Ser manso nos dias de hoje é um enorme desafio. Todos queremos que os nossos direitos sejam respeitados, mas não queremos respeitar ou mesmo aceitar os direitos dos outros. É por isso que esse aspecto do fruto do Espírito é tão importante.
Eis o que o apóstolo Paulo escreveu: “Gl 5:22-Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
Uma das lições mais importantes que precisamos aprender sobre esse aspecto do Fruto, é que ele precisa ser desenvolvido.
3 – Deve ser desenvolvido
Há cinco maneiras pelas quais a mansidão deve ser desenvolvida em nossas vidas.
A – Pela Palavra:
Em Tiago temos este texto: “Tiago 1:21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”
Devemos usar a mansidão para receber e aceitar a Palavra de Deus. Significa que, mesmo achando que temos uma melhor ideia e solução e maneira, ou sabedoria, vamos nos humilhar e aceitar o que a Palavra tem a dizer.
B – Ao segui-lo:
Paulo escreveu: “1Tim. 6:11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.”
Isso significa se esforçar e buscar um gol com intensidade. Paulo pede a Timóteo que busque, entre outras coisas, a mansidão.
C – Vestindo-nos com ela:
Paulo também diz à igreja que devemos nos vestir de mansidão. Eis o texto: “Col. 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.”
Seguir e vestir envolve, disposição, atitude e disciplina.
D – Acompanhando nossas boas ações:
Tiago escreveu: “Tiago 3:13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.”
Aqui Tiago nos diz que uma pessoa mostrará sua sabedoria e compreensão por meio de uma boa vida e boas ações feitas com mansidão e humildade. Não é só o que fazemos, é como fazemos também.
E – Crescendo até à perfeição:
Por fim, Paulo nos dirá que a mansidão, a humildade e a gentileza devem ser completas. Isto significa em todas as áreas. Eis o texto: “Ef. 4:2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,”
Não podemos ser gentis com as pessoas da família, mas não da igreja; com nossos amigos, mas não com nossa família. A mansidão e gentileza deve se espalhar por todas as áreas da nossa vida.
Finalmente, aprendemos com Jesus que a mansidão será recompensada. Nas bem-aventuranças, no Sermão da Montanha, Jesus disse o seguinte: “Mt. 5:5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.”
Jesus deixa claro que o manso, o gentil, é abençoado e herdará a terra.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário