sábado, 30 de outubro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Joel – Restaurando os Tempos Angustiados

          Algumas vezes em nossas vidas enfrentamos situações e circunstâncias que destroem tudo ao nosso redor. A comida some. A água acaba. O abrigo se vai. Todas as coisas que tínhamos para nos sustentar são devoradas, e nos encontramos entre a cruz e a caldeirinha, como diz o mineiro.

O profeta Joel foi enviado para entregar uma mensagem para um tempo como este. Joel quer dizer: O Senhor é Deus. Ele provavelmente profetizou cerca de 800 B.C. Ele era contemporâneo deAmós e Isaías. Ele profetizou para o reino do sul. Não temos nenhuma informação pessoal sobre ele fora deste livro.

Sua profecia é sobre um tempo de angústia que viria sobre o povo de Deus, e a restauração que Deus enviaria depois disso.

Vejamos as lições importantes que aprendemos com este profeta.

1 – As Causas da Angústia

Joel está dizendo às pessoas que um momento de angústia estava para chegar sobre eles. Esta angústia é simbolizada por gafanhotos. Eles devorarão tudo e a fome virá depois. Isto é o que Deus diz: “Joel 2:25 Haverei de vos restituir os anos consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo assolador, pelo destruidor e pelo cortador, meu grande exército que mandei contra vós para castigar-vos.”

Eles foram enviados por Deus – Uma coisa que aprendemos com Joel é que eles foram enviados por Deus.

Eles vêm em ondas – Os gafanhotos são identificados por 4 tipos:

A.  O Gafanhoto Migrador 

B.   O Gafanhoto Assolador 

C.   O Gafanhoto Destruidor 

D.  O Gafanhoto Cortador 

Alguns estudiosos acreditam que eles são diferentes tipos de gafanhotos e alguns acreditam que eles estão em diferentes estágios de crescimento do mesmo tipo de gafanhoto. Eles estão crescendo, e em cada estágio, eles comem um tipo diferente de vegetação, então quando chegam ao estágio adulto, eles terminam o que sobrou.

Eles produzem fome – Por comerem as culturas, a fome os segue. Joel 1:16 A Acaso, não está destruído o mantimento diante dos vossos olhos? E, da casa do nosso Deus, a alegria e o regozijo?”

2 – A Restauração que Deus Produz

Através de Joel Deus diz-lhes que Ele vai restaurar os anos que os gafanhotos comeram. “Joel 2:26-27 Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. [27] Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.”

Eles terão comida.

Eles vão adorar a Deus.

Eles saberão e acreditarão que Deus está em Israel.

Eles não serão envergonhados.

Esta é uma Palavra do Senhor para nós aqui, agora. Deus está lhe dizendo que um tempo de restauração está prestes a vir para você e para sua família, e sua igreja.

Como os israelitas, também seremos tentados a pensar que é isso, não precisamos de mais nada, ou não temos mais nada para fazer.

3 – O Objetivo Final para a Restauração

Deus não vai restaurar nossas fortunas apenas para nos dar um bom tempo e para nós desfrutarmos. O plano dele vai além de nós, nossa família e nossa igreja. Ele quer trazer uma restauração que alcançará outras pessoas, e ele quer usar você e eu. Isto é o que Ele disse através de Joel: “Joel 2:28-29 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; [29] até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.”

Após a restauração, o Espírito virá e permitirá o povo de Deus para o ministério. Esse ministério envolve serviço – a proclamação da Palavra, profecias e visões. O Espírito virá sobre todos, não importa sua classe social, idade e gênero.

A beleza deste livro é que Deus nos permitirá passar por momentos de angústia, mas Ele restaurará esses tempos e nos permitirá servi-Lo novamente.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 23 de outubro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Obadias – Quando Irmãos Não Agem Fraternalmente

  

Todos nós sabemos ou ouvimos histórias sobre animosidades entre irmãos. Irmãos lutando contra irmãos, irmãs lutando contra irmãs, e irmãos lutando contra irmãs. Todos nós que temos irmã(o)s já passamos por isso. Às vezes eles nem são irmãos naturais, são irmãos e irmãs na fé. Eles frequentam a mesma igreja. Mas isso não importa, há sempre alguém que vai te irritar.

O profeta Obadias profetizou sobre este tipo de situação. Obadias significa: "servo ou adorador de Yahweh (Jeová)" Ele era provavelmente um contemporâneo de Jeremias e Ezequiel. De sua história pessoal nada se sabe. Este é o livro mais curto do Antigo Testamento.

Aqui está a história em torno do livro. Nabucodonosor está vindo para Jerusalém para destruir e levar prisioneiros. Os Edomitas se juntam aos caldeus para trazer desgraça e ruína a Israel. Como sabem, os Edomitas são de Edom. Edom é o nome de Esaú, irmão de Jacó (Israel).

Eram nações irmãs que tiveram problemas uns com os outros ao longo da história. Mas quando a oportunidade chegou, Edom juntou forças com o inimigo contra seu irmão. Às vezes, não vamos tão longe, mas nos comportamos como Edom e não agimos como irmãos e irmãs.

Vejamos algumas dessas atitudes:

1 – Manter distância quando seu irmão/irmã está em apuros – Às vezes vemos nosso irmão ou irmã em apuros, e não fazemos nada, apenas mantemos distância, sentamos em uma cadeiraconfortável e simplesmente observamos seus problemas. Foi isso que Edom fez com Israel no início. Eles ficaram distantes só assistindo. “Obadias 11 No dia em que, estando tu presente, estranhos lhe levaram os bens, e estrangeiros lhe entraram pelas portas e deitaram sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras um deles.”

2 – Regozijar-se quando seu irmão/irmã está em apuros – Mas às vezes, apenas observar e manter distância não vai fazer isso, vamos dar o próximo passo: regozijar. Diremos: “Isso Mesmo! Fantástico! Eles merecem isso. Eles acham que são melhores do que nós? Eu não falei? Bem feito”Isto é o que Edom fez: “Obadias 12 Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia;”

3 – Se Unir ao inimigo quando seu irmão/irmã está em apuros – O problema com Edom, e às vezes conosco é que não nos contentamos apenas em manter a distância e se alegrar. Precisamos fazer algo para mostrar como estamos chateados com nossos irmãos ou irmãs. Vamos nos juntar ao inimigo. Ajudaremos aqueles que estão tentando destruir nossos irmãos e irmãs. Isto é o que Edom fez: “Obadias 13 não devias ter entrado pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade; tu não devias ter olhado com prazer para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem ter lançado mão nos seus bens, no dia da sua calamidade;”

4 – Bloquear a fuga quando seu irmão/irmã está em apuros – Não é possível que eles fariam mais alguma coisa, mas irmãos e irmãs quando têm problemas um com o outro às vezes vão mais além. Eles farão tudo o que puderem para que seus irmãos e irmãs não saiam do problema em que se encontram. Eles vão cortar a saída e destruir seus planos de fuga. Isto é o que Edom fez a Israel:"Obadias 14 não devias ter parado nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem; nem ter entregado os que lhe restassem, no dia da angústia."

Nossa relação com nossos irmãos e irmãs pelo sangue e pela fé são muito importantes aos olhos de Deus, e devemos ter muito cuidado e não agir como Edom fez com Israel.

O perdão é a melhor maneira de lidar com essa situação. Isto é o que Pedro perguntou a Jesus e esta foi a resposta de Jesus a Pedro: “Mateus 18:21-22 Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”

Meus irmãos e irmãs, vocês têm problemas com alguém na sua igreja? Você tem problemas comum irmão ou irmã? A melhor maneira de resolver isso é perdoando-os.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 16 de outubro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Oseias – Uma Ilustração da Graça de Deus

            Às vezes Deus usa nossas vidas para escrever sua história. Quando pensamos nos homens e mulheres que serviram no exército aqui nos Estados Unidos somos lembrados das ações de Deus em nossa própria história.

Muitos tiveram que dar uma parada em suas vidas para servir o exército. Eles são uma ilustração da misericórdia de Deus. Muitos tiveram suas vidas redirecionadas por causa do serviço militar. Eles são uma ilustração da longanimidade de Deus. Muitos participaram no resgate de alguém. Isso é uma ilustração da redenção de Deus. Muitos se sacrificaram por seu país ou família. Esta é uma ilustração do cuidado de Deus. E muitos fizeram o sacrifício final por este país. Esta é uma ilustração do amor de Deus.

Os veteranos e todos os envolvidos na defesa do nosso país são uma bela ilustração do cuidado, misericórdia e proteção de Deus. Seu serviço é feito às vezes com muitos sacrifícios pessoais e familiares. E por causa disso somos gratos.

Oseias é um caso como esse. Profetizou no século VIII junto com Amós. Ele dirigiu seu ministério para o Reino do Norte. Ele profetizou durante os últimos 30 anos do Reino do Norte. Sua mensagem é um forte apelo para que o povo retorne a Deus e aceite Seu amor e graça.

Deus decidiu usar sua vida e experiência como uma ilustração de Sua Graça e Misericórdia. Sua história é simples: Deus pediu a ele para que casasse com uma prostituta. Ele teve filhos com ela. Ela o deixou para continuar sua vida como prostituta. Ela se tornou uma escrava. Deus pede a ele para comprá-la e viver com ela. Essa é a ilustração do amor e da graça de Deus para cada geração.

Vamos dar uma olhada e ver como essa história nos ajuda a entender sobre a graça de Deus.

1 – Deus nos amou quando não merecíamos – A primeira lição que aprendemos com essa história é que Deus nos ama mesmo quando não merecemos. Quando Deus pediu ao profeta para se casar com uma mulher adúltera (GOMER) e ter filhos da infidelidade, Deus através de Oseias estava mostrando que Seu amor não depende de nossa bondade e justiça, porque nós NÃO AS TEMOS. Não merecemos Seu amor e graça. Somos pecadores, viramos as costas para Deus. Queremos ser nossos próprios deuses. Isto é o que o apóstolo Paulo escreveu aos romanos: “Romanos 5:8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”

2 – Deus nos amou mesmo quando nos rebelamos contra Ele – Fomos redimidos, e às vezes nos rebelamos novamente contra Ele.

Os nomes dos filhos herdeiros nos ajudam a entender que o pecado tem consequências. Vai doer. Todos esses nomes significam que quando virarmos as costas a Deus seremos feridos. Vamos sofrer. O primeiro: Jezreelque significa porque eu logo vou punir, derrotar”. A segunda: uma filha:Desfavorecida, que significa “pois não mostrarei mais amor à casa de Israel” O terceiro: Não-Meu-Povo, que significa, “pois, você não é meu povo, e eu não sou seu Deus”.

Há consequências em nossas decisões e atitudes. Mas isso é disciplina. Veja o que temos em “Hebreus 12:5-6 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; [6] porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”

3 -Deus Continua a nos amar – "Compre-a novamente", foi o que o Senhor disse a Oseias.Ame-a como o Senhor ama os israelitas e nós. Deus nos mostrou graça quando não merecíamos.Depois de um tempo decidimos virar as costas para Deus e Seu amor e Graça. Mas Ele não desistiu de nós. Deus continua a nos amar.

Ele não desistiu de você.

Ele quer você de volta.

Ele está esperando.

Isto é o que Oseias escreveu: “Oseias 3:5 Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do SENHOR e da sua bondade.”

Em Apocalipse 3:20 temos esse lindo texto: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”

A vida de Oseias é uma ilustração da graça de Deus. Deus através deste profeta está nos dizendo que Ele nos ama mesmo quando não merecemos. Ele nos ama quando nos rebelamos contra Ele. E Ele continuará a nos amar até voltarmos para Ele.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 9 de outubro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Amós – Um Profeta Fora de Lugar

           Como todo mundo, você provavelmente já teve aquele sentimento de não pertencer, de estar fora de lugar, ou em uma situação estranha. Hoje veremos uma imagem instantânea do profeta que foi chamado por Deus para estar nesse tipo de situação. Ele era Amós. Seu nome significa “sobrecarregado”, ou “aquele que é sustentado (por Deus).”

É importante que saibamos que durante esse tempo Israel foi dividido em dois Reinos. Amós era do reino do sul (Judá). O ano foi por volta de 760 A.C. Deus o chamou para ir ao reino do norte e profetizar contra Israel e sua capital Samaria. Amós era leigo.

Em seu livro há um texto interessante que nos ajuda a contextualizar sua experiência. Isto é o que Amós escreveu: Amós 7: 12-16 – [12] Então, Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come o teu pão, e ali profetiza; [13] mas em Betel, daqui por diante, já não profetizarás, porque é o santuário do rei e o templo do reino. [14] Respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. [15]Mas o SENHOR me tirou de após o gado e o SENHOR me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel. [16] Ora, pois, ouve a palavra do SENHOR. Tu dizes: Não profetizarás contra Israel, nem falarás contra a casa de Isaque.”

Aqui estão as lições importantes que aprendemos com Amós.

1 – Ele era um profeta fora de lugar porque ele estava num lugar estranho – Amós era do Reino do Sul e Deus o chamou para profetizar no Reino do Norte. Foi um grande desafio para ele, já que os reinos não eram amigáveis um com o outro. Às vezes Deus nos chama para ir a um território estranho, lugares onde não nos sentimos confortáveis. Às vezes Deus nos pedirá para ir áreas estranhas e diferentes e fazer coisas com as quais não estamos familiarizados ou confortáveis. É umsentimento estranho porque nunca estivemos lá e há uma sensação estranha com a geografia e as pessoas. Algumas vezes seremos sobrecarregados.

2 – Ele também era um profeta fora de lugar porque ele era despreparado – Isto é o que aprendemos com Amós, ele não via a si mesmo preparado. Em suas próprias palavras, ele não era um profeta, nem filho de um profeta. Ele era pastor e criador de figos. Além do constrangimento de estar em um lugar estranho, podemos adicionar o sentimento de despreparo para fazer o trabalho. Quando Deus nos chama para um novo lugar ou um novo emprego, ou um ministério, este é o sentimento mais forte que teremos: EU NÃO ESTOU PREPARADO. EU NÃO SEI COMO FAZER ISSO!

3 – Finalmente, ele era um profeta fora de lugar, mas ele estava disposto a fazer o Trabalho – Mesmo que Amós não fosse de Samaria, mesmo que ele sentisse que não era o profeta mais preparado, ele estava disposto a responder ao chamado de Deus e ir lá para  ministrar a Palavra de Deus. A vontade é muito importante. Mesmo que isso signifique que eu vou precisar me mudar. Mesmo que eu não seja a pessoa mais preparada para fazer este trabalho. Eu irei, servirei ao Senhor e farei o que Ele me pede para fazer.

Como Amós, Deus às vezes vai chamar você e eu para ministrar em uma área que é diferente para nós, para ir a um lugar diferente para servir um povo que é diferente da gente. Nos sentiremos inadequados e despreparados para fazer o ministério. Mas o que Deus quer de nós é a nossa vontade de ir, fazer, servir e fazer parte de um ministério, não importa o quão difícil seja.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 2 de outubro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas

           Você tem um evento, estória ou temporada que define sua vida? Você se lembra de uma época ou experiência que marcou sua caminhada com Cristo? Talvez seja o dia de sua conversão, ou o dia em que você sentiu o toque especial de Deus em sua vida. Talvez seja algo que Deus fez através de você.

Esses momentos especiais são imagens instantâneas da maravilhosa graça de Deus em nossas vidas. Na Bíblia temos muitos profetas que foram usados de forma poderosa por Deus. Muitos, provavelmente a maioria, nunca ouvimos falaroutros sabemos seus nomes e algumas estórias; outros foram muito importantes e tiveram um papel crucial na vida do povo de Deus.

Mas alguns deles, não só desempenharam um papel importante na vida do povo de Deus, mas também deixaram algo por escrito para nós. Esses são os livros que temos na última seção do Antigo Testamento.

Alguns desses livros são grandes e alguns são apenas alguns versos, mas eles têm uma história para nos contar, não apenas sobre seu tempo, mas também sobre esses profetas.

Esses profetas estão divididos em dois grupos, os Profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Ezequiel eDaniel), e os Profetas Menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias). Eles não são chamados de maiores e menores por causa de sua importância, mas por causa do tamanho de seus livros.

 Durante esta série, aprenderemos grandes lições de uma história específica, mensagem ou texto, de cada um desses profetas que tem um livro na Bíblia. Será uma imagem instantânea de cada um deles.

Como todos sabem, uma imagem instantânea não é apenas uma fotografia informal tirada rapidamente, mas também um breve olhar ou resumo. Meu objetivo é compartilhar com você um dia, ou um evento, um encontro, ou uma mensagem desses profetas importantes. Um momento importante que define seus livros, mensagens e vidas.

É importante para nós aprendermos sobre esses profetas. Suas vidas e mensagens nos ajudam a entender não só sobre o Messias que estava vindo, mas também lições importantes para nossas próprias vidas. À medida que refletimos sobre suas palavras e vidas, aprenderemos como podemos andar e servir o Senhor.

Os escritores do Novo Testamento nos dizem que seus ensinamentos e experiências não só têmautoridade, mas também servem de exemplo para nós em nossa jornada com o Senhor. Aqui estão alguns textos que enfatizam sua importância:

“Hebreus 1:1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

Tiago 5:10 Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor.

2Pedro 1:19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,”

Se eles eram importantes para Pedro, Tiago e Paulo, eles deveriam ser importantes para nós.

Junte-se a mim nesta jornada com esses profetas.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas