sexta-feira, 17 de abril de 2020

Caminhando nos passos de Jesus através da Quaresma – Prevendo a Cruz

Em sua bela canção “Acima de Tudo (Above All)”, Michael W. Smith é capaz de descrever poeticamente a existência, Majestade, e Poder de Cristo, mas no refrão ele adiciona um conceito muito intrigante para alguns, isso é o que ele diz:
"Crucificado 
Colocado atrás da pedra 
Você viveu para morrer. 
Rejeitado e sozinho 
Como uma rosa pisoteada no chão 
Você tomou a queda 
E acima de tudo pensou em mim”
Michael W. Smith retrata a centralidade da cruz na vinda de Cristo. Ele diz: “Você viveu para morrer”. Sim, Jesus veio com a cruz em Seu coração e mente. 
A Bíblia nos diz que a cruz de Cristo era conhecida antes da fundação do mundo. Isto é o que encontramos na primeira carta de Pedro: “1Pedro 1:18-20 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós,” De acordo com Pedro Sua morte era parte do plano de Deus antes da criação do mundo. 
Jesus contou aos discípulos sobre sua prisão, sofrimento e morte. No final de Seu ministério, Jesus começou a preparar seus discípulos para sua morte, e não apenas isso, mas também a prisão, sofrimento e a reação de Seus discípulos. Aqui está como Mateus descreve isso para nós: “Mateus 16:21 Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.”
Alguns estudiosos acreditam que Ele foi tentado até o último minuto para evitar a cruz. Eles veem sua luta no Jardim do Gethsemane, quando Ele orou: “Lucas 22:42 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” Mas no final Ele se rendeu à vontade do Pai, e enfrentou a punição que você e eu merecemos. 
Jesus tinha uma compreensão clara de que a cruz era inevitável, e que Ele veio justamente por isso. Isto é o que o apóstolo João nos diz em seu Evangelho: “João 12:23-27 Respondeu-lhes Jesus: é chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora. Pai, me salve dessa hora? Não, foi por esta mesma razão que eu vim para esta hora.” Jesus sabia sobre o sofrimento, a cruz e a morte, mas Ele veio de qualquer maneira. 
Michael W. Smith resume a intenção de Cristo desta forma: 
“Como uma rosa pisoteada no chão 
Você tomou a queda 
E acima de tudo pensou em mim” 
A razão era clara em Sua mente, ele tinha você e eu para salvar. Ele estava vindo porque amava você e eu. 
Tenha uma semana abençoada, 
Pastor Lucas

Nenhum comentário: