segunda-feira, 20 de maio de 2013

REALIDADE OU UTOPIA



No livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma mensagem muito interessante no capítulo 9 verso 31 que diz: “A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia, e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número." 
A nossa igreja vive hoje um clima totalmente adverso aos planos de Deus de tal forma que a realidade  experimentada pela igreja primitiva tornou-se para nós uma utopia, isto é, um sonho, um ideal longe de ser alcançado. 
O texto nos apresenta algumas causas da vida poderosa daquele povo. Descobrimos que aquela paz alicerçava-se em alguns fatos, a saber: 
1- Cristo era o Senhor a pedra fundamental, na qual a igreja se edificava e caminhava. 
2- O crescimento se verificava em dois sentidos: vertical (edificando-se) e horizontal (caminhando), isto é, no sentido vertical crescia para o alto, alcançando a plenitude da comunhão com Deus. No sentido horizontal, crescia para os lados, isto é, os membros desse corpo tinham uma comunhão mais íntima uns com os outros.
3- Eram acompanhados pelo Espírito Santo. Assim sendo, o Espirito de Deus dirigia e amparava a edificação e o caminhar no temor ao Senhor. 
Acontecendo tudo isso, a igreja crescia em número. 
Meus irmãos, isto foi uma realidade na igreja do primeiro século e muitos homens da nossa época consideram tais fatos como uma utopia. 
Teria Deus mudado seus métodos ou teríamos nós encontrado métodos melhores? 
Pastor Lucas Pina
Publicado no boletim da Primeira Igreja Presbiteriana de Araraquara em 16 de Julho de 1978.

Nenhum comentário: