar. Ele ora para que Deus lhe dê mais tempo para que ele possa experimentar alegria novamente. “Salmo 39:13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu tome alento, antes que me vá e não exista mais.” Como Davi, nenhum de nós gostaria de morrer sem resolver relacionamentos e sem experimentar o perdão dos nossos pecados. É sobre este tipo de alegria que Davi está falando, a garantia de que ele está em paz com Deus.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: