O maior desafio para os cristãos, é que cada um tem uma ideia diferente sobre como ser cristão. É por isso que temos tantas igrejas, denominações e grupos que se dizem cristãos. Um deles tem regras e doutrinas específicas sobre a vida cristã e como um cristão deve se parecer e como ele deve se comportar.
Por outro lado, a Bíblia nos diz que nascemos com uma natureza pecaminosa. Ou seja: dentro de cada um de nós há uma semente de corrupção, rebelião e pecado. Somos todos PECADORES!
Por outro lado, temos em Gálatas 5:22-23, o conhecido texto sobre o Fruto do Espírito. Eis o texto: “Gal. 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, [23] mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
Paulo começou o texto com um, “MAS”. A razão para isso é que Paulo está fazendo uma transição das “OBRAS DA CARNE”, de nossa natureza pecaminosa para o “FRUTO DO ESPÍRITO”,nossa nova natureza.
As obras da carne são as manifestações de nossa natureza pecaminosa, uma natureza sem Deus, uma natureza não redimida.
Vejamos o que podemos aprender sobre o Fruto do Espírito.
1 – A Definição do Fruto
Quando olhamos para a palavra fruto neste texto, aprendemos três coisas:
Seu Significado: A palavra Karpos significa: fruto, colheita, safra, produto da vegetação; por extensão: ação, atividade, produto de uma pessoa. Metaforicamente, aquilo que se origina ou vem de algo, um efeito, um resultado, um trabalho, um ato e uma ação. Geralmente, “fruto”, “produto”, “resultado” e “ganho”.
Definição de fruto: Uma cultura ou produto vegetal; posteridade; descendência.
O fruto é singular: é um fruto: as obras da carne são muitas, mas o fruto do Espírito é um só
O Espírito de Deus é Aquele que o produz: isso está em contraste com as obras da carne. Há muitas obras da carne, mas há apenas um Fruto do Espírito.
É importante que saibamos que não podemos produzir essas características, é o Espírito de Deus que vai plantá-lo em nossas vidas e trabalhar nele para que ele cresça em nós.
2 – O Propósito de Deus para Nós
Para entender melhor o que Paulo está dizendo aqui, precisamos saber o que Deus tem reservado para nós. Qual é o Seu propósito para cada um de nós?
O plano de Deus não é apenas nos salvar; Ele tem outra coisa em mente. Seu propósito é nos fazer parecer com Seu Filho Jesus Cristo. Aqui estão alguns textos que nos ajudarão a ver isso:
“Rom. 8:29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Rom. 8:30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
2Cor. 3:18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Gal. 4:19 meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;”
Chamamos isso de santificação. É o processo operado pelo Espírito Santo para fazer você crescer dia a dia à imagem de Cristo.
Esse é o propósito de Deus para você e para mim, que pareçamos e nos comportemos como Cristo.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário