Um dos maiores desafios que o cristianismo enfrenta hoje, e vem enfrentando há muito tempo, é a divisão. Todos os dias uma nova igreja ou denominação começa. Algumas delas são totalmente heréticas e anticristãs, mas algumas delas têm as mesmas características das outras.
Em JOÃO 15: 1-17, aprendemos que, em nosso compromisso com Cristo, é extremamente importante conhecer o Cristo certo. Hoje, aprenderemos algo sobre nossa unidade.
2 – AS IDEIAS ERRADAS SOBRE NOSSA UNIDADE
Uma coisa que devemos entender em nossa vida cristã é que Jesus é quem nos uniu. Somos uma igreja porque estamos conectados com Ele e depois uns com os outros.
Às vezes pensamos que somos uma igreja primeiro por causa de nós mesmos, e depois por causa Dele. Algumas pessoas acreditam que a igreja começa com as pessoas e, quando elas se reúnem, Jesus vem para completar o processo ou validar seus arranjos. Eles não poderiam estar mais errados.
A Igreja começa com Jesus e vive em Jesus. Jesus é tudo para a igreja.
Vejamos algumas ideias erradas sobre nossa unidade.
A. Nossas tradições – O primeiro elemento que usamos para unir uma igreja é a nossa tradição. Achamos que as tradições nos tornarão uma igreja. A tradição é definida pelo Dicionário Merriam-Webster como: “a: um padrão herdado, estabelecido ou costumeiro de pensamento, ação ou comportamento (como uma prática religiosa ou um costume social)”. Podemos mencionar algumas tradições que são tão essenciais para nós como igreja que podemos viver sem Jesus, mas não sem elas.
a. Adoração
b. Música, Instrumentos
c. Vestimentas
Infelizmente, quando as pessoas procuram uma igreja, essa será uma das primeiras prioridades em sua busca. Para elas, não importa se Jesus está lá ou não, se a Palavra está sendo pregada fielmente ou não, as tradições vêm em primeiro lugar.
B. Nossas preferências – A segunda ideia errada para ser uma igreja é enfatizar nossas próprias preferências, o que gostamos. Este elemento está ganhando força na busca de igrejas hoje em dia. Um pastor muito conhecido chama isso de "igreja de código postal". Uma igreja baseada em pesquisas demográfica.
a. Igreja jovem e programa de jovens
b. Culto contemporâneo ou tradicional
c. Uma igreja de mesma classe social
C. Nossa Teologia – A terceira ideia errada para ser uma igreja é a teologia. Preciso ter cuidado aqui, para não me queimar. Nossa maneira de fazer teologia às vezes dita nossa unidade, e não as Escrituras.
a. Liberal versus ortodoxo
b. Formas de Batismo
c. Dons Espirituais
Isto é o que Jesus disse aos líderes espirituais sobre tradições e preferências humanas: "Marcos 7:8-9 – [8] Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. [9] E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição.
MEU AMIGO, NÃO TE ESQUEÇAS, É CRISTO, E SÓ CRISTO, QUE NOS UNE.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas