terça-feira, 13 de junho de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo!

Ler os Salmos é uma coisa, mas orar os Salmos é algo totalmente diferente. Os salmistas são ousados e corajosos. Eles têm uma maneira de chegar diante do Senhor com expressões que talvez nós não nos sentiríamos confortáveis usando.
Você seria corajoso o suficiente para dizer isso a Deus?
“Levanta-te, Senhor! salva-me, Deus meu! pois tu feres no queixo todos os meus inimigos; quebras os dentes aos ímpios.”
“Ergue-te, Senhor, na tua ira; levanta-te contra o furor dos meus inimigos; desperta-te, meu Deus, pois tens ordenado o juízo.”
“Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?”
“Levanta-te, Senhor,”
“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido?”
“Tu, Senhor, o viste, não te cales; Senhor, não te alongues de mim.”
Os Salmos de Lamento são um grupo de Salmos que expressam este sentimento. Os salmistas estão em agonia por alguma circunstância em suas vidas pessoais ou na vida da nação. Por causa disso, eles vêm diante do Senhor e colocam tudo em seus pés. Eles não evitam palavras ou expressões; Só dizem o que está em seus corações. É como se dissessem: Vamos lá Senhor, me dá um tempo!
Alguns estudiosos acreditam que 57 dos Salmos possam estar nessa categoria. Isto é 38% dos Salmos. Se acreditamos que Deus inspirou os salmistas, e se acreditamos que Deus permitiu que esses Salmos estivessem na Bíblia é porque Ele quer que nos aprendamos a orar e a expor os nossos sentimentos a Ele.
Os Salmos de lamento são um pedido de socorro. É como uma chamada ao 911, aqui nos EUA, no Brasil seria 190 ou 193. Nós nos encontramos em uma situação ruim e precisamos de uma intervenção divina imediatamente. Não temos qualquer outro recurso e clamamos. Talvez não tenhamos as palavras certas e as nossas atitudes não são as melhores, mas nossos corações estão abertos para Deus.
A intenção dos salmistas é não se afastar de Deus, mas mover Deus para mais perto deles. Como alguém disse: “eles procuram despertar Deus para as suas necessidades, para acelerar a sua intervenção e assegurar a sua ação em favor deles.” Todos esses Salmos têm um padrão: 1. Eles se dirigem a Deus em uma invocação, 2. Eles compartilham o problema e seu pedido inicial de ajuda, 3. Eles confessam sua confiança de que Deus é capaz de fazer algo, 4. Eles terminam com certeza, louvor e confiança no amor e misericórdia de Deus.
À medida que nós andamos através destes Salmos, eu gostaria de desafiá-lo a usá-los na sua oração pessoal. Às vezes nós não sentimos confortáveis ou confiantes o suficiente para dizer estas palavras. Os salmistas podem nos ajudar a expressar nossa angústia, dor, frustração e necessidades diante do Senhor. Eles também podem nos ajudar a ser confiantes de que não importa o que esteja acontecendo em nossas vidas; Deus é um Deus amoroso, poderoso e presente.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: