sábado, 18 de maio de 2024

O Fruto do Espírito – A Semente de Cristo – Mansidão – Parte 1

Internet é uma bênção, mas ao mesmo tempo é uma maldição. Algumas semanas atrás, vi uma senhora reclamando de algo em uma loja, mas ela não estava apenas reclamando, ela estava gritando, xingando e quebrando coisas. Foi uma cena muito triste.

É interessante que no Fruto do Espírito, um dos aspectos é a GENTILEZA.

Eis o texto: Gl 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

A palavra mansidão significa: “gentil, manso, a qualidade moral positiva de lidar com as pessoas de maneira gentil, com humildade e consideração”.

Mansidão é da palavra grega “praos”, que basicamente significa suave ou manso. O termo às vezes era usado para descrever um remédio calmante ou uma brisa suave. Era usado para potros e outros animais cujos espíritos naturalmente selvagens eram quebrados por um treinador para que pudessem fazer um trabalho útil. Como atitude humana, significava ser gentil de espírito, manso, submisso, quieto, terno.

Nós vimos esta palavra antes em nossa série sobre as BEM-AVENTURANÇAS.

Como vimos no início desta série, O FRUTO DO ESPÍRITO É CRISTO. Então, vamos ver o que isso significa.

1 – O Caráter de Cristo

O Espírito plantará dentro de nós a semente de Cristo e formará Cristo em nós. Esse é o plano, nos fazer parecer com Cristo. Uma das características de Jesus é a mansidão. Mansidão e gentileza é a mesma palavra e é um dos traços de Jesus.

O profeta previu que o Messias seria manso e gentil, quando profetizou sobre a Entrada Triunfal do Messias em Jerusalém no Domingo de Ramos.

Mateus 21:5 “Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.”

Jesus, ao convidar as pessoas a segui-Lo, afirmou que Ele era manso.

Mateus 11:29 “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” 

Por fim, Paulo deixa claro que Jesus é manso e gentil, quando está apelando para a igreja de Corinto:

2Coríntios 10:1 “E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco,” 

Como você pode ver, o Filho de Deus, a Terceira Pessoa da Trindade, o Senhor Soberano, era manso e gentil. Se Ele é gentil, e nós, Seus discípulos, devemos seguir Seus passos.

O Espírito Santo, que plantou essa semente em nós, nos capacitara para crescer e refletir o caráter de Cristo em nossas vidas.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: