sábado, 2 de agosto de 2025

Enfrentando Adversidades – Parte 3

O refrão do hino tradicional, “Meu Pai Celestial cuida de mim”, é assim:

“Eu confio em Deus, eu sei que ele cuida de mim,

Na montanha sombria ou no mar tempestuoso;

Embora as ondas rolem, ele mantém minha alma,

Meu Pai celestial cuida de mim.”

No salmo 77, Asafe finalmente nos diz a última e mais importante atitude quando enfrentamos adversidades – Confiar.

3 – TEMOS QUE CONFIAR – 13-15

A terceira atitude que devemos ter quando enfrentamos adversidades é confiar.

Isto é o que Asafe nos diz:

“Salmo 77:13 O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?

Salmo 77:14 Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder.

Salmo 77:15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.”

Deus é digno de nossa fé e confiança. Mesmo quando pensamos que Ele está longe e em silêncio. Mesmo quando não sentimos nada.

Deus é um Deus Santo – Não há Deus como Ele. Porque Ele é santo, Ele não vai fazer nada de errado, Ele não vai quebrar a lei. Ele não quebrará Sua aliança conosco. Ele fez uma aliança conosco e manterá Sua parte do acordo. Ele fará a sua parte e a nossa. Os outros deuses podem fazer isso, mas não o nosso Deus, Ele é diferente de todos eles.

Deus é um Deus poderoso – Não há nada impossível para Ele. A segunda coisa que nos ajudará a confiar nEle é o Seu poder. Ele é um Deus de grandes maravilhas e já demonstrou Seu incrível poder. Deus, nosso Deus é um Deus poderoso, e Ele é o Deus soberano, não apenas tendo tudo sob Seu controle, mas também, Ele é capaz de fazer qualquer coisa, não há nada impossível para Ele.

Deus é um Deus amoroso – Ele redimiu seu povo. A última coisa que aprenderemos que nos fará confiar em Deus é que Ele é um Deus amoroso.

Ele amou tanto o Seu povo que os resgatou, mesmo quando não acreditavam nEle nem obedeciam aos Seus Mandamentos. Seu amor não depende do que fazemos. Seu amor depende de Sua vontade de nos amar, mesmo quando não o merecíamos.

Como você pode ver, quando enfrentamos adversidades em nossas vidas, devemos confiar em Deus. Confie em Sua santidade, em Seu poder e em Seu amor.

Não preste atenção aos seus sentimentos negativos. Não preste atenção à sua falta de fé e dúvidas. Olhe para Deus, veja Sua graça, poder e amor, e deixe que Ele cuide de você.

Nestas últimas três semanas falamos sobre como enfrentar as adversidades. Todos nós, de vez em quando, e alguns de nós, com bastante frequência, enfrentamos adversidades em nossas vidas. Elas vêm em tempos diferentes e em formas diferentes, mas uma coisa é certa, ELAS VIRÃO!

E quando elas vierem, devemos reagir da maneira certa, 

DEVEMOS CLAMAR!

DEVEMOS LEMBRAR!

DEVEMOS CONFIAR!

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas