Nossa geração tem visto pessoas proclamando as Boas Novas, de diferentes maneiras. Vimos aqueles que estão “na sua cara”, agressivos, vimos, ou pelo menos ouvimos falar dos “pregadores de fogo e enxofre”; e conhecemos os televangelistas que falam de tudo, do dinheiro à cura, mas não tocam no Evangelho.
Em Colossenses 4:2-6, Paulo está falando para a igreja sobre diferentes aspectos da proclamação. Neste texto vamos aprender uma coisa muito importante.
3 – A PROCLAMAÇÃO DEVE SER FEITA COM A ATITUDE CORRETA
A terceira coisa que Paulo compartilha conosco é que o anúncio deve ser feito com a atitude correta. Às vezes, não temos melhores resultados de nossa proclamação, ou Conversa Santa, porque nossa atitude é errada. Não nos importamos com suas vidas, estamos interessados em nosso ponto de vista, em vencer a batalha, conquistá-los para nossa igreja, provar que eles estão errados, etc.
Precisamos entender que não podemos converter ninguém. Esta é uma prerrogativa do Espírito Santo e da Palavra de Deus. Apenas compartilharemos nossa fé em Cristo com nossos amigos, familiares, colegas e vizinhos.
Por causa disso, Paulo nos dá alguns conselhos sobre como fazê-lo:
“Col. 4:5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.
Col. 4:6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.”
A. Seja sábio – A primeira palavra que ele usa é sábio, “seja sábio”. Deus nos permitirá saber o que dizer, quando dizer e como dizê-lo. É a nossa atitude em relação aos de fora. Algumas vezes, nossa vida e testemunho são tão pobres, que quando tentamos falar sobre religião, igreja ou mesmo Jesus, já os perdemos. Eles não querem ouvir nada de nós.
B. Cheio de Graça – A segunda coisa que Paulo diz é: tudo deve ser feito com graça, com MUITA GRAÇA. A graça é um favor imerecido. As pessoas precisam saber que estamos interessados em seu bem-estar, não em seu dinheiro e presença em nossa igreja. Seria bom que isso acontecesse, mas essa não é a principal razão.
C. Temperado com sal – Por fim, Paulo diz que nossa conversa deve ser temperada com sal. A razão é estar preparado para responder a qualquer pergunta da maneira correta. O sal preserva e dá sabor às coisas. Nossa conversa sobre nossa fé deve ter o mesmo efeito, deve marcar a pessoa e dar-lhe um gosto diferente sobre a vida e a fé.
Deus está chamando cada um de nós para anunciar as boas novas de Jesus. Você não precisa de um púlpito para fazer isso.
O livro sem palavras, o elástico e os panfletos são apenas ferramentas para ajudá-lo a entender e lembrar a cosmovisão cristã.
A. Você precisa saber no que acredita, pelo menos o mínimo.
B. Você precisa fazer a proclamação parte de sua conversa e explicar sua fé.
C. Você tem que fazer isso com graça e amor.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário