terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença - como você vê a raça

Há alguns meses atrás o país (USA) ficou chocado novamente com outro massacre em massa. Um jovem branco foi a uma igreja de negros em Charleston-SC e matou 9 pessoas, entre eles o pastor da igreja. Além do crime horrível, a história principal foi sobre raça. O "suposto" autor já confessou não só o crime, mas também os seus motivos. As suas opiniões racistas é que o levaram a fazer o que fez. É claro que todo mundo esta tentando expressar a sua opinião e usar essa tragédia para ganhar pontos na mídia e avançar suas visões políticas, não só sobre a raça, mas sobre armas e outros aspectos.
Este evento revela uma triste realidade, não só aqui na América, mas no nosso mundo. Precisamos entender que somos todos racistas. Cada grupo de raça e etnia acredita que ele é melhor, superior, mais inteligente, mais bonito e mais forte do que todos os outros. Isto, creio, é uma mancha na nossa natureza humana e pecaminosa. Cada um de nós quer ser o centro do mundo, e os outros devem curvar-se a nós. Se apenas pudéssemos começar com uma pequena mudança na forma como vemos as raças, ela iria fazer uma grande diferença em nossas vidas e no mundo ao nosso redor.
Infelizmente, a maioria das pessoas que têm uma visão racista professa de uma maneira ou de outra, uma crença na Bíblia. Se isso é verdade, devemos aprender o que a Bíblia nos ensina sobre isso. A primeira coisa que aprendemos é que nós somos criaturas de Deus. Isto é o que aprendemos em Gênesis: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; Genesis 1:26.” Fomos todos criados à imagem e semelhança de Deus, mesmo que a corrupção do pecado tenha nos danificado. No entanto, nós ainda temos vestígios da Sua imagem e semelhança, em cada um de nós.
Se pensamos que algo mudou ao longo do tempo e que algumas pessoas se tornaram superiores as outras, o apóstolo Paulo pode nos corrigir. Na sua pregação aos atenienses no Areópago ele disse isto: “e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; Atos 17:26.” Eu gostaria de enfatizar o início do versículo: “e de um só fez todas as raças dos homens,” É importante compreender que os atenienses acreditavam que eles surgiram a partir do solo, e que eram indígenas e, portanto, diferentes/superiores aos outros. Isto nos ajuda a entender por que Paulo mencionou que viemos todos de um. Todos temos a mesma origem e é Deus quem criou a todos nós, sem exceção.
Podemos ter uma pele diferente, um idioma diferente, uma cultura diferente, mas todos nós viemos de Deus. Por isso devemos tratar os outros com respeito e amor, não importa a sua aparência, o que eles acreditam, ou como eles falam. O princípio que deve ser usado em nossos relacionamentos deve ser este estipulado por Jesus “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:39” Mas infelizmente vivemos em um mundo quebrado e corrompido e a nossa natureza pecaminosa frequentemente consegue o melhor de nós.
Eu sei que eu não estou dizendo nada de novo sobre esta tragédia, mas minha esperança e oração é que nós possamos começar a fazer estas pequenas mudanças e ver os outros como criados pelo mesmo Deus e tratá-los adequadamente.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: