sábado, 5 de agosto de 2023

Crescendo mais alto através da oração – Parte 3

A oração de Epafras é uma oração muito poderosa. Ele estava lutando em oração por seus irmãos e irmãs. Todos nós podemos aprender com sua oração como desenvolver nossa própria vida de oração. Você pode encontrar o texto em Colossenses 4:11-13. Aqui está outra grande lição de sua oração.

3 – ORANDO PELAS NECESSIDADES CERTAS

A última coisa que Paulo menciona sobre a oração são as razões certas pelas quais orar. No final do versículo, Paulo nos diz não apenas as razões certas, mas as necessidades mais importantes que temos. Paulo não falou sobre questões de saúde, trabalho, paz mundial, relacionamentos, etc. Essas são necessidades válidas que temos. Mas as que Paulo menciona aqui são as necessidades que valem a nossa agonia, a nossa luta diante do Senhor.

Col. 4:12 ... para que você possa permanecer maduro e plenamente seguro em tudo o que Deus quer. 

Outra versão coloca desta forma:

Col. 4:12 ... para que possais permanecer firmes em toda a vontade de Deus, maduros e plenamente seguros.

A.           Para que você possa permanecer firme em toda a vontade de Deus  – "histeœmi –  de permanecer, de permanecer (firme), estar presente; parar; (tr.) para fazer ficar, colocar, colocar, estabelecer" – A primeira necessidade é que eles permaneçam firmes em toda a vontade de Deus. Esta é uma das coisas mais importantes em nossa vida cristãfazer a vontade de Deus, estar no centro de Sua vontade, e para que isso aconteça precisamos de pessoas ao nosso redor, um dosnossos, para orar e lutar em oração por nós.

B.            Maduros – "teleiosa. perfeitos, maduros, acabados" – A segunda necessidade que Paulo menciona é a maturidade cristã, e Epafras estava lutando para que os Colossenses se tornassem maduros em Cristo. Ele não queria uma igreja de bebês cristãos. É muito complicado, muito difícil fazer qualquer coisa. Queremos sempre que a nossa vontade seja feita; queremos todos os brinquedos para nós. Estamos sempre reclamando. Epafras lutava em oração para que o povo fosse maduro em sua vida cristã.

C.           Totalmente seguro – "pleœrophoreoœ, v. cumprir (completamente); (passar.) para estar plenamente assegurado, convencido, persuadido" – Finalmente, ele estava lutando em oração para que eles estivessem assegurados, plenamente seguros. Eles teriam uma fé e conhecimento de Deus sem dúvidas, sem incertezas. A igreja colossense, estava enfrentando uma batalha interna com filosofias e religiões da época, e alguns dos membros estavam cedendo a esses pensamentos e visões de mundo. Por essa razão e por essa necessidade, Epafras estava lutando em oração por eles. Eles precisavam se manter firmes e plenamente seguros de suas crenças.

Como você pode ver, a oração no Novo Testamento tem uma perspectiva diferente. A oração é uma luta constante que passamos uns pelos outros para alcançar necessidades específicas.

Gostaria de encorajá-lo a começar a fazê-lo. Aqui estão alguns passos simples para conseguir isso:

1.    Escolha uma ou mais pessoas em sua congregação (você também pode orar por sua família, amigos, colegas, etc.). 

2.    Se você não sabe o nome dele/a, apresente-se e pergunte o seu nome.

3.    Faça a oração de Epafras por eles usando estas palavras:

“PAI CELESTIAL, EU ORO PARA QUE (DIGA O NOME DA PESSOA)PERMANEÇA FIRME EM TODA A SUA VONTADE, SEJA MADURO/A EM SUA VIDA CRISTÃ E ESTEJA PLENAMENTE SEGURO/A EM SUA FÉ. EM NOME DE JESUS, EU ORO. AMÉM!”

É esse tipo de gente que queremos na igreja. Pessoas que permanecerão firmes no Senhor, maduras em sua vida cristã e seguras de sua fé.

Por favor, orem uns pelos outros para que sejamos esse tipo de gente.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: