sábado, 26 de novembro de 2022

Bem-Aventuranças: A felicidade que ninguém quer – Aqueles que são perseguidos por Jesus – Parte 3

          Meus amigos, Jesus deixou claro aos Seus discípulos que eles seriam perseguidos. Os outros autores do Novo Testamento tomaram o mesmo caminho, escrevendo às igrejas que enfrentariam perseguição por causa de sua fé. 

Neste terceiro artigo, aprenderemos o que Jesus e os apóstolos tinham a dizer sobre como lidar com a perseguição.

3 – COMO LIDAR COM A PERSEGUIÇÃO

Precisamos aprender a lidar com a perseguição. Precisamos saber que, se tivermos um compromisso com Cristo, seremos perseguidos. O importante aqui é saber o que devemos fazer quando vemos a perseguição chegando, ou estamos no meio dela.

A.            NÃO SE SURPREENDA – A primeira coisa que a Bíblia nos diz é que não devemos nos surpreender. Até agora você deve saber que está chegando.  Isto é o que Pedro disse“1Pedro 4:12 Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;”

B.            ORE POR AQUELES QUE O PERSEGUEM – A segunda coisa é orar por aqueles que o perseguem. Esta é a coisa certa a fazer e a coisa cristã a fazer. Rezai por eles.  Isto é o que Jesus disse“Mateus 5:44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;”

C.             ABENÇOE OS QUE VOS PERSEGUEM – A terceira coisa é abençoar os que vos perseguem. O texto é muito claro, abençoe e não amaldiçoe. O cristão tem uma atitude diferente na perseguição. Aqueles que nos perseguem devem ser abençoados.  Isto é o que Paulo escreveu“Rm 12:14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.”

D.            AGUENTE – A quarta coisa é suportá-lo, aguentar firme. Nós aguentamos, mesmo quando é doloroso. Nós nos colocamos nas mãos do Criador fiel, porque Ele cuidará de nós.  Paulo e Pedro enfatizam isso: 

1Coríntios 4:12 e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;”

“1Pedro 4:19 Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.”

E.            TESTIFIQUE – A quinta coisa a fazer é testificar, dar seu testemunho cristão. Esta será uma oportunidade maravilhosa para compartilharmos o Evangelho com aqueles que nos perseguem. Eles não entenderão no início, mas eventualmente verão que há algo diferente em nossas vidas.  Isto é o que Jesus disse“Lucas 21:12-13 – [12] Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; [13] e isto vos acontecerá para que deis testemunho.

F.            FUJA – A sexta coisa a fazer é fugir para outro lugar. Se você pode fazer issose você pode evitar ou deixar essa situação e lugar, faça-o. Você não precisa sofrer perseguição se a capacidade de sair estiver em suas mãos. A menos que o Senhor te oriente de outra forma.  Isto é o que Jesus disse aos discípulos“Mateus 10:23 Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem.”

“Mateus 23:34 Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas. A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade;”

A.            REGOZIJAI-VOS E ALEGRAI-VOS – A sétima coisa, diz a Palavra é, regozijai-vos e alegrai-vos. Somos participantes dos sofrimentos de Cristo. Estamos na direção certaestamos na companhia de grandes pessoas, como os profetas que sofreram por Cristo. Jesus disse“Mateus 5:12 Regozijai-vos e exultai,” E Pedro escreveu isto“1Pedro 4:13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.”

Como você pode ver, meu amigo, nosso Senhor e Seus apóstolos queriam preparar a igreja para as provações que todo discípulo enfrentaria. 

Que Deus nos dê graça e força para sermos discípulos, não importa o preço.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 19 de novembro de 2022

Bem-aventuranças: A felicidade que ninguém quer – Aqueles que são perseguidos por Jesus – Parte 2

         Todos os cristãos devem saber disso, a oposição à nossa fé é uma certeza. Não é uma questão de se, mas quando. Jesus advertiu os discípulos desde o princípio.

Isto é o que Jesus disse: “Mateus 5:11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.”

1 – AS ESPECIFICIDADES DA PERSEGUIÇÃO

As primeiras lições que aprendemos com este versículo é a especificidade da perseguição. Vejamos algumas das descrições.

A.            INSULTAR – Acumular insultos, denunciar, encontrar culpas, repreender. A palavra em grego dá a ideia de injuriar, repreender ou insultar seriamente, e literalmente significa lançar nos dentes. Lançar insultos é lançar palavras abusivas na cara de um oponente, zombar violentamente.Isto é o que Pedro disse à igreja: “1Pedro 4:14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.”

B.            PERSEGUIR – Perseguir, caçar, oprimir e assediar sistematicamente uma pessoa ou grupo, com um significado estendido de perseguir uma pessoa a pé em uma perseguição. Jesus enfatizaria essa ideia mais tarde“Mateus 24:9 Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.”

C.             PRONUNCIAR TODOS OS TIPOS DE MAL CONTRA VOCÊ FALSAMENTE – Dizer todos os tipos de coisas más, erradas e falsas sobre você. A fidelidade a Cristo levará os inimigos do evangelho a dizer todos os tipos de mal contra nós falsamente.  Enquanto insultos são palavras abusivas ditas em nossos rostos, essas coisas más são principalmente palavras abusivas ditas pelas nossas costas. Jesus experimentou esse tipo de perseguição“Marcos 14:56 Pois muitos testemunhavam falsamente contra Jesus, mas os depoimentos não eram coerentes.”

2 – MOTIVOS DA PERSEGUIÇÃO

O próximo aspecto da perseguição que Jesus menciona nesta Bem-Aventurança é a razão o motivo: “Mateus 5:11 ... por minha causa.” É por causa de Jesus

A.            POR CAUSA DE QUEM ELES SÃO – A principal razão para essa perseguição específica é quem somos, nós somos cristãos. Pedro deixou este ponto claro para a igreja“1Pedro 4:16 mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.” Paulo também mencionou isso ao seu discípulo Timóteo: “2Timóteo 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” A primeira razão é dirigida a quem somos, somos cristãos, e por isso seremos perseguidos.

B.            POR CAUSA DO QUE ELES ACREDITAM – A segunda razão é por causa do que acreditamos. Muitas pessoas são cristãs, mas sua crença em Cristo é de acordo com este mundo, elas não têm um compromisso mais profundo com Jesus e Sua Palavra. Eles não permanecem firmes nessas crenças e, por isso, não são perseguidos.  Isto é o que Paulo escreveu aos Gálatas: “Gálatas 6:12 Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.”

C.             POR CAUSA DE SEU TESTEMUNHO – Finalmente, seremos perseguidos por causa de nosso testemunho. Não é só pelo que acreditamos, mas também pelo que dizemos. É a nossa confissão sobre Jesus e Sua Palavra que nos trará perseguição.  Esta é a visão que o apóstolo João teve: “Apocalipse 20:4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”

Como você pode ver, meu amigo, essa perseguição é dirigida diretamente àqueles que se chamam cristãos, creem nEle e proclamam a Ele e Seus ensinamentos.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 12 de novembro de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Aqueles que são perseguidos por Jesus – Parte 1

         Em um artigo de Thomas Horn, em 2001, ele disse o seguinte: “Mais cristãos de minério morreram por sua fé no século XX do que em qualquer outro momento da história, diz a Christian Solidarity International. Relatórios globais indicam que mais de 150.000 cristãos foram martirizados no ano passado, principalmente fora dos Estados Unidos. No entanto, as estatísticas estão mudando: a perseguição aos cristãos está aumentando nos Estados Unidos. O que está acontecendo para trazer essa mudança?”

Ele continuou mencionando que a tolerância às atitudes anticristãs nos Estados Unidos está aumentando. Não precisamos ir longe, os cristãos na mídia são retratados como ratos de esgoto, abutres e crédulos, fomentadores de ódio e terroristas em potencial.

Se você quiser provar um pouco dela, basta vestir uma camiseta cristã ou um símbolo cristão e ir para o trabalho, escola ou um jogo, e ver a reação das pessoas e de seus amigos. Ou usar as palavras sobre Jesus com uma entonação diferente: ë fácil dizer: “JESUS CRISTO!!!”. Mas não é certo dizer: Jesus Cristo. Tudo bem dizer: “OBRIGADO JESUS!! Se você acabou de escapar de uma situação perigosa, ou ganhou alguma coisa. Mas não é certo dizer: Obrigado Jesus, se você está em um restaurante, ou apenas reconhecendo a bondade de Deus.

De acordo com a Organização Portas Abertas todos os meses, 322 cristãos são MORTOS por sua fé. 214 igrejas e propriedades de cristãos são destruídas. 772 formas de violência são cometidas contra cristãos (como espancamentos, sequestros, estupros, prisões e casamentos forçados).

Como mencionei na última Bem-Aventurança, tratarei essa Bem-Aventurança separada da outra que estudamos na última semana. Eu realmente acredito que elas são diferentes e direcionadas para pessoas diferentes.

Na última Bem-Aventurança, acredito que Ele estava falando para todas as pessoas que estavam lá ouvindo. Mas, acredito, Ele se virou para seus discípulos e disse: “Bem-aventurados vocês...”

Há, na minha opinião, uma diferença nesses dois grupos de pessoas.

A primeira é a multidão, pessoas que têm uma forte formação religiosa e estavam ouvindo o sermão; Jesus disse-lhes que enfrentariam perseguição por fazerem o que era certo.

O segundo grupo é formado pelos discípulos, pessoas que foram chamadas a seguir Jesus de forma comprometida e mais profunda. Eles teriam uma relação pessoal com Ele, e isso faria a diferença.

Aqui está toda a Bem-Aventurança mencionada em Mateus 5:11-12. “[11] Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. [12] Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.”

Eles O conheceriam de uma forma que estariam dispostos a sofrer perseguição por causa dEle e de Sua Palavra.

O desafio para a igreja em países como o nosso é que a perseguição não é tão clara como em outros países, como Índia, China e Nações Islâmicas.

Em nossas próximas mensagens tentaremos entender o que está envolvido nesta segunda fase de perseguição. Mas uma coisa sabemos com certeza, é que ser um seguidor de Cristo trará oposição e perseguição. 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 5 de novembro de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Aqueles que São Perseguidos – Parte 3

          A beleza das Bem-Aventuranças é que todas elas têm recompensas. Se pararmos de fazer coisas erradas e começarmos a fazer coisas certas, seremos recompensados. 

Há um prêmio garantido por isso, e esta Bem-Aventurança especifica isso para nós. Aqui está a recompensa:

3 – ELES PERTENCEM AO REINO DOS CÉUS

Na realidade, há duas recompensas. A primeira é que eles são abençoados; eles têm as bênçãos de Deus.

A segunda é que eles pertencem ao Reino dos Céus. “Mateus 5:10 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” 

É interessante que a primeira Bem-Aventurança, “os pobres de Espírito” e esta, tenham a mesma recompensa. Para ambos Jesus disse: “deles é o reino dos céus.”

Isso significa que as pessoas que aceitaram Cristo e cresceram em sua fé, e caminharam nesta jornada ao ponto de serem perseguidas por não fazerem o que é errado e por fazerem o que é certo, pertencem ao Reino dos Céus.

Em Mateus 25, quando Jesus descreve o Julgamento Final, Ele é claro ao apontar que os cristãos devem mostrar sua fé através de atos de misericórdia, amor e justiça. Aqui está o texto:

Mateus 25:31-46 – [31]Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; [32] e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; [33] e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; [34] então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. [35] Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; [36] estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. [37] Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? [38] E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? [39] E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? [40] O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. [41] Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. [42] Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; [43] sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. [44] E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? [45] Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. [46] E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.”

Aqueles que pararam de fazer o que é errado e fazem o que é certo serão perseguidos. Mas eles serão abençoados e deles é o Reino dos Céus.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas