quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Eu creio na vida eterna – A atitude certa

Quando você assiste a um ofício fúnebre, você pondera sobre sua própria mortalidade? Quando alguém compartilha com você sobre sua doença, você imagina como você faria naquela situação? Quando você ouve sobre a morte inesperada de pessoas mais saudáveis e mais jovens do que você, você pondera de como não temos nenhum controle sobre a nossa vida e a nossa morte?
O que devemos fazer? Como devemos nos comportar? Há alguma coisa que devemos fazer ou dizer? Quando nos unimos à Igreja universal e declaramos que acreditamos na vida eterna, estamos fazendo exatamente o que deveríamos fazer. Nós não estamos fazendo algo apenas para nós; estamos fazendo algo para os outros que estão ouvindo. Essa é a atitude certa que deveríamos ter.
Paulo encerra este tópico com estas palavras, “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1Tessalonicenses 4:18.” Quando nós temos conhecimento e esperança na vida eterna o próximo passo é compartilhar isso com outras pessoas.
Essa crença e certeza me conforta, e deve confortar os outros. Este último elemento é a consequência dos dois primeiros, conhecimento e esperança. Porque nós sabemos o que está acontecendo, porque nós sabemos quem está no controle de tudo, porque nós esperamos que as coisas vão ficar bem, nós não só temos confortomas também podemos confortar outras pessoas.
Nós nos tornamos os instrumentos de Deus para trazer consolo àqueles que sofrem com dúvidas e medos sobre a vida eterna. Isto é o que o apóstolo Paulo tem a dizer:“[3] Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, [4]que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 2 Coríntios 1:3-4.”
Nossa atitude é trazer conforto àqueles que estão com o coração partido. Isso não significa que nós vamos pregar e ensinar durante o tempo de luto, mas eles saberão que temos as respostas para suas dúvidas e medos. Talvez, nós apenas estaremos lá ao lado deles, ouvindo, chorando e lamentando. Eles vão saber, eles vão sentir, eles vão entender.
Mas temos que estar prontos a qualquer momento para dar respostas às perguntas sobre a nossa esperança na vida eterna. Isto é o que o apóstolo Pedro escreveu: “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;1Pedro 3:15”.Durante aqueles tempos tristes e sombrios as pessoas vão procurar explicações, alguma luz no final do túnel. Devemos ser capazes de compartilhar com elas o que acreditamos, o que sabemos, e onde nossa esperança está.
Se você tem o conhecimento certo, a esperança certa e a atitude certa, você não terá medo ou dúvidas quando recitar o Credo dos Apóstolos dizendo: "Eu creio na vida eterna". Você será inundado com uma convicção sadia e uma alegria exuberante.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: