quarta-feira, 20 de novembro de 2019

O que acontece quando morremos? – O Espírito/Alma se separa do corpo

Em seu poema “Se você pudesse me ver agora”, Patsy Stambaugh diz o seguinte:
"Se você pudesse me ver agora você não derramaria uma lágrima. Embora você não entenda por que eu não estou mais lá. Lembre-se do meu espírito que é o meu verdadeiro eu, porque eu ainda estou muito vivo, eu só fui libertado, Oh, se você pudesse ver!"
Como todos sabemos, a morte é a separação. Na morte, experimentamos muitas separações. A morte espiritual é a separação da alma de Deus. A morte eterna é a separação final de Deus, também chamada de segunda morte.
A Morte Física é a separação da alma do corpo. Esta é a separação ou morte que estamos mais acostumados a experimentar. Na estória que Jesus contou em Lucas 16: 19-31, ele menciona esta separação: Lucas 16:22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado."
Deixe-me compartilhar com vocês o que aprendemos com Jesus sobre essa separação.
A – É uma separação imediata
A primeira coisa que aprendemos é que essa separação é imediata. Como Paulo diz, é “em um piscar de olhos”. Quando uma pessoa morre, sua alma se separa imediatamente de seu corpo. “Eclesiastes 12:7 e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.” Não há nenhuma demora. Este evento é imediato. O texto que mencionamos acima deixa claro que, quando Lázaro morreu, ele foi imediatamente levado para o ceio de Abraão.
B – É uma Separação irreversível
A segunda coisa que aprendemos sobre essa separação é que ela é irreversível. Não há retorno. Na história Jesus também enfatiza que a separação não pode ser revertida, aqui está o texto: “Jó 16:22 Pois quando houver decorrido poucos anos, eu seguirei o caminho por onde não tornarei.”
C – A alma vai para a presença de Deus
Finalmente, neste primeiro momento a alma enfrenta seu primeiro julgamento. Jesus não descreveu esta parte com detalhes, mas é claro que ambos passaram por algum tipo de julgamento para terem seus destinos decididos. Na carta aos Hebreus, aprendemos o que acontece naquele momento: “Hebreus 9:27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,”
Além da separação do espírito/alma do corpo, temos outras separações que também causam muita dor. É a separação da família e dos amigos. Há uma música brasileira que descreve não só a esperança, mas o conforto que a morte poderia trazer para cada um de nós. É uma música, senão me falha a memória, do Jasiel Botelho:
"Quando meus olhos fecharem
Jasiel F. Botelho
Quando meus olhos fecharem pra grande viajem, 
Eu vou pra Jesus, eu vou pra Jesus. 
Quando você me procurar, não mais me encontrar, 
Eu fui pra Jesus, eu fui pra Jesus. 
Quando seus olhos chorarem de saudade
E fui pra Jesus.
Vivo esta vida esperando pelo dia de ir com Cristo morar.
Quando seus olhos fecharem, pra grande viajem, 
Será que você irá pra Jesus, irá pra Jesus?
Pois o Senhor padeceu lá na cruz, só para te salvar. 
Peça a Deus o perdão dos seus erros e receba a Jesus,
Sim a Jesus, o Salvador.”
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O que acontece quando morremos

“Flatliners 2017 (Além da Morte)” é uma refilmagem de um filme de 1990. Nesta versão temos cinco estudantes de medicina que são obcecados pelo que acontece depois da vida. Em outras palavras, eles querem saber o que acontece quando alguém morre. Para descobrir eles embarcam em uma experiência ousada: parando seus corações por curtos períodos de tempo, desencadeando assim uma experiência de Quase Morte dando-lhes uma experiência em primeira mão da vida após a morte.
Mesmo que ambos os filmes tenham falhado, a ideia é muito interessante porque, como aqueles jovens médicos, todo mundo quer saber o que vem depois da morte. É por isso que cada religião e filosofia, de uma forma ou de outra, lida com este tema.
Aqui estão algumas dessas ideias:
A – Renascimento em outra forma de vida (religiões orientais e nova era)
Esta é a teoria da reencarnação.
B – Um estado inconsciente da alma (Sétimo Dia Adventismo)
Eles acreditam que a alma e o corpo dormem, esperando a ressurreição.
C – Ser absorvido pela “consciência cósmica” (Budismo)
Depois de muitos estágios de progresso, a pessoa finalmente atinge o Nirvana.
D – A entrada para a felicidade eterna para todos (Universalismo)
Eles acreditam que todo mundo vai para o céu.
E – O fim da nossa existência (Humanismo)
É o mesmo que os ateus acreditam, a pessoa simplesmente deixa de existir.
F – Migração da alma (religiões animistas ou tribais)
Eles acreditam que a alma permanece e vagueia na terra, ou viaja para se juntar aos espíritos dos antepassados que partiram para o submundo, também chamado de reino das sombras
Algumas pessoas tomam uma rota diferente; brincam, desconversam, e até zombam daqueles que têm uma crença forte, provavelmente porque não querem lidar ou pensar sobre este assunto. As pessoas levam na brincadeira e por isso elas não entendem a seriedade da situação.
No Novo Testamento, temos uma história que Jesus contou que pode nos ajudar a entender as Suas ideias sobre o que acontece quando morremos. A história é encontrada em Lucas 16:19-31. É a história de o homem rico e Lázaro. Vem direto da boca de Jesus. Algumas pessoas acreditam que é uma parábola, embora uma parábola seja uma história para ilustrar uma lição espiritual. Ser uma parábola não significa que o evento não aconteceu.
Outras pessoas acreditam que esta é uma história real, porque Jesus dá nome a duas pessoas na história: Abraão e Lázaro. Seria a única parábola em que Jesus fez isso.
Nosso objetivo aqui é aprender oque acontece quando morremos. A primeira lição que Jesus nos ensina sobre a morte nesta história é que a vida continua. A morte não é o fim da nossa existência. Neste texto, Jesus descreve o que aconteceu com ambos os homens: Lucas 16:22-23 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio...”
Não se deixe enganar por qualquer religião, filosofia e opinião que lhe diga que tudo termina quando você morre. Jesus deixou claro nesta história que há vida após a morte.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

As primeiras coisas no céu – 3 – O Sacrifício de Jesus

O céu será um lugar de tirar o fôlego! Quando chegarmos lá, veremos tantas coisas que será difícil decidir o que ver primeiro. Veremos a glória de Deus, seu trono e sua justiça. Mas João viu outra coisa que atraiu sua atenção. Além da beleza, majestade, e maravilhas ele nos diz em Apocalipse 5:6 que viu “um Cordeiro em pé, como havendo sido morto,”
Esta foi a próxima coisa que ele viu e que nós também veremos no céu. João deixou claro que era Jesus. João Batista o chamou de “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Depois de ver a glória de Deus e sua justiça, vamos voltar e ver o sacrifício de Jesus como se ele tivesse acabado de acontecer. Essa visão nos lembrará lições importantes sobre o céu.
            A – Ela nos lembrará a razão de estarmos lá – Nós saberemos e veremos que estamos no céu não por causa de nossas boas ações, mas por causa do sacrifício de Jesus. Quando vermos o “cordeiro como havendo sido morto”, saberemos a razão. Estaremos no céu por causa de Jesus e não por nada do que fizemos. Foi Ele quem prometeu um lugar para nós: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:2-3”
            B – Ela nos lembrará o preço de estarmos lá – João viu um cordeiro que tinha acabado de ser sacrificado. Essa visão fez uma marca indelével na mente e no coração de João. E vai nos marcar também. Isso nos mostrará o preço que foi pago pela nossa salvação. Isto é o que Pedro em sua primeira carta escreveu: “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,1Pet. 1:18-19.” Isso será um lembrete eterno no céu. Nós seremos capazes de ver as cicatrizes nas mãos de Jesus, nos pés, e do lado, e perceberemos o elevado preço que foi pago por nós.
            C – Ela nos relembrará o amor que nos levou até lá – Aquela visão nos lembrará do grande amor que Deus tem por nós. Nós estaremos lá por causa desse amor maravilhoso e sacrificial. Isto ecoará em nossas mentes e corações: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,” e também: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós;”
Jesus, o cordeiro de Deus, que deu a sua vida por nós, será uma das primeiras coisas no céu. Nós o veremos, e não seremos capazes de nos conter. Vamos juntar nossas vozes às vozes de pessoas de todo o mundo e louvá-lo e agradecê-lo por sua maravilhosa graça e amor.
Meu irmão e irmã nós não precisamos chegar no céu para começar a adorá-lo, agradecê-lo e entregar nossas vidas a Ele. Podemos começar agora mesmo.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

As primeiras coisas no céu – 2 – A Justiça de Deus

1 de outubro de 2017 será outra data que vamos lembrar, não porque algo bom aconteceu, mas porque algo terrível aconteceu. Um homem enlouquecido armado até os dentes abriu fogo de uma janela de um Hotel em Las Vegas em uma multidão pacífica e alegre, cujo único crime era se divertir e ouvir seus artistas favoritos.
Toda vez que testemunhamos ou ouvimos algo assim, a primeira coisa que vem à nossa mente é, “onde estava Deus?” ou “por que Deus permitiu que isso acontecesse?” Alguns de nós ousariam ir um pouco mais longe e dizer: “Deus não é justo!” Por outro lado, as pessoas pensam que elas podem fazer todas essas coisas terríveis, destruir vidas, famílias, esperanças e sonhos sem enfrentar uma justiça final. Elas estão absolutamente erradas.
Quando chegamos ao livro do Apocalipse, aprendemos com o Apóstolo João que a segunda coisa que ele viu no céu foi a justiça de Deus. É assim que João descreve para nós: “Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono; Apocalipse 4:2.” Mais tarde, ele tem isso a dizer no versículo 8: “Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir.”
No céu, compreenderemos coisas que agora não podemos entender. Veremos que Deus era justo, não só algumas vezes, mas sempre. Deixe-me compartilhar com você o que isso significa.
            A – Isso significa retidão
Justiça significa retidão. Deus é um Deus justo. Tudo o que Deus faz é certo, correto. Nós seremos capazes de entender isso. Mesmo sobre os acontecimentos em nossas vidas que agora não sabemos por que eles aconteceram, nós seremos capazes de aceitar que Deus estava certo, suas ações estavam certas e Ele foi justo. Seremos capazes de reconhecer a retidão, mesmo no caso de não ver algumas pessoas no céu que esperávamos estar lá. Nós seremos capazes de aceitar que Deus é correto.
            B - Isso significa confiança
O segundo significado da justiça é a confiança. Eu posso confiar em Deus, porque eu sei que Ele é poderoso, justo, reto e leal. Eu serei capaz de confiar em sua justiça. Eu serei capaz de aceitar que as decisões que Ele fez foram as melhores e as certas. Seremos capazes de ver sua justiça com olhos diferentes. Nossa confiança nEle nos permitirá aceitar seus atos e sua justiça.
            C - Significa peremptoriedade
O último significado da justiça de Deus é a sua peremptoriedade. No céu, vamos perceber que o que foi feito está feito, e acabou. Colocaremos de lado todas as perguntas que temos contra sua justiça, ou nosso sentimento de que Ele foi injusto. Nós seremos capazes de perceber que Deus tem a palavra final, e o que Ele decide é certo e justo. Não vamos sentir mal, tristes ou desapontados. Nós apenas reconheceremos e saberemos que Deus é Deus, Ele está assentado no trono do céu, e Ele controla tudo o tempo todo.
Às vezes, as circunstâncias acontecem em nossas vidas que têm a capacidade de agitar esse conhecimento e confiança de que Deus ainda está no controle. João com a sua experiência nos ajuda a compreender que o nosso Deus é um Deus justo e correto, não importa o que aconteça.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

As primeiras coisas no céu – 1 – A Glória de Deus

O que acontece conosco quando morremos? Filmes e livros contando as histórias de pessoas que morreram e voltaram para contar sua experiência estão aumentando nas prateleiras de todas as livrarias do mundo. As pessoas são curiosas demais sobre o que vai acontecer quando morrerem.
Na Bíblia essa experiência é extremamente rara. Nós temos Paulo, indo lá e voltando, mas ele não disse nada sobre sua experiência. Também temos o apóstolo João, narrando com detalhes sua experiência no livro do Apocalipse. Nos capítulos 5 e 6, aprendemos sobre as primeiras coisas que João viu no céu. Aqui está como ele começa a contar sobre sua experiência: “Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Apocalipse 4: 1.”
“VEM AQUI”, disse a voz, provavelmente a voz do próprio Jesus, convidando João a subir ao céu e ver coisas que poucas pessoas viram. John compartilhou conosco sua experiência lá, e isso nos ajudará a entender o que ele viu e como se parece.
Este texto nos diz as primeiras coisas que o apóstolo João viu quando foi para o céu depois de receber um convite de Jesus. Isso nos ajudará a ter uma ideia do que veremos quando chegarmos lá.
A primeira coisa que veremos no céu é a glória de Deus. João tenta traduzir essa beleza com palavras humanas. Nós sabemos que isso é difícil. O que toda essa grandeza, beleza e imensidão significa?
A – A Gloria de Deus Significa Majestade
A Glória de Deus, em primeiro lugar, Majestade. Veremos a Majestade de Deus e Sua Soberania. Nós perceberemos que Deus é realmente Deus, o único, o criador, o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores. João viu o trono, as luzes, os sons, os anciãos e os seres celestiais; todos eles adorando a Sua Majestade. Sim, veremos a majestade de Deus com toda a sua grandiosidade.
B – A Gloria de Deus Significa Controle
O segundo significado de todo esse trono é o controle. Deus está no controle. A Glória de Deus é manifestada em Seu controle. Ele controla tudo, não apenas as coisas relativas à Sua igreja e pessoas. Ele controla todo o universo. Vamos perceber que Ele nunca perdeu o controle e nunca o fará. Durante toda a visão do Apocalipse que João teve, Deus nunca perdeu o controle de nada. Ele está sentado no trono, comandando e governando tudo.
C - A Gloria de Deus Significa Poder
A Glória de Deus também significa poder. João foi capaz de ver o poder de Deus bem diante de seus olhos. Também veremos quão poderoso e tremendo Deus é quando chegamos no céu. João teve a experiência de que Deus é um Deus poderoso, que faz o que Ele diz e quer. Infelizmente nossa geração está refazendo a imagem de Deus. Deus tem sido descrito como pequeno, fraco e às vezes irrelevante. O Deus que João viu foi tremendo, dominante e poderoso.
Meu amigo, quando chegarmos no Céu, a primeira coisa que veremos é a glória de Deus cheia de majestade. Nós perceberemos que Ele é poderoso e esteve e sempre estará no controle de tudo. Seria ótimo se pudéssemos começar a vê-lo assim agora em nossas vidas.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Eu creio na vida eterna – A atitude certa

Quando você assiste a um ofício fúnebre, você pondera sobre sua própria mortalidade? Quando alguém compartilha com você sobre sua doença, você imagina como você faria naquela situação? Quando você ouve sobre a morte inesperada de pessoas mais saudáveis e mais jovens do que você, você pondera de como não temos nenhum controle sobre a nossa vida e a nossa morte?
O que devemos fazer? Como devemos nos comportar? Há alguma coisa que devemos fazer ou dizer? Quando nos unimos à Igreja universal e declaramos que acreditamos na vida eterna, estamos fazendo exatamente o que deveríamos fazer. Nós não estamos fazendo algo apenas para nós; estamos fazendo algo para os outros que estão ouvindo. Essa é a atitude certa que deveríamos ter.
Paulo encerra este tópico com estas palavras, “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1Tessalonicenses 4:18.” Quando nós temos conhecimento e esperança na vida eterna o próximo passo é compartilhar isso com outras pessoas.
Essa crença e certeza me conforta, e deve confortar os outros. Este último elemento é a consequência dos dois primeiros, conhecimento e esperança. Porque nós sabemos o que está acontecendo, porque nós sabemos quem está no controle de tudo, porque nós esperamos que as coisas vão ficar bem, nós não só temos confortomas também podemos confortar outras pessoas.
Nós nos tornamos os instrumentos de Deus para trazer consolo àqueles que sofrem com dúvidas e medos sobre a vida eterna. Isto é o que o apóstolo Paulo tem a dizer:“[3] Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, [4]que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 2 Coríntios 1:3-4.”
Nossa atitude é trazer conforto àqueles que estão com o coração partido. Isso não significa que nós vamos pregar e ensinar durante o tempo de luto, mas eles saberão que temos as respostas para suas dúvidas e medos. Talvez, nós apenas estaremos lá ao lado deles, ouvindo, chorando e lamentando. Eles vão saber, eles vão sentir, eles vão entender.
Mas temos que estar prontos a qualquer momento para dar respostas às perguntas sobre a nossa esperança na vida eterna. Isto é o que o apóstolo Pedro escreveu: “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;1Pedro 3:15”.Durante aqueles tempos tristes e sombrios as pessoas vão procurar explicações, alguma luz no final do túnel. Devemos ser capazes de compartilhar com elas o que acreditamos, o que sabemos, e onde nossa esperança está.
Se você tem o conhecimento certo, a esperança certa e a atitude certa, você não terá medo ou dúvidas quando recitar o Credo dos Apóstolos dizendo: "Eu creio na vida eterna". Você será inundado com uma convicção sadia e uma alegria exuberante.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Ministério no Exterior - Parte 3 - Aspectos Financeiros

Esta séria é para Pastores e Missionários que querem vir para os EUA ou ir para outros lugares do planeta.

Razões para este curso – pastores me ligando e escrevendo perguntando como fazer para vir para os EUA.


3.  Aspectos financeiros
Atos 18:2 E encontrando um judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que pouco antes viera da Itália, e Priscila, sua mulher (porque Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma), foi ter com eles,
Atos 18:3 e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas.

Filip. 4:15 Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente;
Filip. 4:16 porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades.

Duas maneiras mais seguras de vir: 
1.   Uma igreja ou organização te convida, com salário e tudo.

2.   A tua igreja ou denominação de envia, com salário e tudo.

Dicas para aqueles que querem vir por conta própria.

Teste as águas – venha passar uns tempos aqui, “espie a terra”

Faça um pé de meia – não venha “com uma mão na frente e outra atrás”

Se tiver família com que possa passar esse tempo, melhor.
-->

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Ministério no Exterior - Parte 2 - Aspectos Legais

Para Pastores e Missionários que querem vir para os EUA ou ir para outros lugares do planeta.

Razões para este curso – pastores me ligando e escrevendo perguntando como fazer para vir para os EUA.


2.  Aspectos legais

Atos 22:25 Quando o haviam atado com as correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um cidadão romano, sem ser ele condenado?
Atos 22:28 Tornou o comandante: Eu por grande soma de dinheiro adquiri este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento.
Cada país tem a sua lei para imigrantes e missionários

Conheça as leis

Converse com pessoas que moram lá

A situação nos EUA

Diferentes vistos

Preste atenção nas datas

Não fique ilegal – Evite ilegalidade a todo o custo

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Ministério no Exterior - Parte 1 - O Chamado

Pastores e Missionários que querem vir para os EUA ou ir para outros lugares do planeta.

Razões para este curso – pastores me ligando e escrevendo perguntando como fazer para vir para os EUA.


1.  O Chamado
Rom. 1:1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Ouvindo o chamado de Deus

Discernindo o chamado de Deus

Portas fechadas

Portas abertas

Oportunidades

Contra a sua vontade

Não force a sua vontade na vontade de Deus

-->
Col. 4:3 orando ao mesmo tempo também por nós, para que Deus nos abra uma porta à palavra, a fim de falarmos o mistério de Cristo, pelo qual também estou preso,

terça-feira, 30 de julho de 2019

Eu creio na vida eterna – A esperança certa

Desespero – quando perdemos toda a esperança; quando não vemos uma saída; quando sentimos que nossas opções se foram. Toda vez que falamos sobre a vida eterna, algumas pessoas têm dúvidas e dúvidas sobre o que está por vir após a morte.
Na pesquisa do Grupo de Pesquisa Barna (Barna Research Group), descobrimos que apenas 64% acreditam que vão para o céu. O desafio é o que responderam quando perguntados como eles chegarão lá. Estas são as respostas que eles deram:
43% acreditam que vão para o céu porque “confessaram seus pecados e aceitaram Jesus Cristo como seu Salvador.”
15% acreditam que vão para o céu porque “tentaram obedecer aos 10 mandamentos.”
15% acreditam que vão para o céu porque “eles são basicamente pessoas boas.”
6% acreditam que “Deus ama todas as pessoas e não as deixará perecer.”
Estas pessoas querem dar a resposta certa, mas elas ainda não estão certas de como elas vão chegar lá, se é que vão chegar lá.
Quando Paulo escreveu aos Tessalonicenses sobre a vida eterna,ele deixou claro que eles deveriam ter não só o conhecimento certo, mas também a esperança certa.
O segundo elemento que Paulo mencionou nesse texto é a esperança certa. Isto é o que ele escreveu aos 1Tessalonicenses 4:13“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.”Ele não queria que eles se afligissem como todos os outros que não tinham esperança. Ele queria que eles tivessem a esperança certa.
É importante para nós sabermos que esperança não é ilusão ou simplesmente desejos. A esperança não é pensamento positivo. A esperança é baseada na fé e no conhecimento. A esperança é algo que eu ainda não tenho, mas eu sei que eu vou tê-la. A esperança está muito relacionada com a fé, porque a fé dá a certeza para nossas esperanças.
Sem esperança a tristeza vai se transformar em desespero. Não saberemos o que esperar. Não saberemos se nossos entes queridos estão bem. Não saberemos se veremos nossos entes queridos novamente. Como você pode ver esperança é um elemento muito importante em nossa crença na vida eterna.
Jó acrescenta ao nosso conhecimento da esperança. Aqui está todo o texto onde ele afirma sua crença na vida eterna: 25Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 26E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus; 27vê-lo-ei ao meu lado, e os meus olhos o contemplarão, e não mais como adversário. O meu coração desfalece dentro de mim! Jó 19:25 – 27. " Ele sabe que seu Redentor vive e ele tem esperança de que um dia ele vai se levantar diante de Deus, com seu corpo ressuscitado. Jó tinha esperança na ressurreição do corpo.
Meu amigo, não se desespere, nossa esperança não depende de nós, ou do que fazemos. Nossa esperança depende daquele que vive em nós, o próprio Cristo Jesus. Isto é o que Paulo escreveu: “a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; Colossenses 1:27."
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas