Cedo ou tarde, em nossa jornada cristã, precisaremos atravessar um deserto. Pode ser um lugar deserto, remoto, solitário ou um deserto desabitado. E isso é um desafio para a maioria de nós. O sentimento de solidão para alguns de nós é insuportável.
Às vezes, este deserto não é literal; pode ser uma solidão social, mesmo quando estamos cercados por pessoas, mas mesmo assim sentimos que ninguém está lá. Outras vezes este deserto pode ser espiritual; sentimos que Deus está tão distante que estamos sozinhos em todo este universo.
No Novo Testamento aprendemos que o Espírito levou Jesus a um deserto. Aqui estão os textos: “Mateus 4:1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Marcos 1:12 Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto. Lucas 4:1 Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto,” Durante esses tempos, como alguém justamente colocou, "sentimos não só sozinhos, mas isolados e afastados de outras pessoas. Assim, podemos sentir como se fôssemos excluídos, indesejados, sem importância ou despercebidos." O desafio não é apenas superar esse sentimento e a paralisia que ele nos traz, mas também tornar essa temporada produtiva.
A primeira coisa que devemos entender é a mão e a presença do Espírito Santo. Isto significa que Deus é quem controla as estações em nossas vidas. Ele é o único que nos traz verão, outono, inverno e a primavera. Então, não importa onde você esteja agora em sua jornada, Deus tem suas mãos sobre você.
A segunda coisa que devemos entender é que essas estações, mesmo que duras e dolorosas, são excelentes instrumentos para nos treinar e nos equipar para o ministério que Deus tem para nós. Jesus teve que passar por esse tempo no deserto. Mesmo que fosse um momento de enfraquecimento para seu corpo, ao mesmo tempo era um momento de disciplina para fortalecer Seu Espírito.
Finalmente, precisamos ser capazes de fazer a transição de solidão para um tempo de retiro. A solidão pode nos ajudar a entrar em contato ou nos envolvermos com o nosso eu. Também pode nos permitir refletir sobre os outros, nossa vida e nosso futuro. Durante esse tempo Jesus estava se preparando para a próxima fase de Sua vida. Ele usou esse tempo para jejuar, orar e ficar forte para a guerra espiritual que Ele enfrentaria durante toda a sua vida.
Meu amigo, se você está passando por um deserto em sua vida, agora, você tem algumas opções. Você pode reclamar, chorar e ficar desesperado; você pode continuar a se isolar pensando que tudo está perdido, e não há saída; ou você pode reconhecer que Deus está envolvido com isso, e usar este tempo para fortalecer sua fé e equipar-se para o ministério que Deus ainda tem para você. Espero que durante esta temporada você use esses tempos solitários para se preparar para a próxima temporada que Deus tem reservado para você.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário