sábado, 28 de junho de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A décima razão: Eu quero o que as outras pessoas têm – Parte 1

O que faria você fazer coisas malucas para realizar seus desejos? Você comeria coisas estranhas? Você infringiria a lei?

O mandamento afirma: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” Êxodo 20:17

Este mandamento trata de motivação e desejos. Sim, este mandamento tem a ver com desejos. A definição literal é: “O desejo de ter mais”.

Este mandamento abrange todos os outros. “A cobiça é aquele desejo que o fará quebrar os outros mandamentos para adquirir o que deseja.” Esses desejos são tão fortes que podem se tornar deuses para nós; é por isso que a Bíblia chama essas pessoas de idólatras.

“Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” Efésios 5:5

Vejamos o que podemos aprender sobre a cobiça.

I – DESEJOS ERRADOS

A primeira coisa que aprendemos sobre esses desejos é que eles são desejos errados. Isto é o que Tiago diz:

“[1] De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? [2] Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; [3] pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” Tiago 4:1-3

Para Tiago, cobiçar são desejos normais que deram errado. Eles são o que queremos, e que estamos dispostos a fazer qualquer coisa para obtê-los, mesmo que tenhamos que quebrar a Lei.

Aqui estão alguns desejos que cobiçamos:

         A - Prazer

O primeiro é o prazer. Não preciso falar sobre nossa realidade. A internet e outras mídias apenas amplificam o que está em nossos corações. Queremos prazer a todo custo, e queremos tanto que não nos importamos com outras pessoas ou com o que é certo ou errado.

         B - Posição

O outro desejo importante que temos é a posição. Queremos crescer na vida e ser empreendedores e faremos de tudo para chegar lá. Infelizmente, nossa sociedade é tão corrupta que as pessoas estão dispostas a aceitar e encorajar as pessoas que infringem a lei a alcançar seu propósito. 

         C - Posse

O último desejo da minha lista é a posse. Queremos ter coisas. Vamos trabalhar duro para obtê-las e se tivermos que colocar a família, Deus e amigos no final da linha, faremos isso. Não só isso, se precisarmos ferir as pessoas ou infringir a lei, faremos isso, pois nosso desejo é mais importante.

Meu amigo, você tem esses desejos? Até onde eles o levaram em sua jornada? Até onde você está disposto a ir para satisfazê-los? 

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: