sábado, 30 de setembro de 2023

Crescendo amplamente através da Proclamação – Parte 5

Nossa geração tem visto pessoas proclamando as Boas Novas, de diferentes maneiras. Vimos aqueles que estão “na sua cara”, agressivos, vimos, ou pelo menos ouvimos falar dos “pregadores de fogo e enxofre”; e conhecemos os televangelistas que falam de tudo, do dinheiro à cura, mas não tocam no Evangelho.

Em Colossenses 4:2-6, Paulo está falando para a igreja sobre diferentes aspectos da proclamação. Neste texto vamos aprender uma coisa muito importante.

3 – A PROCLAMAÇÃO DEVE SER FEITA COM A ATITUDE CORRETA

A terceira coisa que Paulo compartilha conosco é que o anúncio deve ser feito com a atitude correta. Às vezes, não temos melhores resultados de nossa proclamação, ou Conversa Santa, porque nossa atitude é errada. Não nos importamos com suas vidas, estamos interessados em nosso ponto de vista, em vencer a batalha, conquistá-los para nossa igreja, provar que eles estão errados, etc. 

Precisamos entender que não podemos converter ninguém. Esta é uma prerrogativa do Espírito Santo e da Palavra de Deus. Apenas compartilharemos nossa fé em Cristo com nossos amigos, familiares, colegas e vizinhos.

Por causa disso, Paulo nos dá alguns conselhos sobre como fazê-lo:

“Col. 4:5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.

Col. 4:6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.”

A.           Seja sábio – A primeira palavra que ele usa é sábio, “seja sábio”. Deus nos permitirá saber o que dizer, quando dizer e como dizê-lo. É a nossa atitude em relação aos de fora. Algumas vezesnossa vida e testemunho são tão pobres, que quando tentamos falar sobre religião, igreja ou mesmo Jesus, já os perdemos. Eles não querem ouvir nada de nós.

B.            Cheio de Graça – A segunda coisa que Paulo diz é: tudo deve ser feito com graça, com MUITA GRAÇA. A graça é um favor imerecido. As pessoas precisam saber que estamos interessados em seu bem-estar, não em seu dinheiro e presença em nossa igreja. Seria bom que isso acontecesse, mas essa não é a principal razão.

C.           Temperado com sal – Por fim, Paulo diz que nossa conversa deve ser temperada com sal. A razão é estar preparado para responder a qualquer pergunta da maneira correta. O sal preserva e dá sabor às coisas. Nossa conversa sobre nossa fé deve ter o mesmo efeito, deve marcar a pessoa e dar-lhe um gosto diferente sobre a vida e a fé.

Deus está chamando cada um de nós para anunciar as boas novas de Jesus. Você não precisa de um púlpito para fazer isso.

O livro sem palavras, o elástico e os panfletos são apenas ferramentas para ajudá-lo a entender e lembrar a cosmovisão cristã.

A.  Você precisa saber no que acredita, pelo menos o mínimo.

B.   Você precisa fazer a proclamação parte de sua conversa e explicar sua fé.

C.   Você tem que fazer isso com graça e amor.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 23 de setembro de 2023

Crescendo amplamente através da Proclamação – Parte 4

Para algumas pessoas, compartilhar o Evangelho é um enorme desafio. Eles não sabem o que fazer ou como fazer. É claro que temos uma tendência natural para complicar as coisas.

Em Colossenses 4:2-6 Paulo está pedindo aos Colossenses que orem por ele para que ele possa anunciar a mensagem. Paulo também nos dá uma boa ideia sobre a proclamação e seus métodos.

1 – PROCLAMAÇÃO É EXPLICAÇÃO

A primeira coisa que Paulo menciona, e devemos entender é que o anúncio é uma explicação do que acreditamos. Nós apenas compartilhamos com a pessoa ou grupo nossa crença.

Eis o que Paulo escreveu aos Colossenses:

“Col. 4:3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;”

A.           É sobre Cristo – Este versículo nos diz que é uma explicação sobre Cristo. Não se trata da nossa religião, denominação, nem mesmo da nossa igreja. É sobre Cristo, quem Ele é, o que Ele fez e como poderíamos ter um relacionamento com Ele.

B.            Deve ser clara – O outro aspecto é sobre clareza. Temos de encontrar uma forma de manter a proclamação descomplicada. Às vezes usamos todos os termos cristãos e jargõesteológicos, tornando a proclamação muito difícil de ser entendida.

C.           Deve ser uma conversa – Deve ser incorporado à nossa conversa. A palavra que Paulo usa aqui significa: “Conversa”. Os cristãos devem falar sobre seu Salvador, em modo de conversa. Não precisamos mudar nosso tom e linguagem para falar sobre nossa fé em Jesus. Não devemos ser “presunçosos”.

2 – PROCLAMAÇÃO APROVEITA OPORTUNIDADES

A segunda coisa que este texto nos diz sobre a proclamação é que devemos estar atentos às oportunidades que se abrem para nós diariamente.

Paulo nos diz que há dois tipos de oportunidades disponíveis para nós:

A.           Uma porta que Deus abre por causa da oração – O primeiro tipo de oportunidade é aquele em que todos participamos. Somos parte ativa do processo. ORAMOS para que a porta seja aberta. Todos podem fazer parte deste processo porque todos podem orar. Foi o que Paulo perguntou à igreja.

“Col. 4:3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra,”

B.            As que vem para nós – A segunda é sobre as oportunidades que virão para nós, e às vezes elas nos surpreendem. Paulo e Pedro nos dizem para estarmos preparados para essas ocasiões e “aproveitar ao máximo todas as oportunidades”.

“Col. 4:5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.”

Meu amigo, a proclamação é um dos aspectos mais importantes na vida de um cristão. Precisamos saber que não é apenas obra dos pregadores. Nesta passagem Paulo está escrevendo para uma igreja local, ele quer que todos os membros da igreja estejam envolvidos no ministério.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Crescendo amplamente através da Proclamação – Parte 3

Você conhece sua visão de mundo? Todo mundo tem uma visão de mundo; gostamos ou não. Temos que explicar em nossa mente e coração, quem somos, de onde viemos, por que fazemos as coisas da maneira que fazemos e para onde vamos. 

Aqui estão algumas informações sobre visão de mundo:

“Todo mundo tem uma visão de mundo. Independentemente de percebermos ou não, todos nós temos certos pressupostos e vieses que afetam a maneira como vemos toda a vida e a realidade. Uma visão de mundo é como um conjunto de lentes, que mancham nossa visão ou alteram a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor. Nossa visão de mundo é formada por nossa educação na escola, nossa educação em casa, a cultura em que vivemos, os livros que lemos, as mídias e filmes que absorvemos, etc. Para muitas pessoas, sua visão de mundo é simplesmente algo que absorveram por osmose de suas influências culturais ao nosso redor. Eles nunca pensaram estrategicamente sobre o que acreditam e não seriam capazes de dar uma defesa racional de suas crenças aos outros.” Israel Wayne.

Perguntas que a visão de mundo deve responder:

1.    O que é o mundo? Uma explicação do mundo.

2.    Como chegamos até aqui? De onde viemos? 

3.    Como fazemos o que fazemos?

4.    Por que fazemos o que fazemos?

5.    Para onde vamos?

6.    O que é certo e errado, verdadeiro e falso?

Proclamação é quando você compartilha sua visão de mundo. Quando anunciamos o Evangelho, estamos apenas compartilhando nossa visão de mundo. Infelizmente, na maioria das vezes, não sabemos como fazer ou como começar.

Hoje em dia existem muitas ferramentas que nos ajudam a compartilhar as Boas Novas. Mas há um, atribuído a um sermão que Charles Spurgeon pregou, chamado: O Livro Sem Palavra.

São apenas algumas páginas coloridas juntas, e cada cor representa um aspecto da mensagem.

A Página dourada representa o Céu, Deus, Seu amor e propósito para nós. (Apocalipse 21:18, 21) João 14:2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. [3] E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

A Página escura representa a queda da humanidade, nossa desobediência e falênciaRomanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

 A Página Vermelha representa o sacrifício de Jesus para pagar nossas dívidas e nos reconciliar com Deus. João 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 A Página Azul representa nossa fé, nossa confiança em Jesus e Suas obras. Gálatas 2:16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.

A Página Branca representa o perdão de Deus baseado no sacrifício de Jesus. Salmo 51:7 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.

A Página Verde representa o nosso crescimento nesta nova vida com Cristo. 2Pedro 3:18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

Como você pode ver, essa ferramenta simples pode nos ajudar a explicar nossa visão de mundo.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 9 de setembro de 2023

Crescendo amplamente através da Proclamação – Parte 2

Lembro-me dos problemas que tive quando comecei a usar diferentes ferramentas para comunicar a mensagem. A oposição era enorme. Jesus nos enviou para proclamar a mensagem, mas Ele não foi específico sobre como. No mundo em que vivemos agora, a comunicação é totalmente diferente. 

Vejamos mais alguns aspectos importantes dessa proclamação.

2 – USAR A MENSAGEM APROPRIADA

A segunda coisa que Jesus faz é limitar o grupo que deve ser alcançado naquele momento. 

É importante que entendamos que este foi seu primeiro esforço de alcance e eles não devem sair dos limites, mas estender a mão para as pessoas que estavam perdidas em Israel.

E para eles a mensagem era simples e clara. Por quê? Porque eles entenderiam essa linguagem. Eles sabiam o que o “O Reino dos Céus está próximo”, significava. Eles foram criados aprendendo todas essas coisas.

“Mateus 10:7 e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus.”

É preciso entender que, para cada grupo, a mensagem será diferente, pois eles têm um pano de fundo diferente.

A.           Os gentios – Eles precisam saber tudo. Eles precisam saber que existe um só Deus; eles precisam saber sobre nossas falhas, sobre Jesus, e quem Ele é, sobre perdão, salvação, etc.

B.            Os samaritanos – Eles têm algumas informações, mesmo que distorcidas, sobre o cristianismo. Nosso ministério é ajudá-los a conhecer os detalhes que estão faltando e levá-los à fé em Cristo.

C.           As Ovelhas Perdidas de Israel – São aquelas que foram criadas na igreja, sabem que precisam voltar para a igreja e para Deus, mas estão ocupadas demais e entretidas demais para fazer isso.

3 – ENTENDENDO O TAMANHO DO NOSSO DESAFIO

Eu vou compartilhar com você informações sobre o meu campo missionário aqui nos Estados Unidos e na minha região. Você precisa procurar este tipo de informação em sua região. Uma igreja de tamanho médio nos EUA tem 75 participantes regulares no culto das manhãs de domingo, de acordo com o Estudo das Congregações Nacionais.

O estado da Florida empatou com a 32ª maior frequência semanal à igreja nos Estados Unidos,com 32% dos residentes indo aos cultos todas as semanas.

Como você pode ver, aqui na Florida, estamos acima da média em adesão e participação. No condado de Brevard, onde eu moro e pastoreio, os números são: Cristãos: 178.317, e não-cristãos/não identificados: 365.059. Esses números refletem números médioso que nos mostra um tremendo Campo Missionário bem na nossa frente, mas muito difícil.

É por isso que é muito importante colocarmos nossas vidas cristãs no lugar certo e começar a pensar nos que estão do lado de fora. 

Há muitas OVELHAS PERDIDAS DE ISRAEL ao nosso redor e o primeiro passo em nossa missão é estender a mão para elas e trazer algumas delas para o rebanho.

Temos de parar de dar um tiro no próprio pé. Não estamos aqui para nos servir. Estamos aqui para trazer Jesus para esta área, e trazer as pessoas desta área para Jesus. Se isso não é o que você tinha em mente quando se inscreveu para esta missão, então você deve reconsiderar se igreja é o lugar certo para você.

Deus te abençoe, 

Pastor Lucas

sábado, 2 de setembro de 2023

Crescendo Amplamente através da Proclamação – Parte 1

Alguns de vocês se lembram de um dos meus primeiros sermões, se não o primeiro aqui na Cocoa Presbyterian Church, quando usei óculos diferentes.

Os óculos nos ajudaram a ver as pessoas ao nosso redor de uma maneira diferente.

A ideia desse sermão é que nós, os cristãos, vemos as pessoas de uma maneira diferente.

A.           Os Óculos Escuros – Os Primeiros óculos são os escuros – não vemos nada, nem ninguém. Nós simplesmente os ignoramos. Às vezes usamos esses óculos para algum grupo específico de pessoas. Algumas pessoas usam esses óculos para classes sociais, cor, etnia e grupos econômicos. Eles não fazem parte do nosso grupo. Não os vejo.

B.            Os Óculos Azuis – Os segundos óculos são os azuis – com estes vemos todas as pessoas azuis. O azul é uma cor agradável; significa que todos estão bem. Ninguém tem problemas. Todo mundo está ótimo. Por isso, não precisamos fazer nada. Não há missão para nós, porque não há necessidade lá fora.

C.           Os Óculos Tortos – Os terceiros óculos são os tortos – com estes vemos todos distorcidos, tortos, e por isso acreditamos que eles não podem mudar. Não há esperança para eles. Por que devemos desperdiçar nosso tempo e dinheiro com pessoas que não podem e não vão mudar?

No meu sermão, falei sobre ver com os olhos de Jesus, a misericórdia e a graça.

Em Mateus 10:1-8, Jesus está conversando com os apóstolos. Ele nomeia os doze e os envia para sua primeira missão. Ele deu instruções específicas, sobre para onde ir, o que levar, como ministrar ao povo e o que dizer, a mensagem.

Se quisermos ser bem-sucedidos em nossa missão, precisamos aprender com Jesus e os apóstolos.

1 – DEFININDO NOSSO CAMPO MISSIONÁRIO

A primeira coisa que este texto nos ajuda a entender é o nosso campo missionário.

Existem três tipos diferentes de pessoas que precisam ouvir a mensagem de Jesus. Nós, como igreja, devemos ser capazes de identificá-las e adaptar a mensagem de forma apropriada para elas.

“Mateus 10:5-6 A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; [6] mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel;”

A.           Os gentios – O primeiro grupo mencionado aqui é o dos gentios – Os gentios representam aqueles que não têm conhecimento do cristianismo. Eles nunca ouviram falar de Jesus, da Bíblia e de qualquer outra coisa relacionada à nossa fé. No passado, eles estariam em um lugar estranho na Terra, mas agora, infelizmente, eles estão entre nós. Eles vão para a escola com nossos filhos, trabalham conosco na mesma empresa e são nossos vizinhos.

B.            Os samaritanos – O segundo grupo deste texto são os samaritanos – São pessoas que eram mistas, tinham a mesma origem e raiz, mas não acreditavam no que acreditamos. Eles sabem no que acreditamos, mas decidiram seguir outro caminho e rota em sua fé.

C.           As Ovelhas Perdidas de Israel – O último grupo que Jesus mencionou é o das Ovelhas Perdidas de Israel – São as que  acreditam nas mesmas coisas que nós cremos, costumavam ir à igreja, ainda têm um bom fundamento na fé cristã, algumas delas conhecem a Bíblia, mas por algum motivo não foram capazes de fazer conexões e o compromisso com Jesus e Sua igreja.

Como você pode ver, nós, os discípulos de Cristo e Sua igreja, temos muito trabalho a fazer.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas