quarta-feira, 14 de agosto de 2019

As primeiras coisas no céu – 1 – A Glória de Deus

O que acontece conosco quando morremos? Filmes e livros contando as histórias de pessoas que morreram e voltaram para contar sua experiência estão aumentando nas prateleiras de todas as livrarias do mundo. As pessoas são curiosas demais sobre o que vai acontecer quando morrerem.
Na Bíblia essa experiência é extremamente rara. Nós temos Paulo, indo lá e voltando, mas ele não disse nada sobre sua experiência. Também temos o apóstolo João, narrando com detalhes sua experiência no livro do Apocalipse. Nos capítulos 5 e 6, aprendemos sobre as primeiras coisas que João viu no céu. Aqui está como ele começa a contar sobre sua experiência: “Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Apocalipse 4: 1.”
“VEM AQUI”, disse a voz, provavelmente a voz do próprio Jesus, convidando João a subir ao céu e ver coisas que poucas pessoas viram. John compartilhou conosco sua experiência lá, e isso nos ajudará a entender o que ele viu e como se parece.
Este texto nos diz as primeiras coisas que o apóstolo João viu quando foi para o céu depois de receber um convite de Jesus. Isso nos ajudará a ter uma ideia do que veremos quando chegarmos lá.
A primeira coisa que veremos no céu é a glória de Deus. João tenta traduzir essa beleza com palavras humanas. Nós sabemos que isso é difícil. O que toda essa grandeza, beleza e imensidão significa?
A – A Gloria de Deus Significa Majestade
A Glória de Deus, em primeiro lugar, Majestade. Veremos a Majestade de Deus e Sua Soberania. Nós perceberemos que Deus é realmente Deus, o único, o criador, o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores. João viu o trono, as luzes, os sons, os anciãos e os seres celestiais; todos eles adorando a Sua Majestade. Sim, veremos a majestade de Deus com toda a sua grandiosidade.
B – A Gloria de Deus Significa Controle
O segundo significado de todo esse trono é o controle. Deus está no controle. A Glória de Deus é manifestada em Seu controle. Ele controla tudo, não apenas as coisas relativas à Sua igreja e pessoas. Ele controla todo o universo. Vamos perceber que Ele nunca perdeu o controle e nunca o fará. Durante toda a visão do Apocalipse que João teve, Deus nunca perdeu o controle de nada. Ele está sentado no trono, comandando e governando tudo.
C - A Gloria de Deus Significa Poder
A Glória de Deus também significa poder. João foi capaz de ver o poder de Deus bem diante de seus olhos. Também veremos quão poderoso e tremendo Deus é quando chegamos no céu. João teve a experiência de que Deus é um Deus poderoso, que faz o que Ele diz e quer. Infelizmente nossa geração está refazendo a imagem de Deus. Deus tem sido descrito como pequeno, fraco e às vezes irrelevante. O Deus que João viu foi tremendo, dominante e poderoso.
Meu amigo, quando chegarmos no Céu, a primeira coisa que veremos é a glória de Deus cheia de majestade. Nós perceberemos que Ele é poderoso e esteve e sempre estará no controle de tudo. Seria ótimo se pudéssemos começar a vê-lo assim agora em nossas vidas.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Eu creio na vida eterna – A atitude certa

Quando você assiste a um ofício fúnebre, você pondera sobre sua própria mortalidade? Quando alguém compartilha com você sobre sua doença, você imagina como você faria naquela situação? Quando você ouve sobre a morte inesperada de pessoas mais saudáveis e mais jovens do que você, você pondera de como não temos nenhum controle sobre a nossa vida e a nossa morte?
O que devemos fazer? Como devemos nos comportar? Há alguma coisa que devemos fazer ou dizer? Quando nos unimos à Igreja universal e declaramos que acreditamos na vida eterna, estamos fazendo exatamente o que deveríamos fazer. Nós não estamos fazendo algo apenas para nós; estamos fazendo algo para os outros que estão ouvindo. Essa é a atitude certa que deveríamos ter.
Paulo encerra este tópico com estas palavras, “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1Tessalonicenses 4:18.” Quando nós temos conhecimento e esperança na vida eterna o próximo passo é compartilhar isso com outras pessoas.
Essa crença e certeza me conforta, e deve confortar os outros. Este último elemento é a consequência dos dois primeiros, conhecimento e esperança. Porque nós sabemos o que está acontecendo, porque nós sabemos quem está no controle de tudo, porque nós esperamos que as coisas vão ficar bem, nós não só temos confortomas também podemos confortar outras pessoas.
Nós nos tornamos os instrumentos de Deus para trazer consolo àqueles que sofrem com dúvidas e medos sobre a vida eterna. Isto é o que o apóstolo Paulo tem a dizer:“[3] Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, [4]que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 2 Coríntios 1:3-4.”
Nossa atitude é trazer conforto àqueles que estão com o coração partido. Isso não significa que nós vamos pregar e ensinar durante o tempo de luto, mas eles saberão que temos as respostas para suas dúvidas e medos. Talvez, nós apenas estaremos lá ao lado deles, ouvindo, chorando e lamentando. Eles vão saber, eles vão sentir, eles vão entender.
Mas temos que estar prontos a qualquer momento para dar respostas às perguntas sobre a nossa esperança na vida eterna. Isto é o que o apóstolo Pedro escreveu: “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;1Pedro 3:15”.Durante aqueles tempos tristes e sombrios as pessoas vão procurar explicações, alguma luz no final do túnel. Devemos ser capazes de compartilhar com elas o que acreditamos, o que sabemos, e onde nossa esperança está.
Se você tem o conhecimento certo, a esperança certa e a atitude certa, você não terá medo ou dúvidas quando recitar o Credo dos Apóstolos dizendo: "Eu creio na vida eterna". Você será inundado com uma convicção sadia e uma alegria exuberante.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Ministério no Exterior - Parte 3 - Aspectos Financeiros

Esta séria é para Pastores e Missionários que querem vir para os EUA ou ir para outros lugares do planeta.

Razões para este curso – pastores me ligando e escrevendo perguntando como fazer para vir para os EUA.


3.  Aspectos financeiros
Atos 18:2 E encontrando um judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que pouco antes viera da Itália, e Priscila, sua mulher (porque Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma), foi ter com eles,
Atos 18:3 e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas.

Filip. 4:15 Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente;
Filip. 4:16 porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades.

Duas maneiras mais seguras de vir: 
1.   Uma igreja ou organização te convida, com salário e tudo.

2.   A tua igreja ou denominação de envia, com salário e tudo.

Dicas para aqueles que querem vir por conta própria.

Teste as águas – venha passar uns tempos aqui, “espie a terra”

Faça um pé de meia – não venha “com uma mão na frente e outra atrás”

Se tiver família com que possa passar esse tempo, melhor.
-->

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Ministério no Exterior - Parte 2 - Aspectos Legais

Para Pastores e Missionários que querem vir para os EUA ou ir para outros lugares do planeta.

Razões para este curso – pastores me ligando e escrevendo perguntando como fazer para vir para os EUA.


2.  Aspectos legais

Atos 22:25 Quando o haviam atado com as correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um cidadão romano, sem ser ele condenado?
Atos 22:28 Tornou o comandante: Eu por grande soma de dinheiro adquiri este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento.
Cada país tem a sua lei para imigrantes e missionários

Conheça as leis

Converse com pessoas que moram lá

A situação nos EUA

Diferentes vistos

Preste atenção nas datas

Não fique ilegal – Evite ilegalidade a todo o custo

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Ministério no Exterior - Parte 1 - O Chamado

Pastores e Missionários que querem vir para os EUA ou ir para outros lugares do planeta.

Razões para este curso – pastores me ligando e escrevendo perguntando como fazer para vir para os EUA.


1.  O Chamado
Rom. 1:1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Ouvindo o chamado de Deus

Discernindo o chamado de Deus

Portas fechadas

Portas abertas

Oportunidades

Contra a sua vontade

Não force a sua vontade na vontade de Deus

-->
Col. 4:3 orando ao mesmo tempo também por nós, para que Deus nos abra uma porta à palavra, a fim de falarmos o mistério de Cristo, pelo qual também estou preso,