quarta-feira, 6 de março de 2013

Sete Orações que Deus NÃO RESPONDERÁ



Não peça! Nem pensar! Algumas vezes é difícil imaginar que há orações que Deus não responderá. Mas, para dizer a verdade, existem orações que Deus vira o Seu rosto para o outro lado e não presta atenção, não importa quão alto, e por quanto tempo nós pedimos. Êle não vai responder, e Êle já nos previniu disto. Se nós fossemos cuidadosos na nossa leitura e estudo da Bíbila nós saberíamos quais as orações que não chegam aos ouvidos de Deus.
Eu vou compartilhar com vocês sete delas. Eu sei que há mais de sete, mas estas nos darão um bom começo para achar e evitar estas orações. Mais uma coisa, esta lista não está em nenhuma ordem específica.

1 - Oração com Violência
É claro na Bíblia que as orações do injusto e violento não terão a atenção de nosso Deus. Aqui está um destes versos que deixa isto muito claro: “Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Isaias 1:15.” Algumas pessoas acreditam que elas podem levar uma vida violenta e ao mesmo tempo ir à igreja, orar, e ter suas orações respondidas. Não do nosso Deus. Êle não escutará.

2 - Oração daqueles que praticam o mal
Talvez você não seja uma pessoa violenta, mas por outro lado você pratica muitas outras coisas, por palavra e ação, que vão contra as regras estipuladas por Deus. Quando nós vivemos desta maneira, nossas orações não receberão a atenção de Deus. Isto é o que Pedro nos diz: “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. 1Pedro 3:12.” Ele não está falando sobre faltas e pecados aqui ou ali. Se ele estivesse falando deste tipo de falta, ninguém seria capaz de ter suas orações respondidas. Pedro está falando de pessoas que praticam o mal de uma forma regular. Estas pessoas não terão suas orações respondidas.

3 - Oração sem obediência às Leis de Deus
Como eu já enfatizei anteriormente, oração e Escrituras andam juntas. Se nós lemos a Bíblia e simplesmente ignoramos, não obedecendo seus ensinos, Deus também ignorará nossas orações. Elas serão abomináveis para Êle. Aqui está um texto em Provérbios: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável. Provérbios 28:9.”  Êle está falando da pessoa que intencionalmente vira seu ouvido surdo para a Lei. Você escuta, lê, e não faz coisa alguma. Deus fará o mesmo com suas orações.

4 - Oração com Hipocrisia
Este tipo de oração é somente para show. A intenção não é receber uma resposta, mas receber atenção. As pessoas fazem este tipo de oração em lugares públicos, em pé, em alto e bom som, para que desta forma outros possam ver e as louvem. Este é o tipo de oração que Jesus mencionou no Sermão da Montanha: “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mateus 6:5.” Jesus disse que a recompensa destas pessoas, ou a resposta para suas orações era apenas o louvor que elas receberiam dos outros. Mas suas orações não seriam respondidas.

5 - Oração com dúvida
A próxima oração que Deus não responderá é a oração feita com dúvida. Se você não acredita que Deus possa fazer, ou você não acredita no que Êle prometeu, ou você não tem certeza sobre o que você está pedindo, tem muita chance que você não vai ser ouvido. Isto é o que Tiago nos diz em sua carta: “Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1:6-8.” 

6 - A oração do esposo que não considera e respeita a sua esposa
Algumas vezes nós pensamos que nossos relacionamentos com outras pessoas não afetam o nosso relacionamento com Deus. A gente não poderia estar mais errado. Todo relacionamento afetará de uma forma ou de outra o nosso realcionamento com Deus. Neste texto nós temos Pedro escrevendo para os maridos. Naquela cultura os maridos tinham toda a autoridade, mas Pedro está dizendo para o marido Cristão que a maneira que êle trata sua esposa afeta sua oração. Aqui está o texto: “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações. 1Pedro 3:7.” Nós podemos aplicar isto a todos os relacionamentos familiares, esposas e maridos, pais e filhos. Se nós não os consideramos, ou não os tratamos com respeito, existe a possibilidade de que nossas orações não serão respondidas.

7 - Oração com motivação errada
Finalmente, nós temos as orações com motivos errados. Nós já vimos que nossas orações devem promover a glória de Deus. Infelizmente, algumas vezes nós pedimos coisas que promoverão a nossa glória, ou nos darão prazer. Isto é o que Tiago nos diz em sua carta: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:3-4.” Este tipo de oração não será respondida por Deus. Êle já nos disse muitas vezes que Êle não dará Sua glória para outro. Assim sendo toda vez que você orar cheque suas motivações e veja se elas estão alinhadas com a Palavra de Deus.

Existem muitas outras orações que Deus não responderá. Talvez no futuro eu volte a este tema. Estas orações são apenas um exemplo de que existem regras para a nossa vida de oração. Deus não responderá todas as orações somente porque elas soam bonito, são longas, ou são bem feitas. Deus responderá orações que Êle prometeu. Êle não responderá orações que ignoram Sua vontade. Por causa disto, quando a sua oração não for respondida dê uma checada nesta lista e veja se ela se encaixa numa destas.
Tenha uma abençoada semana,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: