A grande questão é: O que posso fazer para ser salvo? Se eu oferecer minhas boas ações, sacrificando-me para ajudar os outros, isso será suficiente? A resposta é um grande NÃO! Se eu der dinheiro para causas sociais e para a igreja, isso contará para minha salvação? Mais uma vez, a resposta é um rotundo NÃO!
Em Efésios 2:4-10, aprendemos sobre a segunda Sola da Reforma, “Sola Gratia”. A definição de Graça é, Graça é o favor imerecido de Deus. O problema é que, por vezes, não compreendemos muito bem o que isso significa e quais são as implicações práticas desta afirmação. Deixe-me compartilhar para vocês algumas ideias básicas da “Sola Gratia”.
1 – 100% Obra de Deus
A primeira e mais importante ideia sobre “Sola Gratia” é que a Salvação é uma Obra de Deus, TODA ELA! Não há nada que possamos fazer para nos salvar.
Paulo disse: “Efésios 2:5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,”
Como você pode ver, Paulo deixa claro que não há nada em nós que possa colaborar com Deus. Paulo escreve: “Estando nós mortos”. Isso significa que não podíamos fazer nada.
Na salvação, Deus faz toda a obra: Ele planeja, Ele envia Seu Filho, o Filho vem, vive, sofre, morre e ressuscita, Ele envia o Espírito Santo para aplicar Suas obras em nossas vidas.
Você consegue ver? Tudo – 100%!
2 – O Obstáculo – Orgulho
O maior problema que enfrentamos com essa ideia de que a salvação é somente pela graça é o nosso ORGULHO. Achamos que podemos fazer algo, podemos ajudar e podemos participar.
Estamos errados e não podemos fazer nada. Nosso orgulho cria um obstáculo para aceitarmos a graça de Deus em nossas vidas.
Isto é o que Paulo tem a dizer: “Efésios 2:8-9 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
O outro aspecto dessa atitude é que pensamos que não precisamos dela. Pensamos que Deus não tem nada a me oferecer. Podemos lidar com a situação sozinhos. Nosso orgulho tenta nos dizer que podemos lidar com todas as situações, incluindo nossa salvação.
Paulo é claro quando escreve: “para que ninguém se glorie”.
3 – Mesmo para a vida cristã
A graça não para depois que somos salvos. Toda a nossa vida cristã é baseada e vivida pela graça.
Isto é o que o apóstolo escreveu:
“Efésios 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”
Deus preparou a vida e os dons para nós, então tudo é pela graça, nossa salvação, nossa vida cristã e nossas boas ações.
O desafio é que às vezes não entendemos e não aceitamos que tudo depende de Deus.
SOLA GRATIA! É somente pela Graça! É somente a Graça!
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário