sábado, 20 de julho de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Conclusão – Parte 2

Ao concluirmos nossa série sobre o Fruto do Espírito, há mais duas lições importantes sobre o significado desses elementos em nossa vida cristã.

Usaremos o versículo final 23 e os versículos 24 e 25. O texto está em Gálatas 5:22-25 – “[22] Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, [23] mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. [24] E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. [25] Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”

Vejamos essas lições.

2 – Pertencer a Cristo

Em segundo lugar, Paulo nos diz que o Fruto do Espírito é o indicador exterior da salvação. Ele usa a palavra “pertencer” a Cristo. Aqueles que pertencem a Cristo tiveram sua antiga natureza pecaminosa crucificada e demonstram um novo tipo de vida.

Isto é o que Jesus disse no Sermão da Montanha:

“Mt. 7:16-18 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.”

O fruto, a manifestação, os resultados da presença de Cristo em nós serão o amor, a paz, a alegria, etc.

Paulo também disse isso quando escreveu aos Coríntios:

“2Cor. 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Em Cristo somos uma nova criação, portanto, consequentemente, devemos mostrar uma nova qualidade de vida.

3 – Viva no Espírito

Finalmente, Paulo dirá que, se devemos viver pelo Espírito, devemos seguir o Espírito. O que isso significa?

A primeira coisa é ter nossa mente voltada para o que o Espírito deseja. É o que Paulo diz em sua carta aos Romanos:

“Rm 8:5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.”

A segunda coisa que devemos saber é que para viver no Espírito precisamos viver pela Palavra do Espírito. Eis o que Paulo escreveu aos Coríntios:

“1Cor. 2:13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.”

Então, como você pode ver, o Fruto do Espírito é a vida nova em Cristo produzida pelo Espírito Santo, e contra esta vida não há lei.

 

Deus te abençoe

Pastor Lucas

Nenhum comentário: