terça-feira, 7 de março de 2017

10 decisões, de acordo com Jesus, que podem mudar sua vida: 10. Doar

“A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Provérbios 30:15.” Esta é uma definição gráfica de quem só gosta de receber, mas nunca doar. Elas estão sempre com necessidade, sempre pedindo, às vezes ajuda, outras vezes dinheiro, e outras vezes elas simplesmente pedem, mesmo quando elas não têm uma necessidade real. Elas não dão nada. Elas não têm tempo. Elas não têm dinheiro, e não podem fazer nada para ajudar os outros. Este é um quadro triste de muitas pessoas em nossa sociedade. Elas foram criadas acreditando que elas têm direito a tudo. A sociedade está sempre devendo alguma coisa para elas.
Doar é uma atitude extremamente importante em nossas vidas. Por causa disso, eu gostaria de compartilhar com você algumas atitudes que podem colocá-lo no caminho certo de se tornar um doador.
A primeira coisa que você precisa saber é que doar é uma decisão e não um sentimento. Às vezes nós vemos a necessidade e esperamos que o sentimento nos empurre para fazer alguma coisa. Isso não deveria ser assim. Se houver uma necessidade real, devemos agir e estar disposto a doar.
A segunda coisa que devemos adicionar é doar da maneira certa. Às vezes nós queremos tirar vantagem da nossa doação. Nós queremos ser reconhecidos e elogiados por nossa liberalidade. Isto não deve ser assim. Jesus tem algo a dizer sobre isso: “Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:3-4.” Apenas doe.
A terceira coisa sobre a decisão de doar é doar às pessoas certas. Há uma demarcação que devemos prestar atenção quando nós doamos. Devemos cuidar de nossa família. Também devemos doar para a nossa igreja, onde podemos adorar, ter comunhão e sermos nutridos em nossa fé. E finalmente devemos doar aos que tem necessidade e estão ao nosso redor, mesmo que eles não façam parte da nossa família ou nossa igreja, e mesmo se eles sejam nossos inimigos.
Finalmente devemos dar o que temos e o que podemos. Devemos aprender que a coisa principal em doar é a atitude, a vontade de doar, não o que ou o quanto doar. Jesus foi claro sobre isso quando ele disse: “E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa. Mateus 10:42.” Algumas pessoas não sabem que elas podem doar outras coisas além de dinheiro. Você pode doar seu tempo, e você pode doar seu talento para ajudar sua família, sua igreja ou alguém em necessidade.
Não se esqueça, tudo o que você doa conta, e você receberá de volta de uma maneira ou de outra. Isto é o que Jesus tem a dizer sobre isso: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós. Lucas 6:38.”
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: