terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

10 decisões, de acordo com Jesus, que podem mudar sua vida: 9. Faça o seu ‘Sim’ ser ‘Sim’ e o ‘não’, ‘não’

Você provavelmente já ouviu alguém falar ou já usou uma destas frases para provar que tudo o que você dizia era a verdade:
Juro pela minha mãe.
Juro pela minha avó.
Pela vida dos meus filhos.
Que eu morra.
Palavra de escoteiro!
Palavra de honra.
Dou a minha palavra.
Juro por minha honra.
Que um raio caia sobre mim.
Juro por Deus!
Jurar normalmente é feito por algo realmente valioso, que nós não queremos renunciar ou macular por ter falado algo que é falso. Provavelmente é por isso que as pessoas no tribunal põe suas mãos sobre a Bíblia e invocam a Deus como testemunha.
O objetivo aqui é ter certeza de que a pessoa está dizendo a verdade, ou que estamos dizendo a verdade. Parece que a nossa palavra não é o suficiente. Precisamos adicionar todas estas palavras para enfatizar a nossa decisão de contar a verdade. Além disso, vemos a avalanche de papelada para contratos. Para qualquer coisa pequena, temos papéis para assinar, assim sendo as pessoas podem sentir mais seguras de que nós faremos o que dizemos.
Se você perguntar a seus avós ou aos amigos deles, provavelmente eles contariam uma história diferente. Nos seus dias, há muito tempo, as suas palavras tinham peso e valiam alguma coisa. Eu me lembro de uma tradição que meus tios costumavam contar que eles viram homens velhos fazendo como garantia para sua palavra. Eles tiravam um fio de barba e davam à pessoa. Isso era o suficiente. Ou apenas um aperto de mão.
Isto é o que Jesus ensinou aos seus discípulos sobre dizer a verdade e ser verdadeiro. No Sermão da Montanha, encontramos isto: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno. Mateus 5:37." e Tiago repetiu a mesma coisa em sua carta: “Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação. Tiago 5:12.”
É importante sabermos que Jesus não é contra os juramentos judiciais e religiosos. Ele está dizendo que em nossas vidas diárias nossa palavra deve ser o suficiente. As pessoas devem conhecer você o suficiente para saber que quando você diz alguma coisa é pra valer.
Se você não pode fazê-lo, diga. Se você não quiser fazê-lo, diga. Se você não gosta de algo, diga. Se você não concorda, diga. Se você disse que você vai fazer alguma coisa, faça. Se você disse que você vai dar algo, dê. Se você disse que você vai estar lá, esteja lá. Se você disse que que estará lá num determinado horário, seja pontual.
Se decidirmos ser sinceros e dizer o que vamos fazer e fazer o que dizemos, isso fará uma diferença enorme em nossas vidas e nas vidas das pessoas ao nosso redor.
Mais uma coisa, não se esqueça que mesmo para dizer a verdade, a Bíblia nos pede para fazê-lo em amor. Em Efésios 4:15 Paulo escreveu: “falando a verdade em amor...”
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: