Hoje vamos receber um dos profetas mais importantes que temos na Bíblia. O nome dele é Daniel. Ele fez profecias incríveis e vai compartilhar conosco sua vida e a sua profecia mais importante.
Amigos: O Profeta Daniel!
“Fico feliz por poder descer para compartilhar com você um pouco da minha vida e, principalmente, a profecia sobre o Messias.
Meu nome é Daniel, significa: “Deus é meu juiz.” Vivi em uma época terrível. Meu povo, o povo judeu, rebelou-se contra Deus e quebrou todos os mandamentos. Embora os profetas tenham chamado o povo ao arrependimento, eles não mudaram suas vidas. Por isso, Deus enviou Nabucodonosor para destruir as cidades, o templo e levar alguns de nós como prisioneiros para Babilônia.
Eu tinha 15 anos quando isso aconteceu. Fui com alguns amigos para Babilônia. Por causa da nossa aparência e juventude, fomos levados ao palácio para sermos preparados para servir ao rei. Tivemos que aprender a viver em um lugar e tempo contrários à nossa fé.
Durante esse tempo, tivemos que mostrar nosso compromisso com Deus. Por meio de muitos testes, provamos que éramos fiéis ao Senhor.
Deus me deu a capacidade e o dom de interpretar sonhos e sinais. Isso me tornou uma pessoa importante no reino. Eu me tornei chefe dos magos.
O rei não fazia nada sem falar comigo primeiro. Essa posição me deu muitos inimigos, e Deus teve que realizar muitos milagres para superar a oposição que eu tinha.
Por causa da sabedoria que Deus me deu, consegui sobreviver a muitos reinos e servir a muitos reis, entre eles Nabucodonosor, Ciro e Dario.
Deus me deu muitas interpretações, visões e profecias durante o tempo em que servi àqueles reis.
Mas hoje quero compartilhar com você a profecia mais importante que recebi. É uma profecia que fala sobre o Salvador e a Salvação de uma vez por todas.
1 – RECONHECENDO NOSSOS PECADOS
Para falar sobre salvação, devemos começar pela necessidade dela. Precisamos de salvação por causa dos nossos pecados. Se não reconhecemos nossos pecados, pensamos que não precisamos de salvação.
Na minha vida espiritual, reconheci que estávamos nessa situação por causa do que fizemos. Quebramos a aliança com nosso Deus. Desobedecemos aos Seus Mandamentos. Trocamos Ele por outros deuses. Essas atitudes trouxeram condenação e destruição para nós.
Por causa disso, comecei a confessar nossos pecados, não só os meus, mas também os da minha nação. Foi um tempo de jejum, oração e estudo das Escrituras. Durante esse tempo, li a profecia de Jeremias sobre o exílio.
Jeremias profetizou que o exílio duraria 70 anos, e esse tempo estava quase acabando.
Com isso em mente, comecei a buscar Deus cada vez mais. Eu entendia que precisávamos de mais do que uma salvação temporal; precisávamos de algo que durasse para sempre.
2 – SALVAÇÃO AGORA
Um dia, enquanto eu orava e confessava nossos pecados, o anjo Gabriel veio com uma mensagem tremenda para mim. A primeira coisa que ele disse foi,
“[23] No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão.”
Ele me disse que Deus tinha atendido minhas orações, que eu era muito estimado, e que tinha uma mensagem e a interpretação para mim. Deus restauraria Seu povo. Aqui está o que ele me disse:
“[25] Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos.”
Eu entendia que Deus restauraria nosso povo à nossa terra. A salvação estava a caminho para nossa nação. A mensagem era clara: teria uma aplicação temporal. Mas eu queria mais do que isso. Eu estava procurando algo que fosse perene, para sempre.
Foi isso que ouvi do Gabriel. A profecia tinha um cronograma para a redenção que seria de uma vez por todas.
3 – SALVAÇÃO PARA SEMPRE
A mensagem dizia que, a partir do dia em que o decreto foi concedido para reconstruir e restaurar a cidade de Jerusalém, o Messias viria e tiraria os pecados do mundo de uma vez por todas.
Ele enviaria Seu Messias no espaço e no tempo para trazer a salvação. Aqui está o que ele disse:
“[24] “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos.”
Precisamos fazer alguns cálculos aqui.
O decreto foi concedido no mês de Nissan (março/abril), o primeiro dia de 445 a.C. corresponde ao dia 14 de março. A profecia afirma que 69 semanas de anos (173,880 dias usando 360 dias como anos proféticos).
Se contarmos 173,880 dias a partir de 14 de março de 445 a.C., chegamos a 6 de abril de 32 d.C.
O que aprendi foi que em 6 de abril de 32 d.C., o Messias, o rei, entraria na cidade de Jerusalém para levar os pecados do mundo para sempre.
Que mensagem maravilhosa! Eu podia olhar para frente e acreditar que Ele viria, e ao fazer isso seria salvo pela fé.
Depois disso, as pessoas poderiam olhar para trás, depositar sua fé no mesmo evento e serem salvas.”
Meu amigo, essa foi a mensagem que Daniel recebeu. Ele escreveu seu livro em 537 a.C. Vamos para detalhes mais específicos. Lucas, em seu Evangelho, afirma que no 15º ano do reinado de César Tibério, Jesus foi batizado por João Batista. Isso foi no outono de 28 d.C. O Ministério de Jesus durou quatro Páscoas, cerca de três anos e meio. A primeira Páscoa do ministério de Jesus foi na primavera de 29 d.C. A quarta Páscoa de Seu ministério foi o Dia de Sua Crucificação, no ano 32 d.C. Naquele ano, a Páscoa caiu em 10 de abril.
O domingo anterior a essa Páscoa foi 6 de abril, o mesmo dia em que Jesus se apresentou como Rei, e exatamente 173.880 dias após o decreto de Artaxerxes. (Os cálculos usados aqui são do Dr. Mark Eastman e Chuck Missler.)
Essa profecia é uma das provas mais impressionantes de que Deus transcende o tempo e é capaz de ver o fim desde o início com incrível precisão.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas