Todos os cristãos devem saber disso, a oposição à nossa fé é uma certeza. Não é uma questão de se, mas quando. Jesus advertiu os discípulos desde o princípio.
Isto é o que Jesus disse: “Mateus 5:11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.”
1 – AS ESPECIFICIDADES DA PERSEGUIÇÃO
As primeiras lições que aprendemos com este versículo é a especificidade da perseguição. Vejamos algumas das descrições.
A. INSULTAR – Acumular insultos, denunciar, encontrar culpas, repreender. A palavra em grego dá a ideia de injuriar, repreender ou insultar seriamente, e literalmente significa lançar nos dentes. Lançar insultos é lançar palavras abusivas na cara de um oponente, zombar violentamente.Isto é o que Pedro disse à igreja: “1Pedro 4:14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.”
B. PERSEGUIR – Perseguir, caçar, oprimir e assediar sistematicamente uma pessoa ou grupo, com um significado estendido de perseguir uma pessoa a pé em uma perseguição. Jesus enfatizaria essa ideia mais tarde: “Mateus 24:9 Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.”
C. PRONUNCIAR TODOS OS TIPOS DE MAL CONTRA VOCÊ FALSAMENTE – Dizer todos os tipos de coisas más, erradas e falsas sobre você. A fidelidade a Cristo levará os inimigos do evangelho a dizer todos os tipos de mal contra nós falsamente. Enquanto insultos são palavras abusivas ditas em nossos rostos, essas coisas más são principalmente palavras abusivas ditas pelas nossas costas. Jesus experimentou esse tipo de perseguição: “Marcos 14:56 Pois muitos testemunhavam falsamente contra Jesus, mas os depoimentos não eram coerentes.”
2 – MOTIVOS DA PERSEGUIÇÃO
O próximo aspecto da perseguição que Jesus menciona nesta Bem-Aventurança é a razão o motivo: “Mateus 5:11 ... por minha causa.” É por causa de Jesus
A. POR CAUSA DE QUEM ELES SÃO – A principal razão para essa perseguição específica é quem somos, nós somos cristãos. Pedro deixou este ponto claro para a igreja: “1Pedro 4:16 mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.” Paulo também mencionou isso ao seu discípulo Timóteo: “2Timóteo 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” A primeira razão é dirigida a quem somos, somos cristãos, e por isso seremos perseguidos.
B. POR CAUSA DO QUE ELES ACREDITAM – A segunda razão é por causa do que acreditamos. Muitas pessoas são cristãs, mas sua crença em Cristo é de acordo com este mundo, elas não têm um compromisso mais profundo com Jesus e Sua Palavra. Eles não permanecem firmes nessas crenças e, por isso, não são perseguidos. Isto é o que Paulo escreveu aos Gálatas: “Gálatas 6:12 Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.”
C. POR CAUSA DE SEU TESTEMUNHO – Finalmente, seremos perseguidos por causa de nosso testemunho. Não é só pelo que acreditamos, mas também pelo que dizemos. É a nossa confissão sobre Jesus e Sua Palavra que nos trará perseguição. Esta é a visão que o apóstolo João teve: “Apocalipse 20:4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”
Como você pode ver, meu amigo, essa perseguição é dirigida diretamente àqueles que se chamam cristãos, creem nEle e proclamam a Ele e Seus ensinamentos.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário