sábado, 26 de agosto de 2023

Crescendo amplamente através do serviço – Parte 3

Há muitas razões para servirmos. Podemos servir porque há uma necessidade, um irmão ou uma irmã enfrentando um momento difícil, ou podemos servir apenas para nos sentirmos bem, para ter a sensação de que estamos fazendo diferença.

Em 1PEDRO 4:10-11, encontramos outra razão para servir. Vejamos.

3 – SERVIR PARA TRAZER GLÓRIA A DEUS

Finalmente, Pedro nos dirá que todo serviço, não importa por meio de palavras ou ações, deve trazer glória a Deus.  Eis o texto:

 

“1Pedro 4:11... para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”

 

A.           Em todas as coisas – Ele diz que isso inclui tudo, todas as coisas. Tudo o que fazemos deve trazer glória a Deus. As pessoas que estão recebendo o serviço devem saber que você não está fazendo isso apenas porque você é uma boa pessoa. Você está fazendo isso porque Deus lhe deu as habilidades e dons Ele ama essa pessoa.

B.            Deus deve ser louvado – Pedro diz que Deus deve ser louvado através do nosso serviço. Louvaremos a Ele pelos dons que Ele nos deu para servir aos outros. As pessoas que recebem o serviço O louvarão por causa de Sua graça e amor para com eles. Deus será louvado de todos os lados.

C.           Por meio de Jesus Cristo – Seu louvor é por meio de Jesus Cristo. Por que Pedro acrescentou essa frase aqui? Estamos falando de Deus o tempo todo. Acredito que seja só por isso. As pessoas precisam saber que tudo o que fazemos por Deus é através de Jesus Cristo. Ele é o intermediário entre Deus e os humanos. Toda a glória dirigida a Deus deve passar por Jesus Cristo.

D.           A Ele seja a glória e o poder para todo o sempre. Amém. – Pedro termina este texto com uma doxologia. Dizendo que tudo pertence a Deus, tudo é para Ele, a glória, a exaltação, o poder e a força, não só agora, mas para todo o sempre. Amém. Isso nos ajuda a entender que tudo o que fazemos deve trazer Glória a Deus. Tudo!

Você está ciente dos dons que Deus lhe deu? Você consegue identificar se são palavras ou ações? Você tem usado? O uso deles está trazendo Glória a Deus ou a você?

Quando foi a última vez que você usou os dons que você recebeu? Deus foi glorificado por isso?

Gostaria de desafiá-lo a fazer algumas coisas esta semana: Peça a Deus que lhe dê a oportunidade de servir alguém com os dons que Deus lhe deu. Não se esqueça de deixar a pessoa para quem você está fazendo isso, saber que Deus a ama e porque Ele pediu que você fizesse esse serviço. Finalmente, ambos devem louvar a Deus por Seu maravilhoso amor.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 19 de agosto de 2023

Crescendo amplamente através do serviço – Parte 2

A igreja cristã no ocidente está enfrentando um dos momentos mais desafiadores de sua história. Em um relatório recente do instituto Gallup, aprendemos que “o número de membros da Igreja dos EUA cai abaixo da maioria pela primeira vez”.

Mas não é só na frequência que temos problema, a participação e o envolvimento dos membros na vida da igreja também estão diminuindo. Para igrejas grandes e ricas isso não é um problema, já que elas podem contratar obreiros, mas para igrejas médias e pequenas isso é um retrocesso enorme, porque elas contavam com seus membros para fazer o ministério.

Em 1PEDRO 4:10-11, temos um texto muito importante sobre o serviço e a necessidade de cada um de nós estar envolvido na vida da igreja. Aqui está o segundo aspecto desse serviço.

2 – SERVIR ATRAVÉS DE PALAVRAS E AÇÕES

Pedro neste texto nos diz que existem duas maneiras de servir. Podemos dividir os serviços em duas categorias: Palavras e Ações. Eis o texto:

 

“1Pe 4:11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre …”

 

A.           Quem fala, fale a Palavra de Deus – Uma das formas de servir as pessoas é através das palavras. Pedro diz que aqueles que têm dons de palavra devem falar a Palavra de Deus. É muito comum pessoas que têm dons envolvendo a palavra dar sua opinião, e compartilhar suas próprias ideias. Pedro está dizendo que os cristãos, que servirão aos outros através da palavra, devem fazer isso usando a Palavra de Deus. Eles pregam, ensinam, fazem aconselhamento, etc. Não importa o que façam, tem que ser baseado na Palavra de Deus.

B.            Aqueles que servem, com a força que Deus fornece – A segunda maneira de servir as pessoas é através de obras. Algumas pessoas receberam dons não para falar, ensinar ou pregar, mas receberam dons de Deus, para fazer coisas que outras pessoas não podem fazer. Eles precisam perceber que os dons são de Deus, e o que eles estão fazendo é apenas usar esses dons para ajudar alguém que precisa. Pedro também menciona que eles devem fazer isso com a força que Deus provê. É maravilhoso que Deus dá os dons e forneça a força, para que o trabalho seja feito.

Um dos desafios com esses dons é quando as pessoas têm um dom e tentam exercer outro dom. Na maioria das vezes as consequências serão desastrosas. Você pode imaginar aqueles que têm o dom da palavra tentando servir como aqueles que têm o dom do serviço? Eles serão capazes de descrever um martelo e dizer como usar o martelomas não poderão fazer mais nada, a menos que queiram dizer ao martelo: Martelo bate no prego, agora!!” Não, não vai acontecer. Precisamos de alguém que saiba administrar o martelo.

Por outro lado, você consegue imaginar alguém que tem o dom de serviço tentando aconselhar alguém, ou chamando alguém para conversar e ensiná-lo? Eles provavelmente diriam algo assim: “Ei, eu não tenho muito tempo, me diga o que está acontecendo e vou tentar te consertar”.

Deus lhe deu dons, dons especiais para serem usados em Seu Reino. Você só precisa encontrá-los e usá-los.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 12 de agosto de 2023

Crescendo amplamente através do serviço – Parte 1

Estamos vivendo em uma época em que as pessoas, e quando digo pessoas, quero dizer membros da igreja, querem ser servidas. Elas procuram igrejas que são grandes e têm tudo planejado, assim sendo elas não precisam fazer nada.

Em nossa série, até agora, vimos que devemos nos aprofundar através da Palavra e crescer mais alto por meio da oração. Hoje vamos começar a ver outra maneira ou jeito que devemos crescer. Devemos crescer MAIS ATRAVÉS DO SERVIÇO.

O serviço é um aspecto muito importante da vida cristã. Você não pode ser um cristão de verdade ou um cristão maduro sem a Palavra de Deus e a Oração. Você não pode ser um cristão de verdade sem servir aos outros. O serviço é uma característica muito essencial na vida do cristão.

Todo trabalhador, não importa o que faça, precisa de ferramentas adequadas para realizar seu trabalho. Em 1Pedro 4:10-11, o apóstolo Pedro nos diz que para servir bem devemos ter ferramentas adequadas. Em nosso ministério cristão não é diferente, para servir as pessoas também precisamos de ferramentas. Sem elas não conseguiremos servir a ninguém.

Este texto nos ajuda a crescer mais através do serviço. Vejamos como.

1 – SERVIR COM OS DONS QUE RECEBEMOS

A primeira lição que aprendemos é que serviremos com os dons que recebemos. Eis o texto: “1Pet. 4:10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”

A.           Cada um – A primeira coisa que Pedro diz é que os dons são para cada um de nós. Um verdadeiro cristão não pode dizer que não tem nenhum dom e talento para servir aos outros. É perigoso chamar Deus de mentiroso. A Bíblia diz que todo cristão recebeu um dom, e a ênfase aqui é CADA UM, sem exceção.

B.            Presente recebido – A segunda coisa que Pedro está dizendo aqui é que isso não é algo para o qual você trabalhoumas você recebeu o dom de Deus, através de Sua incrível e maravilhosa graça. Você sabe como fazer algo porque Deus lhe deu. Deus, por meio de Seu Espírito, lhe deu dons para serem usados em Seu Reino. Se você é cristão, você tem, pelo menos um deles.

C.           Servir aos outros – A razão pela qual Deus deu esses dons a você é para que você os use para servir aos outros. Há pessoas em sua igreja e fora dela que precisam de sua ajuda, e Deus lhe deu habilidades para ajudá-las em sua situação. Deus o capacitou com ferramentas, para que Ele possa usá-lo para expandir Seu Reino.

D.           Administrar fielmente a graça de Deus – O que Deus nos pede é que sejamos fiéis no uso de Seus dons. Devemos administrar esses dons adequadamente de forma que as pessoas ao nosso redor recebam o amor de Deus por meio de nós e de nosso serviço. Somos simples administradores desses dons, nada mais, nada menos.

Meu amigo, se você conhece os dons que recebeu, use-os. Se não, gostaria de encorajá-lo a encontrá-los e aprender a usá-los em sua vida diária.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 5 de agosto de 2023

Crescendo mais alto através da oração – Parte 3

A oração de Epafras é uma oração muito poderosa. Ele estava lutando em oração por seus irmãos e irmãs. Todos nós podemos aprender com sua oração como desenvolver nossa própria vida de oração. Você pode encontrar o texto em Colossenses 4:11-13. Aqui está outra grande lição de sua oração.

3 – ORANDO PELAS NECESSIDADES CERTAS

A última coisa que Paulo menciona sobre a oração são as razões certas pelas quais orar. No final do versículo, Paulo nos diz não apenas as razões certas, mas as necessidades mais importantes que temos. Paulo não falou sobre questões de saúde, trabalho, paz mundial, relacionamentos, etc. Essas são necessidades válidas que temos. Mas as que Paulo menciona aqui são as necessidades que valem a nossa agonia, a nossa luta diante do Senhor.

Col. 4:12 ... para que você possa permanecer maduro e plenamente seguro em tudo o que Deus quer. 

Outra versão coloca desta forma:

Col. 4:12 ... para que possais permanecer firmes em toda a vontade de Deus, maduros e plenamente seguros.

A.           Para que você possa permanecer firme em toda a vontade de Deus  – "histeœmi –  de permanecer, de permanecer (firme), estar presente; parar; (tr.) para fazer ficar, colocar, colocar, estabelecer" – A primeira necessidade é que eles permaneçam firmes em toda a vontade de Deus. Esta é uma das coisas mais importantes em nossa vida cristãfazer a vontade de Deus, estar no centro de Sua vontade, e para que isso aconteça precisamos de pessoas ao nosso redor, um dosnossos, para orar e lutar em oração por nós.

B.            Maduros – "teleiosa. perfeitos, maduros, acabados" – A segunda necessidade que Paulo menciona é a maturidade cristã, e Epafras estava lutando para que os Colossenses se tornassem maduros em Cristo. Ele não queria uma igreja de bebês cristãos. É muito complicado, muito difícil fazer qualquer coisa. Queremos sempre que a nossa vontade seja feita; queremos todos os brinquedos para nós. Estamos sempre reclamando. Epafras lutava em oração para que o povo fosse maduro em sua vida cristã.

C.           Totalmente seguro – "pleœrophoreoœ, v. cumprir (completamente); (passar.) para estar plenamente assegurado, convencido, persuadido" – Finalmente, ele estava lutando em oração para que eles estivessem assegurados, plenamente seguros. Eles teriam uma fé e conhecimento de Deus sem dúvidas, sem incertezas. A igreja colossense, estava enfrentando uma batalha interna com filosofias e religiões da época, e alguns dos membros estavam cedendo a esses pensamentos e visões de mundo. Por essa razão e por essa necessidade, Epafras estava lutando em oração por eles. Eles precisavam se manter firmes e plenamente seguros de suas crenças.

Como você pode ver, a oração no Novo Testamento tem uma perspectiva diferente. A oração é uma luta constante que passamos uns pelos outros para alcançar necessidades específicas.

Gostaria de encorajá-lo a começar a fazê-lo. Aqui estão alguns passos simples para conseguir isso:

1.    Escolha uma ou mais pessoas em sua congregação (você também pode orar por sua família, amigos, colegas, etc.). 

2.    Se você não sabe o nome dele/a, apresente-se e pergunte o seu nome.

3.    Faça a oração de Epafras por eles usando estas palavras:

“PAI CELESTIAL, EU ORO PARA QUE (DIGA O NOME DA PESSOA)PERMANEÇA FIRME EM TODA A SUA VONTADE, SEJA MADURO/A EM SUA VIDA CRISTÃ E ESTEJA PLENAMENTE SEGURO/A EM SUA FÉ. EM NOME DE JESUS, EU ORO. AMÉM!”

É esse tipo de gente que queremos na igreja. Pessoas que permanecerão firmes no Senhor, maduras em sua vida cristã e seguras de sua fé.

Por favor, orem uns pelos outros para que sejamos esse tipo de gente.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas