sábado, 26 de dezembro de 2020

Salmo 127 – Ações de Deus Na Vida de Seu Amado – Parte 2

 Muitas pessoas passam por provações e tribulações em suas vidas porque sua fé e conhecimento de Deus são limitados. Em suas mentes e corações Deus é capaz de fazer algumas coisas, mas não outras. Parece que Deus é um bom especialista, mas não o ser todo-poderoso.

Às vezes pensamos que Deus pode cuidar de algumas áreas de nossas vidas, mas Ele é incapaz de gerenciar outras áreas. Esse tipo de visão pode prejudicar nossa caminhada cristã, porque nos forçará a encontrar respostas e ajuda em outro lugar que não seja Deus.

O Salmo 127 nos ajuda, de forma simples e poética, a ver o que Deus é capaz de fazer por aqueles que o amam. Em nossa última mensagem vimos que Ele edifica e constrói. Hoje veremos mais duas coisas para as quais podemos contar com Ele em nossa jornada.

2 – GUARDAR – A segunda ação é guardar, proteger. O salmista diz: “se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”

Você pode comprar o melhor sistema de segurança disponível no mercado. Você pode ter cães, câmeras, um segurança, etc. Mas no final, o Senhor é aquele que tem que proteger sua casa e sua cidade. Todo o dinheiro e as pessoas serão em vão.

Na maioria das vezes, confiamos nas coisas e nas pessoas e esquecemos de envolver Deus no processo. Deus deve ser nossa primeira e principal fonte de proteção; as outras coisas são boas, mas nossa fé e confiança deve estar no próprio Deus.

Não estou dizendo que não devemos estar atentos quando caminhamos na rua à noite, ou trancamos nossos carros e casas. A ideia é que essas atitudes sem a ação de Deus não são suficientes.

3 – SUSTENTAR – A terceira ação de Deus em nossa vida é sustentar, edificar. O salmista diz: “[2] Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.”

Quantas horas e dias trabalhamos duro para colocar comida na mesa da nossa família? Alguns de nós estão lutando muito para encontrar um emprego, ou para encontrar um emprego melhor para sustentar sua família. Por causa disso, não tem tempo para Deus, igreja e vida espiritual. Nós estamos tão ocupados tentando sustentar nossa própria família, que negligenciamos as coisas mais importantes.

É importante entendermos que Deus não quer que sejamos preguiçosos. Ele quer que tenhamos nossas prioridades no lugar certo. Deus deixa claro aqui neste texto que trabalhar duro com motivações e intenções erradas não lhe dará o que você está procurando. Deus dará aos Seus amados enquanto dormem, é assim que diz a nossa tradução, aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” Ele concede descanso para aqueles que confiam nEle.

Meu amigo, não se esqueça que Deus te ama e se você confiar nEle Ele irá guardá-lo e sustentá-lo em sua jornada.

Tenha um fim-de-semana abençoado,

Pastor Lucas

sábado, 19 de dezembro de 2020

Salmo 127 – Ações de Deus Na Vida de Seu Amado – Parte 1

            Trabalho! Trabalho! Trabalho! Ocupado! Ocupado! Ocupado! Vivemos em uma época em que somos empurrados ao limite com trabalho e ativismo. Não temos tempo para mais nada além de trabalho, trabalho e mais trabalho. Estamos tão ocupados que não temos tempo nem para Deus. Achamos que se não fizermos algo, não vamos realizar nada na vida.

O problema com essa atitude é que, há coisas em nossas vidas que, se o Senhor não agir, nosso trabalho e determinação serão em vão. O Salmo 127 lida com os medos que temos hoje em dia.

O que vai acontecer com minha família se algo acontecer comigo?

E se eu perder meu emprego?

E se eu me machucar?

E se...

E se...

O problema é que achamos que esta é uma situação exclusiva dos dias modernos. Não poderíamos estar mais errados. Este salmo nos ajuda a entender que isto não é verdade. As pessoas que viajavam para Jerusalém três vezes por ano para os festivais, tinham as mesmas perguntas:

O que vai acontecer com nossa casa?

O que vai acontecer com nossos negócios?

E se algo acontecer comigo durante essa jornada?

Se minha família não vier comigo nesta jornada, quem irá protegê-la?

Este salmo nos mostra que Deus tem um interesse especial em Seus amados. Por causa disto, Ele vai agir em suas vidas para que estas coisas sejam concretizadas.

Quando entendermos isto, seremos capazes de desfrutar Deus e Sua presença e seremos capazes de nos concentrar em coisas que têm real importância em nossas vidas.

Deus quer que coloquemos nossos esforços em primeiro lugar em Suas coisas, Seu reino e Sua justiça, e Ele cuidará de todas as outras coisas.

Quando depositamos nossa confiança em Deus, há quatro coisas que Ele fará por nós, e este Salmo nos ajudará a ver isso. Vejamos a ação de Deus na vida de Seus amados.

1 – EDIFICAR – A primeira coisa que Ele fará é erguer e edificar a vida de Seus amados. O salmista diz:  "[1] Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam."

Você pode fazer tudo o que está em suas mãos para fazer, mas se o Senhor não trabalhar você não vai conseguir realizar nada. Você vai perder seu tempo e energia.

Ele é o único que vai edificar sua casa, família, filhos, relacionamentos, negócios, e sua igreja. Às vezes pensamos que tudo depende de nós, mas esse salmo nos ajuda a confiar em Deus.

Podemos colocar nossas próprias habilidades, com dinheiro e esforços para construir essas coisas, mas se não tivermos Sua presença e ação, perderemos tudo.

Ao começarmos a examinar este salmo, gostaria de desafiá-lo a contar com Deus para edificar sua vida, e colocar sua confiança nEle.

Tenha um fim-de-semana abençoado,

Pastor Lucas

sábado, 12 de dezembro de 2020

Salmo 126 – A Restauração do Povo de Deus – Parte 3

 Conheço algumas igrejas e algumas pessoas que estão presas, congeladas, quase paralisadas lá atrás, numa época em que Deus agiu em suas vidas. Elas simplesmente não querem largar aquela experiência. É como Pedro, João e Tiago no monte da Transfiguração. Depois de ver Jesus, Moisés, Elias, e ouvir a voz de Deus, eles disseram, vamos construir algumas tendas para vocês ficarem aqui.

Eles não tinham ideia de que lá embaixo no vale os outros discípulos estavam lutando com uma criança possuída por um demônio. Quantas vezes, vemos Deus fazendo grandes coisas para nós e não queremos nos mover, queremos ficar lá o máximo que pudermos.

O último aspecto da restauração do povo de Deus se concentra no futuro. É importante olharmos para trás e vermos o que Deus fez em nossas vidas; é importante orar e receber a restauração em nossa situação atual; mas devemos seguir em frente, continuar andando e avançando em nossas vidas. Então, a próxima lição que aprendemos no Salmo 126 é: A ESPERANÇA NA PROMESSA PARA O FUTURO – VS. 5-6

Aqui estão os últimos versos: “[5] Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. [6]Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.”

O salmista enfatiza que precisamos continuar andando. Ele também nos diz que há uma promessa para o nosso futuro e devemos colocar nossa esperança nela. Porque temos essa esperança nós nos movemos, agimos. Vejamos os componentes desta ação.

            A – É dolorosa

A primeira coisa que o salmista menciona aqui é que essa atitude será dolorosa. É por isso que precisamos de esperança. Deus fez algumas promessas para nossa vida pessoal, vida familiar, vida empresarial, e ainda não temos essas promessas realizadas. Fazemos tudo o que devemos fazer e não vemos nenhum resultado. É doloroso. Como o semeador, plantamos, mas há algum tempo não vemos nada acontecendo, apenas esperamos e esperamos, e esse período pode ser muito doloroso.

            B – É ativa

O salmista também diz que essa esperança deve nos manter ativos. Não podemos parar. Temos coisas para fazer. Estamos plantando, não estamos vendo os frutos ainda, mas eles virão no devido tempo. Nós simplesmente não podemos ficar quietos e esperar, temos trabalho a fazer

            C – É recompensada

Finalmente, o salmista nos diz que a esperança recompensará todos que plantaram, mesmo durante a dor e a luta. Eles voltarão com alegria trazendo os frutos de seu trabalho.

Quando foi a última vez que você sentiu uma renovação refrescante de Deus em sua vida? Quando foi a última vez que olhou para trás em sua vida cristã e ponderou sobre o que Deus fez por você? Quão seca é sua vida espiritual agora? Você está vivendo sem esperança de que você vai colher o que você está plantando?

Meu amigo, Deus pode restaurar sua vida. Ele pode trazer os fluxos de água viva dentro do seu coração. Abra seu coração e peça a Ele para fazer isso.

Tenha um abençoado fim-de-semana,

Pastor Lucas

sábado, 5 de dezembro de 2020

Salmo 126 – A Restauração do Povo de Deus – Parte 2

            Às vezes estamos tão focados no passado que esquecemos de prestar atenção no que está acontecendo agora. Somos gratos pelo que Deus fez em nossas vidas, mas agora voltamos nossos olhos para o presente. No Salmo 126, vemos o salmista fazendo essa curva. Ele reconheceu o que Deus fez no passado, mas agora ele deve olhar na necessidade do povo no presente - Vr. 4.

Este é o segundo aspecto na restauração do povo de Deus. É algo que tem que acontecer no nosso presente, agora. É importante lembrarmos o que Deus fez por nós no passado, mas não podemos manter nossos olhos no passado o tempo todo. Ainda há coisas em nossas vidas que precisam ser restauradas. O salmista diz: “[4] Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.”

A palavra Neguebe ou Negeb significa seco. É uma área ao sul de Jerusalém e Judéia. É um dos lugares mais áridos da Bíblia. O Neguebe é um wadi seco durante a temporada de verão. Wadis são leitos secos do rio, como vales secos. Eles não têm água durante o verão, mas durante a primavera ou estação chuvosa eles são transformados em rios, uma vez que coletam águas de várias áreas. Eles podem até se tornar torrentes muito perigosas dentro de um curto período de chuva torrencial, transbordando sua margem do rio e causando enchentes.

Então, quando o salmista pede a Deus para restaurar sua sorte como as torrentes no Neguebe ele tinha em sua mente um lugar deserto que de repente é restaurado pela chuva, fazendo-o transbordar de bênçãos. 

Vamos dar uma olhada e ver quais seriam as características desta restauração que o salmista está perguntando:

            A - Uma Restauração Completa

Isto é o que o salmista pede a Deus, uma restauração completa. Há mais pessoas que precisam ser restauradas; pessoas que pertencem ao povo de Deus, mas não estão vivenciando a restauração e a alegria que Deus pode realizar. O salmista está pedindo a Deus para restaurar todos eles.

            B - Uma Restauração Interna

A segunda coisa é a restauração interna. Claro que precisamos de restauração em nossos negócios, família, saúde, relacionamentos, etc. O salmista está falando de uma restauração interna, algo que precisa acontecer dentro de nossos corações. Depois de algum tempo nossos corações se tornam tão secos que precisamos de um movimento refrescante de Deus em nossas vidas.

            C - Uma Restauração Abundante

O salmista menciona o Neguebe. Como aprendemos, o Sul tinha terra seca e deserta que estaria seca quase o ano todo. Mas de repente, na chuva de inverno, esses lugares receberiam tantas águas que se tornariam lugares perigosos. As águas correriam e inundariam imensas áreas. É por isso que o salmista está orando para uma abundante restauração, algo que os moveria de volta para o lugar certo, e os faria florescer novamente.

Meu amigo, talvez você esteja passando por uma temporada de sequidão como as pessoas estavam neste salmo, e talvez você devesse unir sua voz com o salmista e clamar ao Senhor: “Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe”

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sábado, 21 de novembro de 2020

Salmo 126 – A Restauração do Povo de Deus – Parte 1

 O que nos faz ser povo de Deus? Algumas pessoas acham que ter seus nomes no rol de membro de alguma igreja vai torna-los povo de Deus. Outros pensam que se eles usarem um símbolo do cristianismo, como uma cruz, etc. vai resolver. Outros pensam que se tentarem ajudar as pessoas e fazer boas ações, isso será suficiente. Finalmente, outros pensam que se eles participarem de um culto regularmente isso será aceitável.

Embora essas coisas sejam muito boas, elas são apenas parte do processo. Elas não representam a coisa toda. São externas e não internas. As pessoas, mesmo as pessoas que fazem todas essas coisas, precisam ser renovadas e restauradas de vez em quando em sua vida cristã. Eles precisam de um toque refrescante de Deus em suas vidas para mantê-las seguindo em frente e vivendo seu cristianismo. Todos nós precisamos de vez em quando de uma epifania, uma revelação, um toque, uma renovada.

O Salmo 126 é sobre essa restauração. Uma restauração que aconteceu no passado, pode acontecer no presente, e esperamos que aconteça no futuro.

A vida cristã é maravilhosa porque tem esses três elementos envolvidos em nossas vidas. A restauração do povo de Deus é algo que está sempre pronta para acontecer em nossas vidas.

O primeiro aspecto são as ações de Deus no passado. Essa é a primeira coisa que o salmista menciona aqui neste salmo. O salmista deu uma olhada em seu passado e viu o que Deus tinha feito por ele e seu povo.

Nos versos 1-3 temos isso:

[1] Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.

[2] Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.

[3] Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.

Como o salmista, deveríamos ter a mesma atitude. Nós devemos dar uma olhada no nosso passado e ver o que Deus já fez. Aqui estão as ações de Deus em suas vidas.

            A - Restaurando a sorte de Sião

A primeira ação que o salmista menciona é que Deus restaurou sua sorte. Deus os trouxe de volta do exílio. Eles estavam sob o domínio dos babilônios, e após uma luta pelo poder os persas assumiram o controle, e Ciro, rei da Pérsia, os enviou de volta. Deus os pegou e os trouxe para sua própria terra.

            B - Trazendo alegria ao povo

A segunda ação que ele menciona é a alegria. Quando eles voltaram para sua terra, eles não podiam acreditar que isso era real. Parecia um sonho. Eles estavam tão felizes que queriam que todos soubessem. A alegria estava transbordando em suas vidas.

            C - Produzindo Reconhecimento entre as Nações

Finalmente, eles reconheceram que o que Deus fez foi reconhecido por todas as outras nações.  As pessoas de toda a região sabiam que Deus fez algo extraordinário para o Seu povo.

Deus já fez algo em sua vida que você se lembra e estima muito? Isso traz alegria em seu coração quando você se lembra? Outras pessoas são capazes de reconhecer e perceber que Deus estava trabalhando em sua vida? Espero e oro para que você possa responder sim a todas essas perguntas.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sábado, 14 de novembro de 2020

Salmo 125 – O que significa ter fé – Parte 3

 O Salmo 125 começa com “Os que confiam no SENHOR...” e então ele continua descrevendo o que isso significa. Para as pessoas que assumiriam esse risco e fariam essa jornada, eles definitivamente precisariam confiar no Senhor, não só para começar, mas também durante toda a jornada.

Aqui vamos aprender mais dois significados para esse tipo de fé. A primeira é que FÉ SIGNIFICA PERSEVERANÇA. O salmista menciona que fé significa perseverança.

Quando tivermos fé, vamos continuar avançando em nossa fé e compromisso, mesmo em tempos difíceis e tribulações. Fé é algo para ter o tempo todo e em todas as circunstâncias. Nossa fé não é algo para ter apenas durante os tempos bons e prósperos. A fé se manifesta quando enfrentamos tempos difíceis e não desistimos nem cedemos.

Isto é o que o salmista escreveu: “[5] Quanto aos que se desviam para sendas tortuosas, levá-los-á o SENHOR juntamente com os malfeitores.” Na perspectiva do salmista, aqueles que recorrem a sendas tortuosas não têm fé alguma. A fé nos manterá no caminho certo.

Veja o que o autor de Hebreus tem a dizer: “[35] Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. [36] Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. [37] Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; [38] todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. [39] Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” Hebreus 10:35-39.

O significado é que, quando temos fé, continuamos, não desistimos e desanimamos. A verdadeira fé nos faz perseverar no caminho do Senhor.

Finalmente, o salmista nos diz que FÉ SIGNIFICA PAZ. É assim que o salmista fecha o salmo, com uma oração, “[5] Paz sobre Israel!” Esse é o último significado de fé, PAZ. A paz sempre segue a fé.

Portanto, muitas vezes depois de um milagre ter ocorrido que incluiu o uso da fé encontramos Jesus usando a expressão: “vá em paz”.

“Lucas 7:50, Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.” 

“Lucas 8:48 Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.” 

Paulo também nos diz que somos justificados pela fé, e o resultado disso é a paz com Deus“Rom. 5:1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”

Não há mais inimizade entre Deus e nós. Pela fé através de Cristo, temos paz com Ele.

Agora você sabe o que significa fé. Com essa informação você pode verificar sua própria fé.

Você tem certeza no que acredita?

Você depende de Deus para sua salvação e proteção?

Sua fé está mudando sua vida diariamente?

Você está recebendo as recompensas que vêm como resultado de sua fé?

Você está perseverando em sua fé mesmo no meio de julgamentos?

Você está recebendo a paz que a fé traz de Deus?

Se a resposta for sim, então você entende o significado de ter fé.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sábado, 7 de novembro de 2020

Salmo 125 – O que significa ter fé – Parte 2

             Estamos vendo pessoas horrorizadas fazendo coisas terríveis em nome de sua fé. Neste momento, não vemos o fim desses atos horríveis. Infelizmente, a fé está sendo culpada por esses eventos. A fé deveria ter o efeito oposto na vida das pessoas.

No Salmo 125 aprendemos mais um significado de ter fé. FÉ SIGNIFICA MUDANÇA DE VIDA. Este é o terceiro sentido de fé, uma vida mudada.

Quando acreditamos em Deus, as mudanças mudarão em nossas vidas. Nossa crença afetará nosso comportamento. Se você acredita em Jesus você vai seguir e obedecer a Ele. Se isso não acontecer é porque você não acredita nEle.

Dê uma olhada no versículo 3: “[3] O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniquidade.” Neste verso, o salmista afirma que Deus não permitirá a opressão do inimigo sobre nós por muito tempo para que não comecemos a fazer as coisas erradas.

A ideia é evitar que desistamos e nos comportemos como as pessoas que não acreditam em Deus. Veja o que o autor da carta aos Hebreus tem a dizer: “[1] Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, [2] olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Hebreus 12:1-2.”

Ele diz que por causa da nossa fé devemos nos livrar de tudo o que está contra a vontade de Deus. Nossa fé em Deus deve trabalhar em nós removendo as más atitudes, palavras, sentimentos e pensamentos.

Este salmo também nos diz que FÉ SIGNIFICA RECOMPENSA. Sim, Fé trará recompensa de Deus. Quando acreditamos nós receberemos a recompensa do próprio Deus. Isto é o que o versículo 4 afirma, “[4] Faze o bem, SENHOR, aos bons e aos retos de coração.”

O salmista clama a Deus para recompensar aqueles que são bons e aqueles que têm seus corações no lugar certo. 

Nossa fé em Deus será recompensada, mesmo que leve mais tempo do que pensamos ou esperamos. Deus recompensará nossa fé, nossa dependência e convicção nEle. Veja o que a Bíblia tem a dizer sobre isso: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6.” Este texto deixa claro que aqueles que acreditarem e o buscarem serão recompensados.

Meu amigo, sua fé deve mudar sua vida, tornando-o uma pessoa melhor, e por isso você será recompensado. Nosso Deus não é apenas Poderoso e Justo, mas também Bom e Misericordioso.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sábado, 31 de outubro de 2020

Salmo 125 – O que significa ter fé – Parte 1

 O maior desafio que nossa geração enfrenta é que não sabemos mais no que acreditar. Estamos indo de uma crença para outra num piscar de olhos. Estamos mudando de crenças do mesmo jeito que trocamos de roupa.

Há sempre uma nova moda, ideia, tendência, e heresia esperando por nós no próximo comercial e anúncio, e a gente vai pegando o ônibus. Estamos tentando todos eles e alguns deles nós estamos misturando, fazendo nossa própria religião e fé.

O Salmo 125 fala sobre fé e seu verdadeiro significado. Os peregrinos nem sequer começariam sua jornada para Jerusalém se não acreditassem ou tivessem fé. A fé foi a motivação e o sustento de sua longa e difícil jornada.

Você acha que eles enfrentariam todos aqueles obstáculos e dificuldades em sua viagem a Jerusalém apenas por diversão? Não! Eles fizeram isso por causa de sua fé, eles acreditavam em algo e alguém, e por causa disso eles agiram

Este salmo nos ajudará a entender o que “Ter fé” significa de uma forma prática. De acordo com este Salmo Ter FÉ SIGNIFICA CONVICÇÃO. É simplesmente isso; o primeiro significado de fé é convicção.

A fé não é um líquido que continua se movendo e se remodelando. Ter fé significa ter convicções, garantias e certezas. Isto é o que o salmista diz“[1] Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.”

O salmista compara a fé (confiança) com o Monte Sião. A montanha é uma rocha, imóvel. Assim deve ser nossa fé e convicções. É assim que a Bíblia define a fé: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Hebreus 11:1.”

Como você pode ver, a fé é ter certeza e convicção. O salmista diz que a fé é como a montanha Sião que não pode ser abalada.

Este salmo também nos diz que FÉ SIGNIFICA DEPENDÊNCIA. Este é o segundo significado que encontramos neste salmo para a fé. Fé é dependência.

Verso 2 afirma que Deus nos cerca da mesma maneira que as montanhas circundam Jerusalém. Aqui está o verso: “[2] Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.”

Ter fé significa que dependemos do Senhor para nossa salvação, proteção e defesa. Como sabemos, essas pessoas eram pessoas simples. Eles não eram guerreiros, ricos ou poderosos. Eles não podiam depender de nada ou de ninguém para salvá-los ou protegê-los. Veja o que Davi tem a dizer: "[1] Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. [2] Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado. Salmo 62:1-2.”

Quando acreditamos em Deus com toda a nossa convicção, nós dependeremos dele para tudo em nossas vidas. Deus nos cercará, nos salvará e nos protegerá em nossa jornada.

Meus amigos, confiem no Senhor e dependam dele para cercá-los e protegê-los.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sábado, 17 de outubro de 2020

Salmo 124 – O Senhor É Meu Defensor – Parte 4

 Você provavelmente conhece este hino: Ao teu lado quero andar, descreve muito bem a situação narrada no Salmo 124. Nós não sabemos quem escreveu, mas somos todos abençoados por ele. Aqui estão os dois primeiros versos e o refrão:

1.    Eu sou fraco, sem vigor;

Vivo sempre a vacilar. 

Sê, Jesus meu protetor; 

Só contigo, Senhor quero andar. 

CORO:

Ao teu lado quero andar, 

Livre de qualquer temor; 

Quero em Ti sempre confiar, 

E viver para Ti, ó Senhor. 

2. Neste mundo aterrador, 

Quem se importa se eu cair? 

Quem está em meu favor? 

Só Jesus me poderá me remir.

O Salmo 124 nos mostra em detalhes vívidos nossa necessidade de um defensor. Olhamos para nossos inimigos e seu poder e estratagemas, então olhamos para nós mesmos e vemos nossas fraquezas e incapacidades de superá-los. Finalmente precisamos olhar para o nosso DEUS, nosso defensor.

Como podem ver, somos fracos, e nosso inimigo é poderoso. Devemos entender que não podemos lutar esta guerra com nossas próprias forças e armas. Precisamos de um defensor que possa lutar por nós. É por isso que Davi está louvando a Deus neste salmo. Vamos dar uma olhada nele.

            A – Ele Está Presente – A primeira coisa que Davi diz é: “Deus estava do nosso lado durante esse tempo”. Nosso Deus não se ausentará quando mais precisarmos dEle. Ele estará lá ao nosso lado para lutar por nós.

            B - Ele nos possui – Davi também diz que Deus é o Senhor, o que significa: “Dono, proprietário”. Ele cuidará de nós. A Bíblia diz que Ele nos comprou pelo sangue de Cristo. Não pertencemos a mais ninguém. Nós pertencemos a Ele. E Ele cuidará e protegerá os seus.

            C - Ele é o Libertador – Davi também diz que Deus os libertou da armadilha do passarinheiro. Deus é o único que pode quebrar a armadilha que nos impede de nos unirmos como igreja e corpo de Cristo.

            D - Ele é poderoso – Finalmente Davi diz que Deus é poderoso; Ele é o criador, o criador do céu e da terra. Não há inimigo forte o suficiente e poderoso o suficiente para enfrentar nosso Deus.

Alguns de nós estão enfrentando essa luta agora em nossas vidas. Alguns de nós se comprometeram com Deus a servi-Lo e segui-Lo, um compromisso de participar da vida da igreja e ajudar as pessoas. Mas por causa dessa escolha eles estão enfrentando todos os tipos de problemas, em sua vida familiar, vida financeira, vida emocional, etc.

Todos nós precisamos de um defensor que seja capaz de superar nossos inimigos e nos dara vitória. Como Davi, devemos entender e crer que o Deus todo-poderoso está conosco. Ele estará conosco o tempo todo. Só precisamos ir até Ele e pedir a Ele para ser nosso defensor.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 10 de outubro de 2020

Salmo 124 – O Senhor É Meu Defensor – Parte 3

 “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, você não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas. Se você se conhece, mas não o inimigo, por cada vitória conquistada você também sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem você mesmo, você vai sucumbir em cada batalha.” Este é o conselho do maior líder de guerra chinês e estrategista militar, general Sun Tzu.

Davi, o pastor, guerreiro e rei, também tem algo a nos dizer sobre guerra, opressão e perseguição. Neste salmo (124) ele nos ajudou a olhar para nós mesmos, e agora ele vai mover nossos olhos em direção aos nossos inimigos. Ele deixa claro que devemos olhar para nossos inimigos. Ele faz isso nos ajudando a olhar para as ações do inimigo.

Davi usa três figuras para demonstrar as ações deles em relação a nós.

A – Asfixia – “As Águas da inundação”

Isto é o que Davi escreveu: “[3] e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; [4] as águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; [5] águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma.”

A primeira figura que Davi usa para demonstrar a ação de nossos inimigos são as águas das inundações. A ideia é se opor de uma forma avassaladora, dando-nos um pequeno espaço para respirar. Ele usa palavras como ira, engolido, inundado, submergido, torrentes, impetuosa. Elas expressam violência para intimidar e forçar para subjugar.

Isso é o que acontece com a pressão dos amigos e colegas. É tão poderosa que a pessoa não consegue sobreviver e defender no que acredita. O inimigo virá com tanta força que vamos concordar e ceder.

            B - Separação - "Os Dentes Afiados"

Isto é o que Davi escreveu: “[6] Bendito o SENHOR, que não nos deu por presa aos dentes deles.”

Davi descreve a segunda ação de nossos inimigos como dentes afiados. Esses dentes, provavelmente de animais selvagens, têm a habilidade de rasgar a carne e rasgar o corpo. A aplicação para nós é sobre qualquer coisa que produza a separação no corpo ou divisão. O inimigo tentará nos separar, criar divisão entre nós para que sejamos enfraquecidos e fáceis de destruir.

            C - Isolamento - "O laço dos Passarinheiros"

Isto é o que Davi escreveu: “[7] Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres.” 

Finalmente, quando a separação for feita; o inimigo nos isolará um do outro. É por isso que temos o laço dos passarinheiros aqui. O inimigo lidará conosco individualmente, e isso tornará seu trabalho muito mais fácil. Quando estamos isolados de nossos irmãos e irmãs, o trabalho do nosso inimigo torna-se mais fácil.

Davi sabia que precisava de um defensor, porque seus inimigos estavam vindo contra ele com todos os estratagemas e armas à sua disposição. As pessoas que viajavam longas distâncias para adorar em Jerusalém também sabiam que encontrariam inimigos ao longo do caminho. Conosco é semelhante. Toda vez que decidirmos seguir o Senhor e servi-lo, enfrentaremos a oposição.

Precisamos saber suas táticas e, mais importante, precisamos saber que temos um defensor contra eles. Não estamos sozinhos nesta luta.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sábado, 26 de setembro de 2020

Salmo 124 – O Senhor É Meu Defensor – Parte 2

             Em uma das igrejas que pastoreei, tínhamos um ginásio e alugamos muitas vezes para eventos e atividades esportivas. Um dos grupos que alugou nosso lugar foi uma Academia Brasileira de Artes Marciais. Eles tiveram um evento durante todo o dia que envolveu competição, treinamento e uma forma de cerimônia de formatura (não sei o termo específico para definir isso).

Depois do evento, um dos donos veio até mim e perguntou se nossa igreja estaria interessada em ter aulas de defesa pessoal. Eles estavam pensando em começar as aulas para as crianças lidarem com “bullies”, para as senhoras, etc. Ela me disse que esse tipo de aula estava se tornando muito popular.

Se você olhar na Internet você pode encontrar todos os tipos de artes marciais para defesa pessoal. Aqui estão os mais populares e eficazes (Tradução Livre): o Jiu-Jitsu, conhecido como “A Arte da Maciez”; Taekwondo, conhecido como “O Caminho da Mão e punho”; Krav Maga, conhecido como “Combate de Contato”; Aikido, conhecido como “O Caminho da Harmonia do Espírito”; Wing Chun, da China; Jiu-Jitsu brasileiro, chamado de BJJ, Gracie Jiu Jitsu, é conhecido como “Xadrez Humano”; e Muay Thai, conhecido como “A Arte dos Oito Membros”. Como você pode ver, as pessoas estão tentando encontrar maneiras de se defender. 

O desafio para os cristãos é que ter apenas esse conjunto de habilidades não será suficiente. É disso que o salmista do Salmo 124 está falando. Todos nós, mais cedo ou mais tarde, precisaremos de um defensor, e a razão é clara e simples, só precisamos olhar para nós para perceber que precisamos de alguém. A primeira coisa que devemos fazer quando lemos este salmo é olhar para nós. A habilidade de nossos inimigos de fazer guerra e seu poder são tão grandes que não temos nenhuma chance humana de sobreviver.

Isto é o que Davi diz aqui neste salmo. Não temos chance de obter a vitória ou mesmo sobreviver contra esses inimigos poderosos. Davi descreve as limitações do povo de Deus de 3 maneiras simples. Aqui estão elas:

            A – Nós Somos a Minoria - A primeira coisa que devemos perceber é que não somos a maioria, somos a minoria. A grande maioria não acredita no que acreditamos; eles não acreditam em Cristo; eles não acreditam em compromisso com o evangelho ou com a igreja. Seus números são extremamente grandes, e nós não temos nenhuma chance.

            B – Somos impotentes – Segundo, precisamos aceitar que somos impotentes.  Não temos armas e tecnologia para enfrentar esses inimigos. Não podemos lutar no mesmo nível com eles. Eles têm um exército treinado com todos os equipamentos necessários para a guerra.

            C – Estamos indefesos – Finalmente, ele nos diz que estamos indefesos; não podemos nos defender. Se nossos inimigos decidirem fazer algo contra nós, eles podem fazê-lo e o farão, porque não temos capacidade, ferramentas, e o poder de nos defender.

É por causa disso que este salmo deixa claro que o Senhor é o nosso defensor, não somo nós ou outra pessoa. Precisamos de alguém que possa olhar para nós e ter misericórdia. Precisamos entender que algumas lutas estão além de nossa habilidade e poder. Não podemos ganhar. É nesses momentos que devemos olhar para cima e procurar o Senhor.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sábado, 19 de setembro de 2020

Salmo 124 – O Senhor É Meu Defensor – Parte 1

 Você já se sentiu tão desesperado e indefeso que te fez pensar em desistir? Estou falando daquela situação quando você olha ao redor e não há ninguém por perto para ajudá-lo ou lutar com e por você. Todos nós passamos por esse tipo de experiência em nossas vidas, alguns de nós mais, outros menos, mas esse sentimento é universal. Quando somos cristãos, essa situação é aumentada.

É muito importante para nós entender que se quisermos seguir Jesus e nos comprometer com Ele seremos perseguidos. Às vezes, como vimos no Salmo 123, as pessoas vão fazer chacota de nós, o tipo de piada que tem a intenção de machucar e diminuir a pessoa.

O apóstolo Paulo alertou Timóteo sobre isso: “2 Timóteo 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” Todos que quiserem ir à igreja, se comprometerem com o evangelho sofrerão algum tipo de oposição e perseguição. As pessoas vão rir no início; depois de um tempo elas vão ficar chateados, e então elas vão ficar com raiva.

É importante que entendamos que existe um sistema em vigor para lutar contra nossa fé e nosso compromisso com Deus e Sua igreja. Por causa disso, precisamos de um defensor. Precisamos de alguém que se venha e se coloque entre nossos agressores e nós.

Às vezes não somos atacados porque nossa vida cristã e nosso compromisso são tão fracos e pálidos que não incomodamos ninguém. Nosso cristianismo é tão pequeno que é quase invisível. Mas se decidirmos nos comprometer e começar a seguir e obedecer a Jesus, começaremos a ver alguma hostilidade.

Davi compôs o Salmo 124. Os estudiosos acreditam que ele fez este salmo quando foi ungido rei sobre Israel. Encontramos a história em 2 Samuel 5:17-25. Isto é o que o versículo 17 diz: “Ouvindo, pois, os filisteus que Davi fora ungido rei sobre Israel, subiram todos para prender a Davi; ouvindo-o, desceu Davi à fortaleza. 2 Samuel 5:17”

Essa foi a situação com Davi, ele foi ungido o novo rei de Israel e os filisteus decidiram atacá-lo. O texto diz que eles se espalharam por todo o lugar em uma demonstração de poder. A intenção deles era colocar medo no coração de Davi.

Davi procurou Deus e orou por vitória, e Deus lhe deu a vitória. Provavelmente foi depois da vitória que David escreveu este salmo.

Isso nos mostra que quando os inimigos souberem do nosso chamado, compromisso e desejo de servir a Deus, eles acamparão ao nosso redor e tentarão destruir nossa decisão ou a nós. É nesse momento que o Senhor será nosso defensor.

Meu amigo, nas próximas semanas aprenderemos lições importantes com este salmo maravilhoso, lições que nos encorajarão nos tempos em que enfrentamos oposição. Aprenderemos que não importa quem somos e quem são nossos inimigos, Deus, o Deus Todo-Poderoso, é o nosso defensor.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 12 de setembro de 2020

Salmo 123 – Senhor, Eles Estão Fazendo Chacota de Mim – Parte 2

 “Eu não levo desaforo para casa!” Este é um ditado brasileiro que significa: “Eu não levo afronta ou insultos para casa!” O significado é se você me diz algo que eu não gosto ou me ofende; resolveremos isso imediatamente, antes que eu vá para casa. Não irei para casa carregando a afronta.

Infelizmente, essa atitude está se tornando comum e aceita entre os cristãos. Estamos apenas reagindo às pessoas que fazem chacota de nós com a mesma agressividade e beligerância que vemos no mundo, entre pessoas que não conhecem o Senhor.

Qual deve ser nossa reação quando alguém faz chacota de nós e tenta nos derrubar ridicularizando-nos por causa de nossa fé e dedicação ao Senhor e à Sua igreja? 

No Salmo 123 aprendemos A Atitude Certa dos Crentes. Os insultos poderiam vir de pessoas próximas a eles ou poderiam vir de pessoas que eles encontravam no seu caminho para o templo. O salmista também nos ajuda a ter a atitude certa quando enfrentamos esse tipo de situação. Isto é o que ele escreveu:

“Salmo 123:1-2 A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos! Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no SENHOR, nosso Deus, até que se compadeça de nós.”

A primeira atitude é confiar em Deus. O salmista diz que Deus é soberano; Seu trono está no Céu. Ele é o Senhor e também Ele é misericordioso. Por causa disso, podemos confiar nEle.

A segunda atitude é perseverar humildemente. Isso é o que devemos esperar de um cristão, uma humilde perseverança. O salmista se compara com escravos e a empregada, esperando que seu mestre e sua patroa respondam. Ele também diz que eles suportaram todas essas coisas. A ideia não é começar uma briga, mas esperar pelo Senhor.

Finalmente, devemos orar por misericórdia. Seremos capazes de sofrer esse tipo de desprezo e piadas com oração. Devemos orar por misericórdia. Temos que pedir a Deus para ter misericórdia e nos ajudar a sobreviver a esses ataques. Deus é o único que pode nos ajudar durante tempos como estes.

Veja o que a Bíblia diz sobre Jesus na pior situação:

“1Pedro 2:21-23 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,”

Porque somos cristãos e crentes, seremos ofendidos. As pessoas vão fazer gozação e chacota de nós. Eles vão nos colocar apelidos ofensivos na gente. Por causa disso, temos que ter a atitude certa. Precisamos orar por misericórdia, humildemente perseverar, e confiar em Deus.

Não se esqueça, Ele cuidará de você e Ele cuidará daqueles que fazem chacota de você.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Salmo 123 – Senhor, Eles Estão Fazendo Chacota de Mim – Parte 1

 Ser cristão hoje não é uma tarefa fácil. As pessoas não entendem e não aceitam a ideia de Deus, igreja, discipulado e compromisso. Por causa disso, eles fazem gozação dos que querem seguir Jesus e servi-Lo.


Estes são alguns dos nomes que os cristãos são chamados hoje em dia:

Quem você pensa que é, um cristão, um crente?

Vocês são todos contra se divertir

Sovaco santo

Direitistas

Malucos

Extremistas

Mente estreita

Loucos por Jesus

Fanáticos religiosos

Tolo

Louco

Ignorante

Provavelmente você já ouviu alguém chamar um crente de algo que não está aqui nesta lista, mas tem o mesmo efeito. O que devemos entender é que essa atitude não é nova. Não somos a primeira e única geração na história que está sofrendo esse tipo de ataque.

As pessoas aqui neste salmo têm o compromisso de viajar longas distâncias três vezes por ano para as festas sagradas em Jerusalém, e por isso estavam sofrendo todo tipo de desprezo e ridicularizarão.

As pessoas diziam a eles, entre outras coisas, “Deus deixou você ser conquistado e destruído e agora você está indo para Jerusalém para adorar?” “Deus não está te ajudando em nada, e você ainda vai à igreja?” “Você acha que você é melhor do que os outros?”

A primeira coisa que este salmo nos ajuda a entender é sobre os gozadores e suas ações.

O salmista nos diz quem são: “[3] ... pois estamos sobremodo fartos de desprezo. [4] A nossa alma está saturada do escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos.”

A primeira palavra que o salmista usa para descrevê-los é “dos que estão à sua vontade” a palavra usada é orgulhoso. Os orgulhosos são aqueles que não precisam de nada, pelo menos é o que pensam. Eles não precisam de Deus. Eles podem viver sem Deus e Sua Palavra. Eles são autossuficientes. Eles veem pessoas dispostas a sacrificar, doar e andar longas distâncias para servir a Deus, e reagem de forma negativa.

A próxima palavra usada para descrevê-los é soberbo. Em seus olhos eles não são apenas autossuficientes, eles também acreditam que sabem mais do que todos os outros. Para eles pessoas que acreditam em Deus e querem servi-lo são ignorantes e estúpidos.

A próxima coisa que o salmista nos ajuda a entender é sobre suas ações:

O primeiro é O Desprezo. O desprezo envolveria ódio e desrespeito. Eles desprezam qualquer um que discorde deles e suas crenças. Temos visto essa atitude crescendo ultimamente. Já vimos isso nas escolas e na arena pública. Se você tem uma opinião e crença diferente, você é tratado como uma pessoa de segunda classe. Infelizmente, essa atitude vai acabar em violência.

A segunda atitude é o escárnio. A ridicularizarão envolveria zombaria, desprezo e piadas. Os cristãos estão sofrendo isso em todo o mundo. É interessante que nos programas de TV não há problema em ridicularizar cristãos, mas não outras crenças. Estamos testemunhando uma temporada aberta a Cristo e sua igreja. Não se engane, as religiões organizadas fizeram muitas coisas erradas e algumas delas são até engraçadas, mas isso não é uma desculpa para as pessoas dizerem o que quiserem sobre Jesus, Deus, a Bíblia e o resto da igreja.

Como cristãos, precisamos entender que este é o mundo onde vivemos, e como o salmista; precisamos aprender a lidar com isso.

Meu amigo, talvez você tenha experimentado esse tipo de oposição em sua jornada, se assim for, este salmo pode ajudá-lo.

Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas