sábado, 5 de dezembro de 2020

Salmo 126 – A Restauração do Povo de Deus – Parte 2

            Às vezes estamos tão focados no passado que esquecemos de prestar atenção no que está acontecendo agora. Somos gratos pelo que Deus fez em nossas vidas, mas agora voltamos nossos olhos para o presente. No Salmo 126, vemos o salmista fazendo essa curva. Ele reconheceu o que Deus fez no passado, mas agora ele deve olhar na necessidade do povo no presente - Vr. 4.

Este é o segundo aspecto na restauração do povo de Deus. É algo que tem que acontecer no nosso presente, agora. É importante lembrarmos o que Deus fez por nós no passado, mas não podemos manter nossos olhos no passado o tempo todo. Ainda há coisas em nossas vidas que precisam ser restauradas. O salmista diz: “[4] Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.”

A palavra Neguebe ou Negeb significa seco. É uma área ao sul de Jerusalém e Judéia. É um dos lugares mais áridos da Bíblia. O Neguebe é um wadi seco durante a temporada de verão. Wadis são leitos secos do rio, como vales secos. Eles não têm água durante o verão, mas durante a primavera ou estação chuvosa eles são transformados em rios, uma vez que coletam águas de várias áreas. Eles podem até se tornar torrentes muito perigosas dentro de um curto período de chuva torrencial, transbordando sua margem do rio e causando enchentes.

Então, quando o salmista pede a Deus para restaurar sua sorte como as torrentes no Neguebe ele tinha em sua mente um lugar deserto que de repente é restaurado pela chuva, fazendo-o transbordar de bênçãos. 

Vamos dar uma olhada e ver quais seriam as características desta restauração que o salmista está perguntando:

            A - Uma Restauração Completa

Isto é o que o salmista pede a Deus, uma restauração completa. Há mais pessoas que precisam ser restauradas; pessoas que pertencem ao povo de Deus, mas não estão vivenciando a restauração e a alegria que Deus pode realizar. O salmista está pedindo a Deus para restaurar todos eles.

            B - Uma Restauração Interna

A segunda coisa é a restauração interna. Claro que precisamos de restauração em nossos negócios, família, saúde, relacionamentos, etc. O salmista está falando de uma restauração interna, algo que precisa acontecer dentro de nossos corações. Depois de algum tempo nossos corações se tornam tão secos que precisamos de um movimento refrescante de Deus em nossas vidas.

            C - Uma Restauração Abundante

O salmista menciona o Neguebe. Como aprendemos, o Sul tinha terra seca e deserta que estaria seca quase o ano todo. Mas de repente, na chuva de inverno, esses lugares receberiam tantas águas que se tornariam lugares perigosos. As águas correriam e inundariam imensas áreas. É por isso que o salmista está orando para uma abundante restauração, algo que os moveria de volta para o lugar certo, e os faria florescer novamente.

Meu amigo, talvez você esteja passando por uma temporada de sequidão como as pessoas estavam neste salmo, e talvez você devesse unir sua voz com o salmista e clamar ao Senhor: “Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe”

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: