Nós aprendemos que para ser misericordioso precisamos receber misericórdia de Deus. Ele é a fonte da misericórdia. Também aprendemos que depois de recebermos misericórdia, devemos compartilhar essa misericórdia com os outros. Hoje aprenderemos a próxima etapa de sermos misericordiosos.
3 – O MISERICORDIOSO RECEBE MAIS MISERICÓRDIA
Isto é o que nosso texto diz: “Mateus 5:7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.”
Eles receberão mais misericórdia de Deus
É importante entendermos que esta misericórdia é de Deus. Deus dará aos misericordiosos mais misericórdia. Isso significa que, quanto mais você compartilha, mais você recebe.
Uma coisa muito importante para nós entendermos é que temos que começar com o que temos e crescer gradualmente a partir daí. Talvez você não tenha coragem nem estômago para trabalhar com mendigos. Você pode começar com as pessoas ao seu redor, pessoas na sua própria congregação, pessoas que têm necessidades e você é o mais próximo.
À medida que você vai realizando atos de misericórdia, Deus lhe fornecerá mais misericórdia, para que você possa continuar o trabalho.
Na Bíblia Jesus nos contou uma estória sobre ser misericordioso. É a parábola do Bom Samaritano. É uma bela estória e uma grande ilustração sobre ser misericordioso.
Encontramos esta estória no Evangelho de Lucas 10:29-37. Aqui está o texto:
“[29] Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? [30] Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. [31] Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. [32] Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. [33] Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. [34] E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. 35] No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
[36] Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
[37] Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.”
Sublinhei os principais aspectos desta estória. O evento, as pessoas envolvidas, e a conclusão. No final, Jesus perguntou ao interprete da Lei, que começou toda essa conversa, quem era o vizinho daquele sujeito que foi atacado. A resposta foi “O que usou de misericórdia para com ele.”
Esse tipo de pessoa é o meu próximo. Essa pessoa é a misericordiosa. São aqueles que veem uma necessidade e fazem algo. Espero e oro para que sejamos esse tipo de pessoa.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário