sábado, 29 de dezembro de 2012

Ano Novo, Compromisso Novo



O Ano Novo está aí. O clima já é de festa, as celebrações já começaram, e a contagem regressiva para o próximo ano já está em pleno andamento. Esta é a época do ano quando nós fazemos todas aquelas resoluções, como: comer menos, fazer mais exercicios, parar de fumar, etc. Nós sabemos muito bem, já passamos por isto antes. Mas eu gostaria de te desafiar com algo diferente. Eu gostaria de desafiar você a não fazer resoluções, mas sim NOVOS COMPROMISSOS. Compromissos que irão mudar a sua vida em todos os aspectos. Estes compromissos não são muito complicados, mas eles vão requerer um pouco de disciplina da sua parte para mantê-los.
Você vai sentir o impacto destes compromissos na sua vida. Pessoas ao teu redor, como familia, amigos, e colegas, vão notar a diferença que vai ocorrer em voce. Estas mudanças vão começar dentro de você na sua alma e espírito e vão se manifestar na sua vida.
Tente mantê-los simples. Não se comprometa com muitas coisas, senão voce não vai conseguir. Eu decidi sugerir cinco compromissos, voce pode designar cada um para um dedo da mão, assim você se lembrará facilmente deles.
Aqui estão:

1. Leia a Bíblia

O primeiro deles é ler a Bíblia. Parece simples, mas acredite, não é. Eu sei do que estou falando. A Bíblia é um livro grande e por isso intimida. A maioria das Bíblias tem paginas com duas colunas e letras bem pequenas, o que faz a leitura mais difícil. Os outros desafios são as traduções, dependendo da tua Bíblia, o Português será antiguado, o que atrapalha o entendimento. Tente achar uma Bíblia com um Portugues moderno para que a leitura possa fluir de uma maneira fácil. Eu vou colocar toda a semana sugestões para leituras diárias, desta forma você poderá manter uma disciplina na sua leitura da Bíblia.

2. Melhore a sua vida de oração

O segundo compromisso é melhorar a sua vida de oração. Comece a orar de forma regular, de manhã, antes das refeições, e à noite. Existem cinco coisas que fazemos na oração: a. Nós louvamos e adoramos a Deus; b. Nós agradecemos a Deus por aquilo que Êle tem feito nas nossas vidas; c. Nós confessamos os nossos pecados e falhas e recebemos o Seu perdão; d. Nós intercedemos por pessoas que precisam da ajuda de Deus em suas vidas; e. E, finalmente nós pedimos pelas nossas necessidades pessoais. Você não precisa fazer todas estes tipos de oração todas as vezes que orar, mas estes passos vão te ajudar a coordenar a sua vida de oração.

3. “Plug in” numa igreja

O terceiro compromisso é “plug in” numa igreja local. Talvez a palavra mais perto para este compromisso seja ligar-se a uma igreja. Eu não estou falando de visitar uma igreja semanalmente. A idea the ligar-se vai um pouco mais fundo. É a idea de fazer parte de uma igreja e deixar a igreja fazer parte de voce. Voce se doa para a igreja e a igreja se doa para voce. É uma conecção mais profunda e forte entre voce e a igreja. Por isso voce deve ser cuidadoso ao procurar uma igreja para se tornar membro. Eu entendo que muitas pessoas com esta desculpa de procurar uma igreja adequada e boa acabam não se filiando a nenhuma igreja. Esta não é a intenção aqui. Ache uma igreja, faça a decisão de se tornar membro e participe da melhor maneira possível.

4. Compartilhe as Boas Novas com alguém

O quarto compromisso é compartilhar as Boas Novas com alguém. Eu sei que muitas pessoas tem dificuldade com este aspecto da vida Cristã, mas não se esqueça que isto é o que Jesus pediu para os seus discípulos. Não existe vida Cristã sem o compartilhamento das Boas Novas com outras pessoas. Voce pode usar folhetos, internet, videos, conversação, email, etc. Existem muitas maneiras para se fazer isto, são tantas que fica difícil explicar uma delas aqui. O importante é que pessoas precisam saber que Deus as ama, eles precisam saber que não podem salvar a si mesmos, eles precisam saber que Jesus veio para salvá-los e conectá-los com Deus, e eles precisam saber que a fé é o instrumento para receber o que Jesus fez por eles.

5. Mostre o amor de Deus de uma forma prática

Finalmente, o quinto compromisso é mostrar o amor de Deus de uma forma prática. Um Cristão real deve manifestar o amor de Deus através de boas obras. Voce pode fazer isto de uma forma pessoal, voce pode fazer isto involvendo-se num ministério da igreja que ajuda outras pessoas, voce pode fazer isto com a sua família, ou voce pode fazer isto voluntariando em uma das muitas organizações filantrópicas que existem. Nós não temos desculpas por não mostrar o amor de Deus para outras pessoas.
Cinco compromissos para o Ano Novo. Tome uma decisão e resolva fazer estes compromissos neste ano que começa. Voce vai experimentar uma tremenda transformação na sua vida pessoal, e as pessoas ao teu redor verão esta transformação.
Tenha um abençoado 2013,
Pastor Lucas

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses sim são verdadeiros compromissos que temos que ter nesse novo ano e, com certeza, vão nos trazer ótimos resultados :) Feliz Ano Novo pastor, para você e sua família. Grande abraço, Laís Costa.