quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Natal às Avessas



Estamos nos aproximando de mais um Natal. A Cristandade se prepara para as comemorações do nascimento do Senhor Jesus. Mas ao nos depararmos com nossa realidade e a compararmos com as narrações bíblicas notamos uma disparidade enorme. Um grande abismo separa as duas coisas, os dois eventos. Um é o Natal comemorado hoje; outro, completamente diferente. é o Natal narrado nos Evangelhos. O Natal de hoje é um natal às avessas, totalmente oposto àquele primeiro Natal. E é bom lembrarmos essas grandes diferenças que fazem contraste entre o Natal de hoje e aquele original. 
O primeiro avesso do Natal contemporâneo é a suntuosidade em comparação à humildade. O primeiro Natal foi um Natal humilde. A hospedagem era pobre, não havia berço para o recém-nascido: uma manjedoura serviu para acolhê-lo. A famlia era humilde. formada na classe pobre, operaria. A comida devia ser escassa, a situação não era cômoda nem agradável. Hoje nada disso é lembrado. O Natal ao avesso é comemorado com grandes apresentações, muita comida, festas enormes, mostrando que hoje Natal é sinônimo de suntuosidade, esbanjamento. Aquela mensagem de humildade do primeiro Natat perdeu-se totalmente no tempo e no espaço, dando lugar à vaidade e ao desperdício. 
O segundo avesso do Natal é o comércio em contrapartida à simplicidade. No primeiro Natal as pessoas são simples, o local é simples. Os visitantes. com exceção dos magos, são pastores que cuidavam dos seus rebanhos, pessoas extremamente simples. O que temos hoje nas comemorações do Natal é um desenfreado abuso do comércio. Pessoas comprando e vendendo. Vendendo o que podem e Comprando o que não podem. Encontramos gente fazendo dívida para todo o ano que vem. O nascimento e o nome de Jesus são usados para estimular o povo a comprar. Jesus virou garoto-propaganda. E, pelo jeito, muito eficiente. 
O terceiro avesso do Natal é o paganismo que se opõe abertamente ao cristianismo puro apresentado nas Escrituras. A realidade espiritual há multo foi esquecida para dar lugar a personagens e símbolos pagãos. O Natal é a prova do amor de Deus pelo pecador, e por isso deveria nos levar a meditar sobre salvação, perdão de pecados, vida eterna e outros temas que estão impIícltos no nascimento de Jesus. Mas, hoje em dia, quando nos referimos ao Natal, o personagem que nos vem à mente é, sem sombra de dúvida, Papai Noel. Os símbolos que nos ocorrem são todos pagãos, com significados próprios, como o pinheirinho, as velas, as trocas de presentes e os enfeites nas portas. Assimilamos, infelizmente, a comemoração pagã do Natal, e nos esquecemos da grande realidade espiritual que ele envolve, que é o nascimento de Jesus para salvar as pessoas dos seus pecados e religá-las a Deus. 
Oueridos, não vamos, mais uma vez, comemorar o Natal às avessas. Vamos comemorá.lo no seu verdadeiro sentido: humildade, simplicidade e profunda realidade espiritual. 
Que Deus nos abençoe,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: